Sonha em ter um lar ainda mais acolhedor, original e afetivo? A resposta pode estar na decoração artesanal. Peças feitas a mão e da arte popular são uma excelente escolha para enriquecer a estética dos ambientes da sua casa e ainda colaborar com a sustentabilidade. 

Além de criar espaços únicos e com significados afetivos para os moradores, você também valoriza o trabalho de artesãos, que podem ser, até mesmo, os membros da família. 

Já pensou nisso? Ter sua casa decorada por peças exclusivas que você ou algum familiar criaram? Esculturas, cerâmicas, tapeçarias e pinturas podem trazer lembranças de um momento importante, e adicionar personalidade e exclusividade ao ambiente. 

No conteúdo de hoje, a Madesa vai trazer todas as dicas para criar ambientes originais com essa estética linda e criativa. 

Acompanhe a leitura, confira inspirações e, claro, veja exemplos de móveis que se encaixam nessa tendência. 

O que é estética artesanal?

Essa estética tem como base a utilização de peças feitas à mão e da arte popular —cerâmicas, esculturas, tapeçarias e pintura. 

O primeiro é a manifestação individual de cada artesão. Já a arte popular traz, através de suas peças, a expressão da crença e costumes típicos da cultura de diferentes regiões. 

A utilização de objetos tradicionais e populares adicionam um toque especial e único aos ambientes, além de ser uma opção sustentável. Mas, você sabe o que são as produções tradicionais? 

O artesanato tradicional é aquele que passa de geração em geração dentro de um determinado lugar. As peças produzidas retratam o modo de vida e a cultura de um local, comunidade ou região.

Dessa forma, a decoração e a arte popular enriquecem a estética do ambiente, valorizando o trabalho de artesãos e agregando valor cultural aos ambientes. 

A composição dessa estética pode ser combinada com móveis que “conversem” com esse estilo, e que são muito bem vindos para dar vida e cor a espaços neutros.

Aderindo à decoração artesanal

É normal não saber muito bem por onde começar quando falamos desse estilo. Por isso, neste conteúdo, a Madesa traz diversas opções para você agregar esse estilo aos ambientes da sua casa. 

Acompanhe as dicas:

Apoie peças de artistas locais

Muitas pessoas fazem da sua arte o seu trabalho principal, enquanto outras a usam como forma de complementar a renda. Por isso, uma maneira de iniciar sua jornada nesse estilo de decoração é adquirindo peças de artistas locais. 

Além de ajudar esses artesãos, você contribui para o fortalecimento da economia local. Em muitas cidades, há a opção de frequentar as feiras de artesanato — nelas, você encontra vários artistas e pode comparar os produtos que melhor combinam com a sua casa e o seu gosto. 

A visita a esses locais costuma ser um passeio incrível, aproveite! 

Faça você mesmo 

Você já pensou em criar suas próprias peças? Um quadro, uma tapeçaria, uma peça de cerâmica ou barro, entre muitas outras possibilidades. 

Se você aprecia a produção manual, essa é uma excelente oportunidade para criar peças exclusivas para compor os ambientes de sua casa e ainda trazer um traço afetivo, feito pelas suas mãos. 

A atividade pode, ainda, se tornar um hobby muito prazeroso, feito não apenas por você, mas em família. Pense nisso! 

Combine as peças com a sua decoração

Para aderir à estética artesanal, não é preciso começar do zero. Você pode escolher peças que combinam com o estilo que você já possui no ambiente. 

Um exemplo: se você possui um estilo mais voltado para boho, pode selecionar peças com estampas florais, tapetes, redes, vasos e arranjos de flores secas, entre outros.

Ah, e isso não significa que as peças devem ser sempre modestas! Quer saber como fazer uma decoração de luxo? 

Ao manter o foco nos detalhes — como alta qualidade dos acabamentos, materiais e objetos utilizados, você proporciona maior durabilidade e conforto. 

Dessa forma, para fazer uma decoração luxuosa basta escolher móveis e artigos decorativos feitos à mão que tenham as características acima.

Como trazer esse estilo para cada ambiente?

Mas, você pode estar se perguntando: Como ter ideias de decoração diferentes? Ou como fazer decoração artesanal para cada um dos ambientes da casa? 

Veja a seguir algumas inspirações e dicas para salas de estar e jantar, quarto e cozinha:

Quarto

No quarto, você pode criar uma parede com peças em cerâmica e vasos artesanais para compor a decoração das mesas de cabeceira. 

Veja esta cabeceira extensível Madesa, com 2 mesas na cor rustic unindo praticidade e conforto, por exemplo. 

Outra opção são as penteadeiras, que podem acomodar porta-jóias de cerâmica, dando um charme a mais ao ambiente.

Sala de estar

A decoração artesanal para sala de estar é mais fácil do que se imagina. De vasos a cortinas, de mesa a porta-retratos, qualquer peça se torna fundamental nessa decoração. 

Que tal este rack Madesa para apoiar peças como porta-retratos, abajur produzido manualmente, entre outros objetos?

Invista também em macramê, uma técnica de tecelagem manual que cria lindas peças de decoração como tapetes, franjas, almofadas, e porta vasos suspensos. 

Sala de jantar

Para esse ambiente você pode contar com um tapete de sisal, que além de se encaixar na proposta, é prático e fácil de limpar. 

Complemente a decoração artesanal com uma pintura, como um quadro com elementos que agreguem paz e aconchego ao ambiente. 

O conjunto de sala de jantar Geórgia, por exemplo, é ideal para quem busca um ambiente rústico e moderno. 

Aposte também em itens de mesa posta feitos à mão, como jogos americanos de corda, pratos e bowls de cerâmica e prendedores de guardanapo de crochê. Eles vão complementar os itens de décor que já ficam sempre à vista na sua casa. 

Cozinha

Os móveis planejados são a opção ideal para a personalização da cozinha. Eles possibilitam que peças mais coloridas interajam com móveis em tons mais neutros, aproveitando todos os espaços do ambiente. 

Uma decoração artesanal simples, com poucos elementos e cores neutras criam um ambiente aconchegante e acolhedor.

Com os modulados Madesa, por exemplo, você escolhe não só o modelo desejado, como também o tipo de acabamento — brilhante ou fosco. Assim, fica ainda mais fácil escolher as peças artesanais para compor a sua decoração. 

Para a sua cozinha, nossa indicação é o armário de cozinha completa Reims, disponível nas cores preta e branca. 

Ele possui módulos que podem ser distribuídos conforme o espaço e necessidade. Amplo e funcional, armazena e organiza utensílios, eletrodomésticos e alimentos, além de comportar peças decorativas, como jarros, panelas de barro, e cerâmica. 

Que tal essa indicação? Afinal, você com certeza precisará de móveis espaçosos, funcionais e de qualidade para comportar a sua nova decoração. 

Aposte nesse estilo e crie ambientes cada vez mais originais e afetivos, com a certeza de ainda estar apoiando práticas mais sustentáveis.

Gostou do conteúdo? Inspire-se conosco para criar a decoração artesanal que você sempre sonhou para a sua casa! Confira a loja e encontre os móveis perfeitos. 

Para conferir mais dicas e inspirações sobre o mundo da decoração, não deixe de continuar acompanhando o blog, sempre recheado de novidades.