Um novo ano já está chegando – e nada melhor do que começar a decorar a casa para celebrar esse momento. Para atrair boas energias e conquistar os seus sonhos, que tal pensar nas cores para Ano Novo?

Existem várias crenças de que, dependendo das cores usadas, você poderá atrair determinadas energias. E isso não está relacionado apenas às roupas, mas também à decoração da casa. 

Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Qual o significado das cores para Ano Novo?

Não existe uma cor ideal para a decoração de Ano Novo. A dica é entender o significado de cada tonalidade e pensar em formas de usá-la dentro da sua casa. 

Para não errar, faça um planejamento com antecedência, escolhendo primeiro as cores e, depois, decidindo sobre os enfeites. Assim, sua casa ficará muito mais harmônica. 

Veja só:

Branco

É a união de todas as cores, além de ser a cor mais tradicional quando o assunto é decoração de Ano Novo. O branco é perfeito para quem deseja atrair mais paz e harmonia para o ano que se inicia, além de ajudar a desfazer de energias ruins e atrair bons fluidos.

Na decoração da sua casa, você pode usar o branco em inúmeros detalhes das cores para Ano Novo, como na toalha de mesa, nas capas de almofada, na manta do sofá e nos próprios objetos decorativos. 

Por ser neutro, pode ser combinado com outras cores ou aparecer em uma decoração monocromática — nesse caso, capriche nas diferentes texturas!

Prata

Também é muito presente nas decorações de réveillon e está ligada à inovação e modernidade. A prata é perfeita para quem está em busca de uma reviravolta, começando o ano com tudo.

Para a decoração, é possível brincar com talheres prateados, detalhes nas louças, globo brilhante, glitter e inúmeras outras ideias.

Amarelo ou Dourado

O dourado e o amarelo são ótimas opções de cores para Ano Novo e representam sucesso e dinheiro. Além disso, o amarelo também está relacionado à comunicação. 

Se a meta é melhorar a parte financeira no próximo ano, que tal investir em alguma dessas duas cores? 

Como são cores mais chamativas, o ideal é fazer uma combinação, especialmente com outra cor mais suave, como o branco. Deixe essas cores apenas para os detalhes. 

O dourado e o prateado também combinam muito bem, assim como o dourado e o preto.

Verde

O verde é a cor da esperança e da saúde. Se você, ou alguém da sua família, está precisando superar um problema de saúde — ou se alguém está querendo engravidar, por exemplo, — pode investir em detalhes em verde nas cores para Ano Novo. 

O verde também auxilia aqueles que desejam ter uma vida mais tranquila e plena.

É muito fácil pontuar de verde sua decoração, afinal, você pode pensar em diversos arranjos com folhagens que trazem um elemento natural e adicionam esse detalhe de cor.

Vermelho

O vermelho é a cor da paixão, da energia, dos sentimentos intensos e do desejo. Sua meta é viver um grande romance? Inclua um pouquinho de vermelho nas cores para Ano Novo da sua decoração!

Como o vermelho é uma cor forte, na hora de fazer a decoração de Ano Novo, busque suavizar com outro tom neutro, como o branco, ou até com o preto ou o dourado. Use o vermelho nos detalhes.

Rosa

Essa é a cor do amor e é mais suave que o vermelho. Está ligada também ao amor próprio, romantismo e a busca pela alma gêmea, além de propiciar sentimentos de carinho, ternura e autoestima.

O rosa, como é suave, pode ser usado como cor principal, inclusive nas suas inúmeras variações, como: rosé, rose gold, rosa velho, rosa bebê, entre outras.

Azul

Quer um ano tranquilo, sereno e com bastante bem-estar? O azul é a cor que não deve faltar na sua escolha de cores para Ano Novo, afinal, ele ajuda a emanar sentimentos de paciência e tranquilidade, favorecendo também a comunicação e a harmonia dentro do lar.

O azul pode vir em tons mais claros ou mais escuros, dependendo da decoração que deseja montar, e é possível até pensar em algo monocromático, ou combinado com o branco.

Preto

O preto ainda tem certo estigma quando falamos em cores para Ano Novo. Alguns acreditam que ele está relacionado a energias ruins e até a morte. 

Mas, na verdade, o preto é a ausência de cor e, por isso, também é símbolo de independência, tomada de decisão e dignidade.

Apesar do seu significado, o preto deixa os ambientes mais carregados, por isso, a dica é combiná-lo com outras cores. Ao lado do dourado e do prata, ela ajuda a deixar qualquer decoração mais sofisticada e requintada.

Laranja

Uma cor alegre, ousada e que estimula a criatividade — esse é o laranja. Ele é ideal para quem deseja trazer mais entusiasmo para a vida, estimulando a mente para encontrar soluções “fora da caixa”.

Por ser uma cor mais forte, também deve ser combinada com outra cor neutra, como o branco.

Roxo ou Lilás

As duas cores estão relacionadas à intuição e purificação mental. Se você deseja se conectar mais com a sua espiritualidade no próximo ano (ou até consigo mesmo, melhorando sua intuição), tanto o roxo como o lilás são ótimas opções na escolha das cores para Ano Novo.

Se for usar o roxo, por ser mais forte, deixe para pontuar o ambiente. Já o lilás e o lavanda, como são suaves, podem aparecer de forma mais predominante.

Combinações

Na hora de decorar a casa, você pode tanto escolher uma cor principal, como fazer algumas combinações de cores, pensando no que deseja atrair. 

Algumas sugestões interessantes são:

  • Branco e Dourado 

Combinação clássica que traz o poder tranquilizador do branco, com sentimentos de renovação e de paz, com o sol dourado, ligado à riqueza e prosperidade. 

As duas cores juntas são sofisticadas para a decoração e ótimas para quem deseja um Ano Novo com boas energias e melhoras financeiras.

  • Branco e Prata

Outra combinação bastante usada em cores para Ano Novo, pois ajudam a atrair boas energias de renovação. Se você quer que o próximo ano seja cheio de bons fluidos e com muitas mudanças positivas na sua vida, vale a pena investir nessa dupla.

  • Dourado e Prata

Que tal um ano cheio de mudanças positivas para as suas finanças? É isso que a dupla de dourado e prata poderá ajudar a trazer. Além de ser uma combinação com muito brilho e glamour.

  • Branco, Prata e Dourado

Você não precisa combinar apenas duas cores, é possível unir um trio, como estes clássicos do Ano Novo: o branco, o prata e o dourado.

  • Azul e Branco

Se a ideia, por outro lado, é conquistar um Ano Novo mais sereno, com muito bem-estar e harmonia dentro do seu lar, aposte na combinação entre azul e branco nas cores para Ano Novo.

  • Rosa e Dourado

Está em busca de mais romantismo ou mesmo de amor próprio? 

O rosa é uma cor delicada e combina perfeitamente com decorações de Ano Novo. Você pode unir amor e dinheiro para o ano que se inicia, que tal?

Enfeites de ano novo em cima de uma mesa.
A combinação de cores para Ano Novo pode ser aperfeiçoada utilizando toalhas, lenços para a mesa, tapetes e outros objetos decorativos.

Como fazer uma decoração de réveillon?

Além dos seus desejos, pense também no estilo de decoração que você deseja montar para o seu Ano Novo — e no que está programando, em termos de recepção. 

Fora da celebração da virada, é claro, você pode usar essas cores nos detalhes do dia a dia, ajudando a atrair ainda mais os bons fluidos e mudanças.

Separamos algumas ideias que você pode usar para decorar a sua casa no Réveillon, tendo em vista receber os amigos e a família:

Mesa de Ano Novo

A mesa de Ano Novo acaba sendo o destaque central da recepção — e, por isso, precisa de cuidados especiais. Tente manter a harmonia usando decorações com as mesmas cores para Ano Novo que você definiu anteriormente.

Uma ideia é criar uma mesa de apoio, caso não vá servir um jantar, assim você poderá colocar os finger foods, como docinhos e outros petiscos, além das bebidas. 

Use as cores escolhidas para a toalha de mesa, louças e enfeites. Próximo a essa mesa, também é possível decorar com balões com os números do novo ano ou dizeres como “paz”, “alegria”, “amor”, entre outros. Esse é o local perfeito para garantir fotos especiais!

Caso vá servir um jantar, é preciso dedicar um cuidado maior. Escolha um arranjo central de mesa, de uma altura que não atrapalhe a conversa dos convidados, além de louças, taças e talheres.

Decoração da casa

Depois de definir as cores para Ano Novo e o que será servido na mesa, no restante da casa, você pode pensar em alguns detalhes decorativos que fazem toda a diferença. 

Aposte em algumas decorações que ajudem os convidados a entrarem no clima da celebração, como:

  • Relógios analógicos, representando a contagem regressiva para o próximo ano;
  • Relógios de papel ou de EVA, que podem ser pendurados como enfeites pendentes;
  • Pompom de papel colorido para pendurar no teto;
  • Balões para pendurar no teto;
  • Bolas de Natal nas cores do tema, que podem ser colocadas dentro de taças com algumas luzes pisca-pisca na cor branca;
  • Arranjos de flores com mensagens para o ano que se inicia
  • Velas;
  • Garrafas pintadas formando os números do próximo ano;
  • Decoração suspensa com estrelas;
  • Taças decoradas com glitter para servir o champanhe;
  • Quadro estilo lousa com os desejos da sua família para o Ano Novo dos convidados;
  • Balões com glitter;
  • Balões com letras decorativas (feliz Ano Novo, amor, paz, etc.);
  • Decoração com colmeia de papel crepom para a parede (nas cores do tema);
  • Luzes de LED;
  • Globos espelhados;
  • Garrafa de champanhe com glitter;
  • Luminária com palavras incluindo os desejos da sua família para o próximo ano;
  • Arco de balões para a mesa de apoio;
  • Folhagem para decorar cadeiras ou a mesa;
  • Arranjos com alecrim (ideal para as celebrações em família).

Acompanhe a Madesa

Agora você já sabe tudo sobre as cores para Ano Novo e como usá-las na sua decoração. Para continuar se inspirando, não deixe de acompanhar a Madesa no Instagram e no Facebook para ficar por dentro das novidades do blog e das ofertas incríveis da nossa loja!