Casamento na praia! Mar, sol, natureza e barulho das ondas, são motivos suficientes para despertar esse sonho nos casais apaixonados. Porém, esse evento, mesmo sendo uma grande tendência nos últimos anos, ainda pode levantar muitas dúvidas, entre elas, como fazer a decoração de casamento na praia. 

Mas, além da preocupação com a decoração, a festa de casamento na praia também traz outros pontos-chave, como o que servir, o que vestir, número ideal de convidados, qual o estilo da cerimônia, quanto se gasta e até mesmo se é necessário algum tipo de autorização para realizar essa celebração. 

Se você pensa em se casar na praia, você chegou ao lugar certo. Neste conteúdo, traremos dicas de decoração de casamento na praia, e vamos te mostrar os pontos essenciais para que o seu casamento seja exatamente como nos seus sonhos. 

Descubra, agora mesmo, como você pode participar da organização gastando pouco, usando a criatividade e tornando o seu casamento na praia delicado e charmoso. Acompanhe!

Como organizar um casamento simples e barato na praia?

Para organizar um casamento na praia, você precisará se preocupar com alguns itens essenciais, como: a escolha do local, a autorização para uso do espaço público, número de convidados, a decoração de casamento na praia, fornecedores e outros detalhes.

Romântico e inesquecível, o casamento na praia pode envolver  valores bem diferentes de gastos, de acordo com o tipo de evento que você vai realizar. No entanto, é possível ficar em uma faixa a partir de 10 mil reais, optando por um local menor, buffet com comidas mais simples e leves, por exemplo. Acompanhe as nossas dicas abaixo:

Escolha bem o local

A praia escolhida precisa ser muito bonita e proporcionar um clima confortável e que atenda às necessidades dos convidados e as expectativas do casal. Mas, se o casamento for pé na areia, dependendo da praia, será necessário solicitar uma autorização junto à prefeitura. Nesses casos, há uma taxa a ser paga, que corresponde ao tamanho da área a ser utilizada.

Outra dica é escolher uma praia perto de onde os convidados estarão hospedados. Isso evita problemas e custo com o deslocamento. Além disso, você vai precisar de uma cobertura como plano B, ou mesmo como decoração, já que o casamento será ao ar livre e a previsão do tempo pode mudar. 

Faça a lista de convidados

Para um casamento na praia, o ideal são poucos convidados. Um evento mais intimista, além de mais aconchegante, é mais econômico em vários aspectos, como por exemplo, na hora de mandar confeccionar o convite de casamento praiano, ou na contratação do buffet, etc.

Pense na economia

De acordo com o planejamento da cerimônia e da festa, faça uma pesquisa e opte por fornecedores locais. Se você não morar no litoral, isso evitará fretes de deslocamentos e hospedagem da equipe. Buffet, decoração, coberturas, a montagem do espaço, fotógrafo, cabeleireiro, todos entram no orçamento dos fornecedores.

Aposte numa decoração simples e charmosa

Diante do azul do mar, da areia branca, e da vegetação local, a decoração de casamento na praia pode ser bem simples e charmosa para acompanhar o clima de amor e descontração do ambiente. Por isso, aposte em arranjos com flores delicadas, cores claras e estilo rústico, que trarão harmonia ao ambiente que já é um presente por si só.

Como decorar um casamento simples na praia?

Menos é mais. É isso que pede uma festa de casamento na  praia, pois só a paisagem já torna a decoração deslumbrante. Nesse contexto, a simplicidade e elegância serão a tônica da decoração. Flores, tecidos, luzes e itens decorativos personalizados feitos manualmente dão um toque pessoal do casal à cerimônia.

Aposte nas suas flores favoritas

Aproveite para decorar o seu casamento na praia com as flores de sua preferência. Aqui ressaltamos que, apesar disso, entre elas, devem ser escolhidas as que são resistentes ao vento e às temperaturas mais altas. Veja alguns exemplos: rosa, alpinia, helicônias, lírio, margaridas, girassol, entre outras.

Escolha bem o mobiliário

O mobiliário deve aliar praticidade e leveza. O estilo rústico combina bem com a paisagem da praia. Móveis em madeira, como cadeiras e bancos; para estofados, use tons neutros ou pastel. Uma boa opção é um lounge, com bancos, pufes e sofás que deixam os convidados mais à vontade.

Abuse dos tecidos claros e delicados

Aposte em tecidos leves e de tons claros. Eles podem ser utilizados para a toalha da mesa do bolo e doces, para idealizar uma tenda para a realização da cerimônia de casamento ou enfeitar um gazebo de madeira. Os tecidos ainda podem enfeitar as cadeiras que formam o corredor até o altar.

O caminho até o altar

Para a cerimônia na areia, pense em um corredor bem natural que se harmonize  ao ambiente da praia. Utilize esteiras de palha, folhas de coqueiros ou pétalas de flores sobre a areia. Ou, se preferir, deixe o caminho livre, e marque-o, nas laterais, com arranjos florais, velas, ou elementos do mar, como conchas. 

O bolo para o casamento na praia

O bolo dos noivos também faz parte da decoração de casamento na praia. A melhor opção é investir em bolos simples e com muitas flores, que podem ter alguns toques que se conectem ao ambiente, ou apenas que lhe acrescente um pouco de requinte, dependendo do gosto e da personalidade dos noivos.

Personalize objetos afetivos

Muitos decoradores utilizam alguns objetos pessoais, como taças, porcelanas antigas e fotos para marcarem a presença afetiva na decoração de casamento na praia. E pensamos numa forma de aproveitar as fotos para esse momento: faça um caminho de mesa, para a mesa dos noivos. 

Imprima fotos antigas, algumas em preto e branco, outras em sépia com filtro verde e cole-as sobre um modelo de papel branco, de forma aleatória, deixando as pontas irregulares, criando assim um visual romântico e contemporâneo.

Casamento na praia de dia, o que usar?

O casamento de dia na praia é uma boa ideia, uma vez que fica fácil torná-lo simples e mais barato já que você aproveita a luz natural. A decoração fica muito mais delicada e, com isso, os trajes podem ser mais leves e informais, por exemplo. Mas, é claro que tudo isso vai depender do estilo de casamento que se adeque aos sonhos dos noivos. 

Para os trajes de madrinhas, padrinhos e convidados, a sugestão é seguir o estilo da cerimônia, que pode ser semi formal ou despojado. As cores podem combinar com a decoração e com o ambiente e seguir uma mesma tonalidade para todos, forte tendência em casamentos atualmente.

Cores alegres, claras e com estampas são ideias para casamentos na praia, como, por exemplo, o azul tiffany.

 E à noite, como destacar a decoração de casamento na praia?

Um casamento na praia à noite requer mais atenção quanto à iluminação, que precisará ser especial por causa das fotografias, e também para deixar o clima aconchegante e confortável. Você pode pensar em luz de velas e varal de luz, mas ainda contará com o brilho do luar.

Mas, para não perder o cenário do mar e da paisagem natural, você pode optar por realizar a cerimônia no cair da tarde e a festa continua à noite, o que acha? Os trajes ainda necessitam de leveza, como cetim e algodão. Os tons claros são ideais para combinar com a decoração. 

Madesa: com você nos melhores momentos

O casamento dos sonhos varia muito de casal para casal. Casar na praia é uma opção para aqueles que buscam sair de cerimoniais e lugares convencionais. E, como vimos, a organização é muito mais simples do que parece. Tudo vai depender do que os noivos sonham para a decoração de casamento na praia nesse cenário tão bonito por si só.

Se vai casar na praia e gostou das  dicas de decoração de casamento na praia, use sua criatividade nesse dia tão especial. E não deixe de continuar acompanhando o blog da Madesa! Por aqui, você vai encontrar diversos conteúdos que poderão te inspirar nesse, e  em diferentes assuntos.