Com a chegada do fim de ano e do calor do verão, muitas pessoas se programam para fazer suas viagens de férias e as praias são, sem dúvida, um dos destinos mais procurados. O ar praiano é capaz de renovar as energias de qualquer pessoa. Seja qual for o seu ritmo, é possível encontrar desde destinos extremamente calmos e relaxantes, até grandes movimentações, existem opções para todos.

Uma das principais preocupações quanto à programação de uma viagem é a hospedagem. No litoral, as acomodações tendem a ser muito concorridas em épocas de veraneio e, em muitos casos, ficam desocupadas e fechadas durante o ano. Até mesmo para quem possui imóvel, a visita, muitas vezes, não é tão frequente. Por isso, é importante manter alguns cuidados ao ocupar o imóvel novamente.

Não somente com o conforto do ambiente, é importante prezar, também, por uma estadia confortável.

Sugestões para tornar sua estadia mais saudável e prática

1 – Escolha o local conforme a sua rotina

Beira mar ou centrinho? Algumas cidades litorâneas possuem essas duas regiões afastadas uma da outra, por isso, é preciso levar muito em consideração a sua rotina e a de quem irá lhe acompanhar. Se a prioridade for relaxar, um imóvel perto da beira do mar é mais interessante. Se o agito lhe agrada mais, os centros são uma ótima opção, porém, se a vontade for de aliar os dois, o ideal é que você consiga um imóvel no meio do caminho.

Dica: leve sempre em consideração a sua disponibilidade de deslocamento e transporte.

2 – Deixe o ar entrar em todos os cômodos

A primeira coisa a se fazer quando chegar no seu imóvel é abrir todas as janelas. É importante deixar o ar circular pelos cômodos. O tempo em que o ambiente fica fechado pode gerar odores desagradáveis e acúmulo de poeiras.

O movimento da brisa e a troca do ar no interior ajudam a eliminar esses desagrados e tornam sua estadia mais confortável logo de início.

Dica: quando for sair do imóvel, tente deixar as frestas das janelas abertas. Isso permite a circulação do ar no tempo em que o imóvel estiver fechado, mas sempre atente-se à segurança da residência.

3 – Se houver guarda-roupa, guarde suas roupas

Desfazer as malas é o primeiro passo para o relaxamento total durante as férias. Não encontrar aquela peça específica pode gerar uma irritação desnecessária. Roupas amassadas também não são as mais queridinhas das pessoas.

Por isso, deixar tudo organizado dentro do móvel torna sua rotina mais prática e cômoda, sem falar que, na hora de ir embora, será muito mais fácil refazer as malas.

Dica: antes de guardar suas roupas, limpe o móvel com um pano úmido para tirar o pó e outras sujeiras que podem acumular.

4 – Para curtir o passeio, organize cada item no seu devido lugar

Residências de praia tendem a virar uma zona, ainda mais quando a turma de ocupantes for grande, pois o clima de férias costuma nos deixar mais “largados”. Por isso, tenha em mente que a organização é essencial. Defina um local próprio para cada pertence seu e tente sempre mantê-lo lá. Assim que utilizar, coloque de volta. Essa prática ajuda a otimizar o seu tempo e evitar pequenos estresses por não encontrar objetos, por exemplo.

5 – Tome os devidos cuidados para que a areia não entre na casa

Sinônimo de litoral é areia para todos os lados. Passar o dia à beira mar ou até mesmo fazer uma simples caminhada no calçadão pode trazer a sujeira para dentro de casa. Os grãos de areia podem se tornar um incomodo, por serem difíceis de eliminar logo de primeira.

Dica: definir itens específicos para usar fora e outros para dentro de casa, como, por exemplo, um par de chinelos para ficar em casa e um para sair – pode ser uma ótima opção de prevenção.

Agora é só curtir a praia e relaxar!