O banheiro pode até ser o espaço da casa em que menos passamos tempo, mas, em compensação, é um dos cômodos em que mais precisamos de conforto, afinal, trata-se de um ambiente muito íntimo.  Então, que tal uma proposta de banheiro clean, na qual o conceito minimalista esteja presente?

 O minimalismo nas decorações reflete um estilo de vida de quem acha que “menos é mais”, valorizando o essencial e a funcionalidade de cada objeto, principalmente em ambientes pequenos. 

Esse conceito combina com o “clean”, que pede por cores neutras, luz branca, armários compactos, plantas, espelho e toalhas claras. Todos esses elementos, combinados entre si, trarão a aparência de um banheiro clean moderno. 

Acompanhe nosso conteúdo e veja as orientações e dicas que trouxemos para você se inspirar!

O que é um banheiro clean?

O conceito clean vem do inglês e significa “limpo”. Uma decoração clean passa a sensação de limpeza e organização. Na prática, isso significa ambientes simples, com cores claras, móveis de estilo moderno, linhas retas e funcionais, com poucos detalhes.

É um estilo que pode compor diferentes ambientes da casa, não só o banheiro. Os quartos e salas também podem ter esse conceito clean, basta apostar em uma paleta de cores homogêneas e discretas e mobilizar apenas com o que for essencial, com design de linhas e ângulos retos, sem muitos adereços.

Mas, e o banheiro, como torná-lo clean? O conceito é o mesmo: cores claras, ornamentação minuciosamente escolhida e sem exageros, para que o conjunto seja harmonioso e traga um ar de limpeza e sofisticação.

Por que ter um banheiro clean?

Ambientes com visual limpo e sem excessos na decoração estão cada vez mais em alta. Esse estilo em ambientes pequenos, como o banheiro, ajuda a trazer beleza e modernidade ao espaço. Proporciona também a sensação de amplitude e valorização do espaço

Conheça algumas vantagens de se ter um banheiro clean:

A decoração clean torna o banheiro maior

Essa é uma das grandes vantagens do banheiro clean: a sensação de amplitude. Um espaço otimizado e bem aproveitado, aliado a cores claras, tornam o ambiente maior, principalmente se for um banheiro clean pequeno.

Novo conceito em padrões estéticos

Um banheiro clean terá cores e decoração em tons claros. Isso proporciona ao espaço a sensação de organização e limpeza, questões fundamentais quando o ambiente em questão é um banheiro, não é mesmo?

Ambiente instagramável

Quem nunca tirou uma foto no espelho do banheiro? Brincadeiras à parte, o banheiro clean é uma tendência instagramável que está muito em alta e, constantemente, torna-se conteúdo divulgado em várias redes sociais, seja pela sua composição de cores, decoração ou iluminação.

Como ter um banheiro clean?

O estilo clean é bem mais do que somente acertar na escolha de móveis, cores e objetos de decoração. Ele está intimamente ligado à organização, praticidade e elegância

Sendo assim, ele pede por objetos e cores que não chamem tanta atenção ou fiquem expostos. Sabendo disso, tenha em mente que nem todos os elementos comuns de banheiro são bem-vindos nessa estética.

Quais elementos posso ter no meu banheiro clean?

Para um banheiro clean, o segredo está em escolher elementos minimalistas, que adicionem e valorizem a proposta de amplitude, funcionalidade e beleza. Funcionam muito bem com essa estética objetos de metal escuro, texturas, um toque de madeira e pisos claros.

Objetos de metal escuro

O uso de objetos de metal escuro, como torneiras, misturadores, chuveiros e registros acrescentam um charme muito interessante ao banheiro clean. Esse contraste elegante entre o claro e o escuro também pode ser alcançado se as esquadrias pretas forem usadas em janelas e no box.

Texturas

Para não quebrar o clima clean, não pense em textura colorida, mas sim em um desenho em relevo, por exemplo. Essa opção trará um ar sofisticado ao seu banheiro. 

Um toque de madeira

Você está achando seu banheiro bonito, mas falta aconchego? Aposte na madeira, seja nos móveis ou objetos de decoração. Que tal a moldura do espelho? Experimente e sinta o calor que esse elemento trará ao seu banheiro.

O piso: um detalhe importante

O piso do banheiro é um detalhe importante, que acrescenta um charme especial. Tintas epóxi, stencil, adesivos de vinil para piso, são soluções fáceis que transformam o espaço e evitam o quebra-quebra.

Como organizar esses elementos?

Para manter o seu banheiro esteticamente clean, nada melhor do que organizar os objetos para que não fiquem à mostra no espaço nem para os moradores, e muito menos para as visitas. Dessa forma, veja as dicas que trazemos:

  • Escolha caixas organizadoras que combinem com a decoração do seu banheiro. Elas terão duas funções ao mesmo tempo: decorar e guardar objetos que não precisam ficar à vista;
  • Aposte em potes para escovas de dente e sabonete líquido que tenham relação com a proposta decorativa do banheiro;
  • Toalhas sempre à vista são um marco nos banheiros clean. Você pode guardá-las em um vaso de vidro grande sobre o móvel da pia, ou em uma escada vertical de corda com divisória de madeira atrás da porta ou em cestos de palha. Essas formas de armazenamento evitam ganchos por vários pontos do banheiro e trazem charme ao ambiente.

Quais cores representam a estética do banheiro clean?

Cores leves e neutras são as preferências quando pensamos em um banheiro clean moderno. Elas criam uma base simples para que os detalhes em outras cores e materiais possam ser incluídos na decoração, sem gerar excesso de informação. 

O ideal é aplicá-las no piso, paredes e forro, mas não precisa ficar preso somente ao branco. Outras cores suaves, como cinza-claro ou bege, ou tons pastéis, lilás e verde-água podem ser usados. O importante é que sejam tons bem clarinhos para não fugir do estilo clean.

Combinação de cores e objetos para um banheiro clean

O banheiro clean só estará pronto quando você trouxer itens de decoração funcionais que combinam com as cores básicas. Como os tons principais do seu banheiro são bem suaves, você pode apostar em um pouco mais de cor nos detalhes da decoração, por exemplo: plantas, tapetes, toalhas, kits de banheiro, etc.

Aposte nas toalhas brancas

As toalhas podem ser brancas, mas elas também podem conter uma barra com algum desenho, como um mosaico em cor única. Tons pastéis também são bem-vindos. 

Que tal um tapete?

Um tapete preto ou cinza escuro  também pode trazer um contraste interessante ao ambiente, sem que se perca o design minimalista que você construiu. 

Kit de banheiro

O kit de banheiro pode conter duas ou mais peças, dependendo do espaço da pia. O material pode ser vidro transparente, cerâmica, mármore ou madeira. Mesmo sem muito espaço, esse item é importante e ajuda a manter todo o charme que só um banheiro clean pode oferecer.

As plantas trazem vida

Coloque no seu banheiro uma planta natural. Elas trazem vida ao ambiente, além da sensação de frescor. Pode ser em um vaso no piso, ou em cima do móvel da pia, ou simplesmente alguns vasinhos pequenos sobre uma bandeja de vidro. O tom do vaso neutro é o mais recomendado.

A Madesa leva as tendências até você!

Viu como o banheiro também é importante, e pode ser um espaço tão aconchegante como qualquer outro cômodo da casa? Esperamos que esse conteúdo possa ter trazido um novo olhar sobre a decoração dos espaços, além de solucionar dúvidas sobre a tendência do banheiro clean

Aproveite e continue acompanhando os outros conteúdos do Blog da Madesa. Por aqui, você encontra diferentes assuntos sobre decoração e estilos para deixar o seu lar mais confortável para você e toda a sua família.