Se você gosta de estar antenado em decoração de interiores, com certeza já conhece e se apaixonou por esta tendência! Além de harmonizar perfeitamente com diversas decorações, o piso de cimento queimado traz um charme diferenciado ao espaço e é muito fácil de conservar, agregando praticidade com estilo.

Para quem busca uma opção de piso econômico e fácil de fazer, é a escolha perfeita! Com a ajuda da Vanessa, do perfil @lar_doce_loft, o Blog Madesa preparou um tutorial super completo e fácil para você aderir à moda e fazer o piso cimento queimado na sua casa. Vamos lá?

Como fazer piso de cimento queimado

Materiais

Para ter um resultado mais profissional, é importante que você proteja bem o espaço antes de começar a execução do trabalho, ou seja, isole com fita crepe tudo que você não quer que respingue cimento, como rodapés, canaletas ou tomadas. O contra piso utilizado no tutorial é da cor cinza, mas não se preocupe, a técnica a seguir pode ser feita em pisos originalmente brancos.

Para preparar o material, você irá precisar de:

  • Massa acrílica;
  • Pigmento preto;
  • Água;
  • Esponja grande;
  • Esponja pequena;
  • Resina fosca para finalizar.

Modo de preparo

Com todos os materiais em mãos, chegou a hora de preparar o seu cimento queimado! Este processo é tão simples que é dividido apenas em duas etapas:

  • Misture 6 colheres de massa acrílica em 150 ml de água até dissolver completamente;
  • Após dissolver toda a massa na água, coloque 20 gotas de pigmento preto e misture bem.

Uma dica importante da Vanessa é que você misture muito bem a massa com a água, evitando formar bolinhas. Para saber se a mistura está pronta, verifique se a massa está homogênea. Lembre-se: quanto mais lisa estiver, melhor será o resultado final!

Aplicação para piso de cimento queimado

Assim que a massa estiver pronta, higienize o seu piso, passando um pano úmido para eliminar a poeira e qualquer sujeirinha que possa comprometer o resultado. Depois de seco, pode se dar início a aplicação!

Inicie pelos cantos, com a esponja pequena, movimentando em sentido de ondas e cruzando-as, para dar um efeito mais amplo. Após fazer uma camada nos cantos, repita o processo com a esponja maior em todo o piso. Feita toda aplicação, aguarde o tempo de pausa de 6 horas para a próxima demão, garantindo que o piso seque e fique lisinho.

Você pode aplicar entre 2 e 3 demãos, variando de acordo com o efeito que você deseja. Para algo mais marcante, em sua última demão, acrescente 15 gotas de pigmento na mistura. Assim o tom ficará mais escuro.

Assim que finalizada a aplicação da massa, aguarde mais 6 horas e, por fim, aplique a resina. A resina é essencial para melhorar o acabamento e garantir a durabilidade do piso, uma vez que ela funciona como uma película de proteção. O ideal é aplicar entre 2 e 3 demãos de resina. E prontinho! O seu piso ganhou uma cara nova!

Como combinar o piso de cimento queimado com a decoração?

Depois de transformar o piso da sua casa, chegou a hora que todo mundo ama: fazer a decoração! O cimento queimado traz um toque moderno para qualquer cantinho, assim permite que você traga diversas inspirações para combinar!

Anualmente, a Pantone elege a cor ideal para o ano. Para 2021, o ano da renovação, a Pantone definiu duas cores maravilhosas: o Amarelo Illuminating e o Cinza Ultimate Gray. A combinação dos tons fica ainda mais incrível quando pensamos em decoração. Aliando o cinza do piso de cimento queimado, com móveis amarelos, você traz personalidade e estilo para o seu ambiente!

Para quem é adepto do estilo industrial, o cimento queimado contrasta muito bem com móveis pretos, iluminação indireta e lâmpadas amarelas. Se essa for a sua predileção, você pode ousar com almofadas estampadas, quadros e tapetes.

Outra proposta que combina muito bem com o piso queimado são as plantas! Você pode investir em plantas em vasos maiores, como Espada de São Jorge e Costela de Adão, ou em suculentas. Uma tendência charmosa são os vasos suspensos em macramê, que conferem delicadeza para o espaço.

Gostou do tutorial sobre piso de cimento queimado? Se você for botar a mão na massa e transformar o seu piso com cimento queimado, não esqueça de postar o resultado nas suas redes sociais com a #ClienteMadesa! Para mais conteúdos como este, acesse o nosso blog e continue deixando a sua casa com o seu jeito!

Aproveite também para se cadastrar em nosso site para ficar por dentro de todas as novidades. E para conhecer os nossos produtos, acesse nossa loja oficial.

Se você quer conhecer nossa linha de móveis pretos que combinam perfeitamente com este estilo de piso, clique aqui.