Veja como a Vanessa, nossa cliente da vez, usou tons escuros em seus armários de cozinha e para decorar todo seu loft com criatividade, conforto e personalidade.

Vanessa é analista contábil, mas conta que sempre gostou de tudo relacionado aos mundos da fotografia e decoração. Ela e seus pets dividem um loft na bela cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Um cantinho idealizado desde o primeiro tijolo.

Hoje, vamos falar sobre todo o processo de moradia independente pelo qual a Vanessa passou, abordando as dúvidas que surgiram no caminho, situações que enfrentou, e mostrar como, apesar de tudo, é possível ter a casa dos sonhos.

O ínício

Perguntamos para a Vanessa em que momento de vida ela sentiu que precisava da sua independência, onde foi o início de tudo:

“Eu morava com meus pais e assim que terminei a faculdade senti a necessidade de ter um lugar meu, mais privacidade, um cantinho dos sonhos. Neste momento, meus planos começaram para construir meu lar.” – Vanessa

Como qualquer um que sonhe com seu cantinho, Vanessa sempre foi uma grande consumidora de inspirações e desde sempre se identificou com os tons escuros e amadeirados, aplicados tanto em móveis quanto em adornos. O contraste entre essas tonalidades é o que à encanta. Ambientes aconchegantes e versáteis nascem dessa combinação.

Vanessa optou por construir sua casa entendendo que não seria fácil levantar as estruturas de seu lar. Decorar seria um processo ainda mais lento, mas tomou essa experiência como um aprendizado pessoal e encarou a obra.

“Minha ideia sempre foi comprar um apartamento, pois toda a ideia de construir seria muito cara e trabalhosa. Depois de um tempo, passei a fazer alguns orçamentos e resolvi começar a construir sem pensar muito nas consequências e se conseguiria terminar. A ideia de espaço aberto, de ser um Loft, sempre me encantou. Fiquei um ano salvando diversas idéias no Pintrest. Sempre imaginei que me sentiria muito bem em um espaço desse tipo.” – Vanessa

“Eu e meu namorado fizemos muitas coisas na casa para poupar uma grana. Massa corrida, lixar, pintar, o guarda corpo do mezanino. Ainda falta muita coisa, mas meu objetivo era me mudar e ir finalizando aos poucos.” – Vanessa

A mobília

Em quanto a obra andava, a pesquisa por mobília e decorações já estava acontecendo.

Vanessa queria armários de cozinha escuros para combinar com seu conceito de decoração preferido. Para isso, procurou muito até encontrar uma que lhe agradasse. Tendo um espaço pequeno para instalar os armários, a busca foi ainda mais difícil. Depois de muita pesquisa ela conseguiu encontrar, na linha Reims da Madesa, a solução para o Loft.

“Não foi fácil encontrar armários de cozinha escuros ao meu gosto. A maioria dos pretos que encontrei eram brilhantes e não atendiam minhas necessidades. Encontrei essa linha da Madesa que era exatamente o que procurava. Quando as peças chegaram, o tom do preto fosco era melhor do que imaginávamos e a cozinha se encaixou dentro da medidas do meu espaço, ficou perfeito.” – Vanessa

Com a linha contemplando móveis para sala de estar e cozinha, Vanessa optou pelos armários de cozinha pretos, que combinam com seu gosto por tonalidades escuras e com o conceito do Loft.

Montagem

Vanessa nos contou que a montagem foi feita por ela mesma, com a ajuda do namorado. Eles ainda conseguiram adaptar o módulo gaveteiro em uma bancada simples, bonita e funcional.

A decoração

A aplicação de tons escuros dentro de casa é, de certa forma, evitada. Isso porque essas tonalidades podem causar uma sensação de pouca iluminação ou clima pesado. Apesar disso, Vanessa nos conta como ela pode ser, sim, uma opção para dentro de casa.

“Eu sou apaixonada pelos contrastes do preto fosco com a madeira. Acho que usar o preto em um ambiente sempre causa um pouco de medo pelo fato que pode escurecer o local, mas com o Loft, que tem a frente toda de vidro, não precisei me preocupar com isso. Outra vantagem de usar preto e tons neutros é que quando eu quiser dar uma colorida posso fazer através dos acessórios como capa de almofada, quadros e outros, desta forma posso mudar sem muito custo como seria a troca de móveis.” – Vanessa

E é exatamente isso que Vanessa faz, como você pode ver no quadrinho que ela tem na bancada da cozinha.

“Minha cozinha é a parte da casa que mais me orgulho. Consegui criar o que desejava com baixo custo. Realizamos reuniões com amigos e familiares e todos acharam incrível a forma como dividimos as peças. É uma cozinha bem pequena mas com espaço tão bem distribuído.” – Vanessa

Lar doce loft

É tanto o carinho que Vanessa sente pelo seu pequeno Loft, que decidiu criar um perfil na rede Instagram para se inspirar e amenizar um pouco da ansiedade que sentia durante o período de obras.

“O @lar_doce_loft foi criado logo no início da construção e hoje a ideia dele é mostrar para outras pessoas que é possível ter uma decoração bonita e de baixo custo e que nós mesmo podemos fazer muitas coisas e economizar. O perfil é um espaço de troca de experiências e inspirações, eu aprendo a cada dia e também tento ajudar e inspirar as pessoas no seu dia a dia com experiência reais.” – Vanessa

Ambientes pequenos não precisam ser esquecidos. A limitação de espaço ativa a criatividade, que pode transformar paredes brancas em murais cheios de personalidade e aconchego. Na hora de montar uma residência é preciso entender que as coisas podem acontecer de forma mais lenta, mas a dedicação transforma o tempo em orgulho e realização.

“Meu Loft é uma lar que traz aconchego, um ambiente pequeno mas com sensação de amplitude. Quando chego do trabalho, posso sentar no sofá, deixar apenas as luzes quentes acesas e relaxar. É a melhor sensação que poderia ter, estar tranquila em um lugar que tanto planejei e sonhei.” – Vanessa

Curtiu a história da Vanessa? Confira mais matérias sobre nossos clientes aqui no Blog Madesa.

A cozinha Reims que a Vanessa amou você encontra aqui. Acesse a loja online da Madesa e escolha o seu móvel.

Aproveite e assine nossa newsletter para acompanhar todos as nossas novidades.

Siga a Vanessa no Instagram, pelo perfil @lar_doce_loft e se inspire-se ainda mais com esse cantinho lindo.

Fotos @lar_doce_loft