A cozinha unilateral é aquela em que todos os elementos ficam dispostos em  apenas um lado ou parede. Ela também é conhecida como cozinha corredor unilateral.

Geralmente, esse  é o tipo de cozinha mais comum em áreas pequenas, como casas e apartamentos menores.

Por ter um layout mais compacto, é essencial que os móveis e as soluções de armazenamento sejam bem pensados, de forma a trazer mais funcionalidade para o seu dia a dia.

Anda sofrendo para tornar sua cozinha unilateral mais prática? Veja as soluções que separamos!

O que é a cozinha unilateral?

A cozinha unilateral é aquela em que toda a área de trabalho fica em uma só parede. 

Por isso, ela também é conhecida como cozinha corredor unilateral. Geralmente, é estreita e comprida e, na mesma parede estão a pia, o fogão e a geladeira – assim como as áreas de armazenamento principais.

A melhor forma de distribuição, para esse estilo de cozinha, é a pia separando o fogão e a geladeira, para que um não atrapalhe a ação do outro. 

Como aumentar o espaço da cozinha unilateral?

Para que a cozinha unilateral se torne mais interessante visualmente e, claro, traga mais funcionalidade, é preciso planejar.

Tenha paciência para entender suas necessidades de armazenamento e de uso do espaço. Isso ajudará a compreender quais soluções realmente funcionam para o seu caso.

Para que o passo a passo seja mais certeiro, veja os tópicos que separamos:

Escolha o lado dos armários

O primeiro ponto é definir em qual lado da sua cozinha os armários serão instalados. 

Para tornar a cozinha unilateral mais prática, é importante optar por apenas um lado, pois, caso contrário, não sobrará muita área livre para a circulação. E sua cozinha poderá ficar sobrecarregada.

Em geral, esse local é onde estão situados a pia, a geladeira e o fogão. Mas, claro, é importante conferir o que funciona melhor no seu layout.

Aproveite o espaço vertical

O espaço vertical, ou seja, as paredes, são cruciais em uma cozinha unilateral. Isso porque é possível aproveitar seu espaço para incluir armários e, principalmente, prateleiras.

Aqui, a principal dica é instalar prateleiras que sejam mais estreitas que os armários unilaterais, assim você consegue mesclar os móveis e não pesa visualmente. Além disso, é possível aproveitar essas áreas extras de armazenagem. Os nichos também podem ser bons aliados – unindo decoração e praticidade na cozinha.

A sensação de amplitude se dá porque as prateleiras e nichos não têm portas. Por isso, pesam menos visualmente do que os armários e tornam a cozinha unilateral mais prática.

Mesclar armários, prateleiras e nichos  – ou qualquer outra opção aberta – pode “aliviar” o visual de uma cozinha pequena e, por isso, é uma prática indicada para cozinhas unilaterais!

Invista em bancadas integradas

Outra dica super bacana é usar bancadas que integrem os ambientes para a cozinha unilateral. Isso funciona muito bem, por exemplo, no caso de cozinhas que também são lavanderias – ou têm seu espaço integrado de alguma forma.

Logo após a geladeira, você pode incluir a máquina de lavar e um tanque pequeno, tudo na mesma parede e, então, conectar esses eletrodomésticos pela bancada única. Caso queira uma separação, use uma divisória de vidro sobre a bancada.

Também é possível integrar sua cozinha unilateral com a sala de estar ou de jantar. 

Nesse caso, a bancada pode aparecer na parede contrária, onde é realizada a integração. Você pode usá-la como espaço para refeições. Isso acaba evitando a necessidade de incluir uma mesa dentro da cozinha – que pode não ter área livre suficiente para isso. 

Profundidade dos móveis

Quando for escolher os móveis para sua cozinha unilateral, atente-se à profundidade deles. Isso porque armários, prateleiras e nichos muito profundos podem atrapalhar a circulação e deixar sua cozinha com um aspecto pequeno e, por vezes, sufocante.

Os armários aéreos devem ter em torno de 30cm para trazer leveza visual à cozinha unilateral. Eles podem aparecer do piso ao teto, entremeados com prateleiras e nichos. 

Assim, você também otimiza o espaço de armazenamento.

Evite excessos

A cozinha unilateral costuma ser menor que as outras configurações. Por isso, é importante que você evite os excessos. 

Tanto na decoração, como nos itens a serem armazenados: pense em todos os utensílios e eletroportáteis que você tem. Será que há necessidade de tantos assim? Ao reduzir a quantidade, automaticamente fica mais fácil organizar tudo o que precisa.

Além disso, cuidado com a poluição visual na sua cozinha. Prefira opções de armários e eletrodomésticos neutros, com linhas retas. 

Os eletrodomésticos de embutir otimizam o espaço e são uma opção muito recomendada. Quanto às bancadas, é preferível que seu espaço fique livre, sem itens acumulados em cima delas.

Quais as cores para uma cozinha unilateral?

As cores são essenciais para conseguir um efeito decorativo que favoreça a luminosidade e a amplitude. O ideal é optar por tons neutros e claros para a maior parte da cozinha. Ou seja, para os principais revestimentos e armários.

Isso não significa que, necessariamente, sua cozinha precisa ser branca. Ela pode ser em outros tons neutros e claros, como cinza claro, bege, marfim, off-white, tons terrosos claros, ocre, etc.

Caso queira criar contraste, é possível adicionar detalhes em tons mais fortes. Seja no revestimento, por exemplo no backsplash, ou nos armários, com cores mais vibrantes em alguns armários, prateleiras ou nichos.

Capriche na iluminação!

Um projeto de iluminação faz toda diferença em cozinhas de diferentes formatos, especialmente nas menores. 

Como, geralmente, essa é uma cozinha estreita, comprida e pequena, apenas a iluminação central não será suficiente para que todo o espaço fique iluminado de forma uniforme.

Assim, vale a pena incluir mais detalhes: a luminária de trilho, por exemplo, é uma aliada!  Afinal, com ela, você pode direcionar os spots para onde preferir. 

Outra sugestão são os spots de embutir e as luminárias de LED, que podem ser instaladas na parte debaixo dos armários para iluminar a bancada de trabalho.

Se você tem uma cozinha americana com um balcão para refeições, vale a pena usar pendentes, que ajudam a tornar esse espaço mais aconchegante.

Nos nichos e prateleiras, as fitas de LED ajudam a iluminar e destacar, trazendo um toque diferenciado à sua decoração.

Conheça as soluções que a Madesa oferece!

A Madesa conta com várias soluções para otimizar o espaço e transformar a sua cozinha unilateral, te ajudando a tornar seu ambiente mais prático e aconchegante de forma facilitada. Quer saber como? Confira:

Prateleiras são sempre bem-vindas!

As prateleiras são excelentes para otimizar o espaço vertical e oferecer mais área de armazenamento. Tudo isso sem pesar visualmente.

Você sabia que a Madesa conta com um kit com 2 prateleiras suspensas? Elas são ideais para transformar qualquer cantinho em uma área essencial da sua cozinha.

São duas prateleiras com largura de 60cm, o que garante espaço de sobra para organizar os utensílios e itens de decoração. Além disso, são super seguras, porque a instalação é feita com duas mãos francesas em cada prateleira.

Além de sua funcionalidade que combina com uma cozinha unilateral, elas contam com um  acabamento em preto, cinza, branco ou amadeirado rustic – que são muito fáceis de combinar com qualquer estilo. E a pintura em poliéster ecológica é isenta de vapores que vão para a atmosfera, além de ser resistente para as condições da cozinha. 

Dessa forma, mesmo que seu ambiente seja pequeno, você confere otimização do espaço sem prejudicar o material 

Confie na Madesa para sua cozinha unilateral!

Por fim, nossa principal indicação para uma cozinha unilateral bem otimizada, é a Cozinha Completa Madesa Reims: com armário e balcões brancos, ela leva sua cozinha às últimas tendências da decoração, fazendo com que a sensação de amplitude do ambiente seja garantida. 

Ah! Por ser uma cozinha de módulos, você tem a liberdade de escolher quais deles são essenciais para sua cozinha unilateral, encaixando-os de acordo com seu gosto e espaço disponível. Incrível, não é mesmo?

Claro, se você preferir, a Cozinha Madesa Reims pode também ser encontrada na cor preta. O importante mesmo é deixar a cozinha unilateral com a sua cara! 

E se, mesmo assim, você tiver dúvidas sobre quais módulos escolher para a cozinha unilateral, que tal projetar sua cozinha dos sonhos de forma gratuita, e com atendimento 24h? Vai ser ótimo te ajudar!

E aí, te ajudamos a organizar sua cozinha unilateral?

Neste conteúdo, você viu que, com algumas dicas, é possível otimizar o espaço da cozinha unilateral. O mais importante é pensar em áreas de armazenamento que tragam funcionalidade, mas não pesam visualmente.

A Madesa conta com diferentes soluções para transformar sua cozinha corredor unilateral e torná-la mais bonita e prática. Confira mais opções na nossa loja e transforme seus espaços!