Manter a casa aquecida no inverno é um desafio para muitas pessoas. Entre as diferentes possibilidades para uma sala com lareira, a lareira ecológica é uma que faz sucesso. 

Isso porque diferentemente dos modelos tradicionais, essa lareira não precisa de lenha ou outros materiais para criar chama.

Não sabe como fazer uma lareira ecológica e preparar sua casa para o inverno? A Madesa trouxe várias dicas importantes. Confira!

O que é a lareira ecológica?

Se você está interessado em ter uma sala com lareira, saiba que a  lareira ecológica é um modelo que não usa lenha para produzir calor. Ela faz a queima a partir do álcool etílico.

O modelo é composto por um queimador, normalmente produzido em inox, onde se coloca o combustível. Depois, é só usar um acendedor para começar a produzir calor.

O poder de aquecimento da lareira ecológica dependerá do tamanho do queimador, que precisa ser compatível com o espaço a ser aquecido. 

Em geral, contudo, o aquecimento é mais lento do que os demais modelos de lareira, como a versão a gás, sendo ideal para espaços internos menores. 

Em áreas externas muito amplas, a lareira ecológica terá efeito mais decorativo, porque o ar quente gerado se dissipa mais rápido quando não há barreiras.

Sala com lareira: tipos de lareira ecológica

Se a ideia é comprar uma lareira ecológica pronta para a sua sala com lareira, saiba que você encontrará dois modelos básicos:

  • Portátil, que dispensa a necessidade de instalação e pode ser transportada para onde desejar;
  • De embutir, que necessita de instalação. Geralmente é colocada em paredes, chão ou dentro de móveis, como racks e nichos.

Se for embutir a lareira em um nicho, por exemplo, ele deve ser preparado para isso. O ideal é revestir o item com pedras, mármore ou cimentício e prever a dilatação do metal, evitando a ruptura do acabamento.

Sala com lareira ecológica: quais as vantagens?

A lareira ecológica, como o próprio nome indica, é uma versão sustentável, justamente porque ela dispensa a necessidade de madeira para gerar calor. E, com isso, não produz fumaça, fuligem e nem cheiro. Apenas uma pequena quantidade de gás carbônico.

Além de compor a sua sala, deixando-a mais aconchegante, também pode ser usada em espaços externos pequenos. Quem quiser comprar um modelo como esse, encontra diversas opções, incluindo lareiras móveis, que podem ser levadas para aquecer diferentes cômodos da sua casa.

Outros benefícios de ter uma sala com lareira ecológica são:

  • Mais comodidade, porque já vem pronta para uso;
  • Economia, pois tem baixo custo de aquisição – você até pode montar a sua – e a manutenção é praticamente inexistente;
  • Versatilidade, já que você encontra diversos modelos e também pode montar a sua de acordo com as necessidades do seu espaço e tipo de decoração;
  • Não resseca o ar enquanto está acesa;
  • Não precisa de chaminé, dutos e exaustores porque não gera fumaça;
  • Pode permanecer acesa por até 20 horas seguidas, com uma chama bonita e uniforme;
  • Pode ser usada em áreas internas ou externas e você pode ter mais de uma lareira ecológica na sua casa ou empresa;
  • Oferece conforto e aconchego para enfrentar os dias de frio.

Sala com lareira ecológica: como fazer?

Quem é adepto da decoração DIY, já deve ter pensado em como fazer uma lareira ecológica, não é mesmo? A boa notícia é que você pode, sim, criar esse tipo de aquecedor. E o processo não é muito complicado. Veja como fazer:

Recipiente

O primeiro passo é selecionar o recipiente que será a sua lareira ecológica. Escolha um vaso ou recipiente que seja à prova de fogo e resistente ao calor. Bons materiais são argila, metal ou terracota.

Outro ponto é verificar o tamanho e a profundidade do recipiente. Porque são essas dimensões que irão influenciar no fogo e no calor.

Para você ter uma ideia, um vaso de 30cm com 1,5L de álcool etílico 92,8% é capaz de aquecer uma sala de 20m² por até 4 horas.

A base da lareira ecológica

Depois de escolher o recipiente, você deve preenchê-lo com pedras. Elas devem ser grandes e cobrir quase ⅓ do vaso. Isto porque as pedras criam uma espécie de forro ao redor do interior do recipiente.

Organize as pedras de modo a formar uma base firme que dê sustentação ao recipiente, mantendo a segurança dele quando acender o fogo.

Queimador

Agora você deverá produzir o queimador para lareira ecológica. Ou seja, o recipiente onde você irá depositar o álcool. Ele deve ser de metal. Você pode usar uma lata de alumínio cortada ao meio ou outro recipiente de metal que caiba dentro do vaso e fique firme sobre as pedras.

Posicione o recipiente de metal bem no meio do vaso. Ajuste a altura de acordo com o que deseja para sua lareira. O ideal é que a latinha não fique aparecendo, para ter um efeito estético bonito.

Antes de acender o fogo, verifique se a latinha está firme sobre as pedras. Ela deve ficar bem apoiada, para trazer mais segurança.

Deixe sua lareira mais bonita, incluindo pedras de tamanho médio em volta da latinha, para escondê-la. Se quiser, pode usar pedras coloridas.

Fogo

Quando tiver terminado de ajustar sua lareira ecológica, é hora de acender o fogo da sua sala com lareira. Não sabe como acender lareira ecológica? A gente te explica!

Adicione na latinha de alumínio álcool isopropílico, álcool etílico 92º líquido ou fluído para lareira ecológica. Não use álcool em gel, etanol, gasolina ou óleo. Cuidado para não derramar o líquido para fora do queimador.

A quantidade de álcool depende de quanto tempo você quer que o fogo dure. Geralmente, 1,5L de álcool dura cerca de 4 horas e consegue aquecer ambientes de pequenos a médios.

Use um isqueiro, acendedor ou palito de fósforo e coloque um pouco de fogo em um pedaço de papel. Leve o papel aceso com cuidado para perto do recipiente com álcool e acenda sua lareira ecológica. 

Agora é só curtir o clima quentinho e o charme da sua sala com lareira!

Local de instalação

É muito importante que você escolha bem o local onde irá colocar a sua lareira ecológica, para evitar incêndios.

Na sua sala, opte por locais distantes de materiais inflamáveis e também de cortinas ou outros estofados. Lembre-se que a lareira irá gerar bastante calor, por isso, se ficar perto de determinados objetos e móveis, eles poderão estragar com o passar do tempo.

O ambiente, ainda, deve ter boa circulação de ar, para evitar os riscos de intoxicação por monóxido de carbono.

Dicas de segurança para sala com lareira ecológica

A lareira ecológica feita em casa é segura, desde que seja usada e montada corretamente. 

Para te ajudar, separamos as principais dicas que você deve conhecer: 

  • Sempre verifique a posição do vento antes de posicionar sua lareira caseira, tanto para ambientes internos como externos. As grandes correntes de ar podem causar movimentação repentina da chama ou avivamento repentino e espalhar a chama para outras superfícies combustíveis;
  • Nunca toque ou mova sua lareira enquanto ela estiver quente;
  • Não deixe a lareira ecológica acesa quando não tiver ninguém por perto, principalmente dentro de casa;
  • Atenção com crianças ou pet, e sempre vigie de perto quando for usar a lareira ecológica;
  • Sempre acenda a lareira com um acendedor;
  • Não use roupas largas quando for acender a lareira, para não correr risco de incêndios;
  • Não use a lareira em ambientes fechados e sem circulação de ar, pois há alto risco de intoxicação por monóxido de carbono;
  • Não deixe materiais inflamáveis a menos de 1 metro de distância da chama; Cortinas e tecidos devem ser mantidos a distância mínima de 2 metros da chama;
  • Prateleiras e outros móveis devem ficar a 1,5 metro do queimador;
  • Não fume enquanto estiver manuseando o combustível para abastecimento;
  • Quando for abastecer a lareira, é fundamental que não exista mais nenhum indício de fogo na lareira. Use uma tampa para abafar a latinha e só depois coloque mais álcool;
  • Não manuseie o fogo enquanto toma bebidas alcoólicas;
  • Quando terminar de usar a lareira, tampe o queimador para apagar o fogo.

Agora você já sabe como ter a sua sala com lareira ecológica e como usar esse equipamento de forma segura? Siga a Madesa no Instagram e receba mais dicas e inspirações de decoração! Para mais conteúdos inspiradores, continue acompanhando o nosso blog

E ainda, se você quer conferir móveis que combinam perfeitamente com a sua sala, acesse nossa Loja e encontre o item perfeito para você!