A sala é um dos ambientes mais essenciais em qualquer lar, sendo um lugar de conforto, refúgio e tranquilidade. É ideal para receber visitas e desfrutar de momentos de relaxamento, como assistir a um filme, por exemplo. 

Por isso, é importante ter um bom planejamento para que o espaço seja, além de bonito e agradável, prático e funcional

Deixar a sala de estar chique e elegante vai muito do gosto pessoal de cada um — mas, com algumas dicas, fica mais fácil adicionar praticidade e imprimir muita personalidade.

Continue a leitura e aproveite!

Quais móveis usar na sala?

Afinal, o que colocar na sala além do sofá? Para responder a essa pergunta, é preciso entender o que é mais prático e funciona na sua rotina. Ou seja, quais móveis e itens não podem ficar de fora do espaço?

Ao identificar suas necessidades, é crucial considerar o tamanho do ambiente, pois além de interferir no modelo de cada peça, também definirá quais itens não são prioritários. .

Veja abaixo uma lista com os principais móveis para sala de estar que separamos: 

  • Sofá;
  • Bancos ou poltronas;
  • Mesa de centro;
  • Mesas laterais;
  • Rack e painel para TV;
  • Estantes altas;
  • Puff;
  • Quadros.

Além disso, uma opção que contribui para o resultado final na hora de criar uma sala chique e elegante é utilizar diferentes propostas na parede. Uma ideia é a aplicação da boiserie – técnica que consiste em painéis decorativos de madeira que revestem parte das paredes, trazendo um ar clássico aos interiores.

As pinturas e molduras nas paredes dão um charme a mais ao ambiente. Você pode explorar essa possibilidade e fazer diferentes combinações com os itens decorativos que já fazem parte do ambiente.

Só tome cuidado para não sobrecarregar os espaços — dependendo do estilo escolhido, investir em texturas pode trazer mais equilíbrio. Alguns exemplos são a madeira, metal e tecidos como veludo, que adicionam profundidade e elegância. 

A dica, aqui, é sempre manter a harmonia e a leveza no cômodo, trazendo um ar de sofisticação e aconchego – tudo o que uma sala de estar chique precisa. 

Como escolher móveis de qualidade?

Na hora de escolher o seu móvel, é importante entender que existem diferentes materiais de fabricação, como MDP e MDF, e cada um deles possui as suas particularidades. 

A Madesa, por exemplo, trabalha com o MDP — conhecido por sua resistência, sendo uma excelente escolha para móveis que exigem suporte e estabilidade — e o MDF, que oferece uma superfície uniforme e lisa, ideal para acabamentos mais detalhados e sofisticados.

Por isso, para garantir a durabilidade e qualidade do seu móvel, além de beleza e requinte, tenha em mente as suas necessidades e características do seu ambiente.

Leia também: MDP ou MDF: qual o melhor? Entenda as diferenças!

Como decorar ambientes grandes e pequenos

Existe uma diferença quando o assunto é decorar espaços amplos e compactos. Algumas estratégias simples garantem a sensação de amplitude em cômodos pequenos, por exemplo. 

E tudo isso é possível através da escolha dos móveis e da decoração: o que deixa tudo ainda muito mais prático, né?

Acompanhe algumas sugestões:

Sala grande

Se você conta com uma sala grande, aqui vai uma super dica para você se inspirar e colocar em prática: brinque com composições. 

A vantagem de espaços amplos é justamente essa, você consegue ter uma liberdade muito maior para incluir na decoração, colocando mais informação no ambiente, sem maiores preocupações. 

Diferente de uma sala pequena, onde a grande quantidade de coisas acaba poluído, e até mesmo sufocando, o conforto do cômodo – prejudicando a movimentação.

Salas pequena

Como já mencionado, em uma sala pequena é necessário priorizar a circulação. Assim, menos informação é a chave do sucesso. Caso contrário, você corre o risco de deixar sua sala parecendo ainda menor. 

Uma sugestão para quem quer ter uma sala chique pequena é usar cores claras, que são muito indicadas para ampliar o ambiente. Se preferir dar um toque especial à proposta, é possível gerar um contraste com cor escura como, por exemplo, entre uma parede e um sofá.

Qual o melhor estilo para sala de estar chique?

Se você está se perguntando como deixar sua sala mais elegante, saiba que existem ambientes clássicos e mais modernos, tudo varia conforme a sua preferência. 

Por isso, trouxemos aqui o conceito de cada um para que você possa garantir a melhor escolha no seu lar. Confira alguns dos estilos mais requisitados:

Clássico

O estilo clássico vem marcando muitos lares brasileiros. A proposta é, justamente, trazer a harmonia nos detalhes. 

Esse décor valoriza a elegância e o refinamento, geralmente apostando em elementos tradicionais e atemporais, como móveis de madeira e uma paleta de cores suaves e neutras — o que traz uma sensação de acolhimento.

Moderno

Esse estilo é marcado por uma abordagem mais minimalista e funcional. Nesse caso, o visual clean entra em cena e ganha total destaque. 

Linhas limpas, formas geométricas e cores neutras com algum contraste são ótimos para trazer modernidade ao ambiente. Móveis com design contemporâneo, com acabamento em metal ou vidro dão uma sensação de espaço aberto e arejado.

Clássico + Moderno

Já pensou em reunir o melhor dos dois estilos? Saiba que é perfeitamente possível. Fazendo um mix entre o clássico e o moderno, você consegue criar um ambiente chique e muito elegante. 

Uma ideia é incluir elementos que marcam o estilo clássico, incluindo o uso de estampas na decoração e o moderno, com a exploração das linhas retas nos elementos decorativos.

Caso queira conferir mais sugestões de estilos, leia a matéria: Quantos tipos de decoração de casa existem?

Quais são as melhores cores para sala chique?

Em ambos os estilos, as cores têm um papel importantíssimo — são elas que possibilitam diferentes sensações no ambiente e, em uma sala de estar chique e elegante, nada melhor do que escolher uma paleta de cores que desperte sentimentos de tranquilidade e aconchego. 

Mas, muita calma! Os sentimentos não precisam ficar limitados. Cada morador deve pensar no que funciona melhor no cômodo. Unir bons móveis e planejamento de distribuição com cores que ornam com os demais itens é a chave para a sala chique perfeita. 

Na sala de estar, as principais cores geralmente são as neutras e claras, que geram leveza e elegância, como por exemplo:

  • Branco;
  • Cinza claro;
  • Amadeirado claro;
  • Bege.

Dicas de acabamento para a sala

Além de conhecer os estilos, é importante saber quais acabamentos são indispensáveis para deixar uma sala chique e elegante. Aqui, separamos os itens certeiros, que dão conta dos detalhes para trazer todo o charme ao ambiente.

Tapetes

Item que contribui para garantir ainda mais aconchego ao cômodo, o tapete deve ser escolhido com calma e atenção. Existem modelos para todos os estilos: desde cores, texturas, formatos e tamanhos.

Avalie as medidas disponíveis e considere a proposta decorativa geral do ambiente. Assim, o tapete será o complemento perfeito para garantir a elegância completa na sua sala. 

Cortina

Além do tapete, a cortina também é peça essencial para garantir total conforto na sala chique. Porque ninguém merece assistir a um filme, por exemplo, e os reflexos externos impedirem a sensação de uma atmosfera confortável no cômodo, concorda?

Por isso, escolha um modelo que cumpra o papel necessário, seja para bloquear a luminosidade por completo, ou para suavizar os efeitos da luz, auxiliando, também, na decoração da sua sala. 

Iluminação

E por falar em iluminação, além da luminosidade natural, as luminárias vão auxiliar a dar um toque de elegância no cômodo. Sua sala pode ficar ainda mais chique com a presença da iluminação certa.

Você pode optar por peças mais neutras, como os spots, e destacar algum ponto específico do espaço ou, ainda, ousar mais e apostar em um belo lustre. 

Ah, e não se esqueça de unir essas sugestões com as dicas específicas para cada tipo de decoração e tamanho do cômodo! 

E se agora você está procurando móveis chiques e elegantes para a sala de estar, acesse a nossa loja e encontre tudo de melhor para o seu lar! Também não deixe de continuar a leitura do nosso blog, que sempre recheado de novidades para você criar espaços incríveis na sua casa.