Organizar guarda-roupa pode parecer uma tarefa cansativa e um tanto polêmica. Isso porque esse processo pode acabar virando uma verdadeira bagunça, com mudança de objetos, entre outras coisas.

Contudo, com a maneira certa, toda essa organização acaba se tornando uma tarefa simples e divertida. Mas afinal, como fazer esse processo de organização?

Para responder essa e outras perguntas, separamos as principais dicas que vão ajudar você na hora de organizar todo o seu armário. Acompanhe o conteúdo até o final e confira abaixo!

Você pode ler também: Quarto com closet pequeno: confira 5 dicas para ter um!

Importância de organizar guarda-roupa?

Na hora de deixar seu ambiente confortável e acolhedor, saiba que a organização dos móveis, principalmente do guarda-roupa, faz toda a diferença. Isso porque, você consegue ter um cômodo mais espaçoso e cuidado.

Além disso, com o armário em ordem, você gastará menos tempo na hora de procurar por uma peça de roupa ou objeto. Já que é possível saber onde está cada item do seu dia a dia.

Você também consegue ver quais roupas não usa mais, assim, podendo fazer doações para quem mais precisa. Esses são um dos principais benefícios em organizar seu guarda-roupa.

Qual a melhor forma de organizar guarda-roupa?

Na hora de organizar seu armário, é importante se atentar a algumas dicas indispensáveis, que não podem faltar durante esse processo. Contudo, não existe uma regra para isso, a ideia é feita de forma prática e simples.

Abaixo, você confere algumas dicas, que vão tornar essa tarefa mais divertida e prática quando for colocar em ordem seu armário. 

Como organizar guarda-roupa de maneira correta?

Organize tudo do zero

O primeiro passo para deixar esse processo mais prático é retirar todas as roupas do seu guarda-roupa. Dessa forma, você consegue organizar seu armário do zero, separando por categoria, tipo de roupas, entre outros.

Apesar de parecer trabalhoso, esse formato vai ajudar bastante na hora de otimizar seu tempo e organização do armário. Além disso, essa primeira etapa é fundamental para ajudar nos próximos passos.

Separe roupas por tipo

A outra dica é organizar suas roupas por tipo. Por exemplo, se tiver peças mais delicadas ou de cores iguais, agrupe por sua determinada categoria. Dessa forma, fica mais fácil escolher durante o seu dia a dia.

Como no armário, também são guardados acessórios, como bolsas, cintos, você também precisa levá-los em consideração. Então, deixe separado a área das bolsas com as bolsas, além dos produtos de higiene pessoal.

Compre cabides 

Durante esse processo de organização, você pode abusar dos cabides para guardar suas roupas. Contudo, é importante destacar que existem peças específicas, onde é possível guardar da melhor forma. 

Esse acessório é essencial na hora de liberar mais espaço no seu guarda-roupa. A recomendação é utilizar roupas mais pesadas, como calças jeans, casacos, até mesmo blusas sociais ou blazer.

Você também pode apostar em itens pequenos e leves, para evitar que se percam no seu armário. Entre eles, é possível guardar cintos, gravatas, cachecóis, bolsas e muitos outros.

Além disso, os cabides são um dos itens indispensáveis para o seu armário, principalmente por oferecer praticidade ao seu dia a dia. Com ele, suas roupas evitam ficar amassadas, no qual não precisa gastar tempo usando o ferro de passar.

Escolha um lugar certo para cada muda de roupa

Depois de organizar todas as suas roupas, separar peça por peça, o próximo passo é garantir um lugar fixo. Ou seja, você precisa definir um lugar para cada categoria de roupa, como calças, tops, entre outros.

Dessa forma, você também consegue otimizar seu dia a dia, facilitando ainda mais na procura das suas roupas. Isso porque, é possível saber onde está aquela calça, jaqueta, camisa e até mesmo a bolsa.

Utilize caixas organizadoras

Outro elemento importante para garantir a ordem do seu guarda-roupa são as caixas organizadoras. Elas se tornaram bastante populares entre muitos profissionais de organização.

Elas são essenciais para guardar objetos pequenos, assim, evitando se perder no móvel. Saiba que você pode fazer a sua própria, utilizando latas de biscoito, caixas de presentes, entre outras embalagens. Mas afinal, o que guardar nelas?

  • Maquiagens;
  • Bijuterias;
  • Organizar lenços, gravatas e echarpes; 
  • Toalhas e lençóis;
  • Entre outros.

Identifique as gavetas

Outra maneira de deixar seu guardar roupa em ordem é utilizar suas gavetas da melhor forma, principalmente na hora de usar meias e peças íntimas. Então, basta etiquetar cada uma para conseguir identificar o que há em cada uma delas.

Dobre as suas roupas de forma otimizada

Na hora de dobrar suas roupas, veja qual é a melhor forma para o seu modelo de guarda-roupa. Existem diferentes maneiras, por exemplo, se você quer mais espaço, é possível dobrá-la e fazer um rolinho.

Dessa forma, é possível organizar seu guarda-roupa, além de garantir mais espaço no móvel para outros itens.

Viu só como organizar guarda-roupa é mais simples do parece ser? Basta seguir essas dicas, com uso de caixas organizadoras, cabides, entre outras, para conseguir otimizar da melhor forma o espaço do seu armário.
Com essas dicas, você consegue organizar guarda-roupa da melhor forma e garantir um ambiente organizado. Agora, aprenda aqui a como escolher o guarda-roupa perfeito para um quarto de apartamento pequeno.