Ficar perto do verde da natureza, mesmo que seja no seu lar, é um verdadeiro privilégio, e existem diversas formas de garantir isso. Entre elas, podemos citar a construção de um jardim de inverno na sala, que possibilita esse benefício a você.

No entanto, para conseguir aproveitar o espaço da sua casa ou apartamento, é necessário se atentar a alguns pontos. Isso porque, existem plantas indicadas para o ambiente interno, além de outros fatores na hora de montar seu espaço agradável.

Para ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas, separamos algumas dicas, que vão ajudar você a construir seu jardim  de inverno na sala. Acompanhe o conteúdo até o final e aproveite!

Leia também: Dicas de decoração para jardim gastando pouco.

Tendências 2023: o que é decoração biofílica?

A decoração biofílica é uma forma inovadora de aplicar o design de interiores, dando vida a ambientes internos para moradores que amam o contato com a natureza. Em tradução literal, biofílico significa amor à vida. 

Ou seja, essa tendência é um estilo de design e decoração que privilegia a decoração através da criação de paisagens naturais. Essa prática tem inúmeros benefícios para aqueles que experimentam habitar esse ambiente.

E o que é um jardim de inverno?

O jardim de inverno, ou jardim interno, como também é conhecido, é uma forma de cultivar plantas e árvores dentro do seu lar. Além disso, é como se fosse uma espécie de estufa, no qual se originou em países frios

No Brasil, a prática se tornou bastante popular, podendo ser utilizada até mesmo em regiões tropicais. Dessa forma, casas pequenas ou mesmo moradores de apartamentos, conseguem trazer um pedaço da natureza aos seus lares fazendo um jardim de inverno na sala pequeno.

Além disso, existem vários espaços que podem ser aproveitados para o jardim de inverno, como varanda, corredores, entre outros. Isso vai depender bastante de onde você deseja trazer essa atmosfera natural.

Mas a sala com certeza é a aposta certa, já que é o cômodo central da casa.

Jardim de inverno na sala: quais tipos posso ter?

Antes de você conhecer as principais dicas para montar o seu jardim de inverno na sala, é fundamental saber quais são os tipos possíveis. Isso porque, baseado nessa etapa, os moradores conseguem ter noção do que desejam nos seus lares. 

  • Jardim de inverno vertical: essa opção é perfeita para quem deseja um ambiente mais próximo, como nas paredes, trazendo diversos benefícios à sua decoração
  • Jardim de inverno aberto: se a sua ideia é deixar as plantas mais livres pela casa, essa opção é perfeita. Isso porque, não precisa ter um apoio ou espaço exclusivo para o seu cultivo;
  • Jardins de inverno para espaços pequenos: essa opção é para quem deseja otimizar seu espaço, podendo aproveitar ambientes esquecidos, como embaixo da escada, mesas, entre outros.

Esses são os principais jardins que você precisa conhecer para poder dar os próximos passos na sua criação. Lembrando que esses modelos não são um padrão, é possível montar um ambiente conforme a sua necessidade.

Você pode até misturar estilos de decoração, para trazer mais personalidade ao seu ambiente. Dessa forma, é possível criar um cantinho com a sua cara, além de proporcionar conforto, segurança e aconchego para um jardim de inverno simples na sala. 

Dicas para montar um jardim de inverno na sala:

Agora que você já conhece os tipos de jardins de inverno, o próximo passo é conferir as 4 dicas que separamos. Dessa forma, é possível montar um ambiente agradável da melhor maneira, além de trazer a natureza para o seu lar.

1-Defina o melhor espaço na sala

Na hora de criar seu jardim de inverno na sala, uma das primeiras coisas que você precisa se atentar é o espaço disponível. Isso porque ele precisa ser montado em um lugar adequado, por conta das espécies escolhidas, além de outros fatores.

2Escolha as plantas

A escolha das espécies é um dos principais fatores que você precisa dar atenção. Isso porque, não é qualquer planta que sobrevive aos ambientes internos, existem específicas para isso.

Por isso, na hora de escolher, é aconselhável consultar um especialista, ou mesmo estudar mais sobre o assunto. No entanto, trouxemos algumas espécies de plantas, perfeitas para montar seu jardim de inverno na sala. Confira! 

  • Samambaia;
  • Orquídea; 
  • Espada-de-são-jorge;
  • Bromélias;
  • Suculentas;
  • Cacto;
  • Palmeiras;
  • Begônia;
  • Flor-de-maio;
  • Rosa do deserto;
  • Jade;
  • Carpete dourado;
  • Planta fantasma;
  • Lírio da paz;
  • Sansevieria.

Essas são as principais plantas que você pode utilizar em um jardim de inverno na sala, pois são perfeitas para ambientes internos. No entanto, existem outras opções que também oferecem conforto e tranquilidade ao ambiente.

A dica é estudar um pouco mais sobre as espécies, assim, é possível escolher as que mais combinam com você e atendem suas necessidades.

3-Confira a iluminação

Apesar das plantas serem ideais para ambientes internos, você precisa se atentar para a iluminação do seu jardim de inverno na sala. Existem algumas especiais que necessitam de luz, porém, outras são menos resistentes à iluminação forte.

Por isso, é fundamental dar atenção à iluminação que será utilizada na sala, pois essa questão também influencia bastante no seu conforto e de toda a sua família. 

Invista em móveis

Geralmente, um jardim de inverno na sala não precisa contar com muitos móveis, apenas o essencial para você aproveitar o ambiente e relaxar. Então, se sobrar espaço, invista em bancos, mesinhas e até mesmo em cadeiras.

Dessa forma, você consegue garantir a comodidade, além de deixar o ambiente aconchegante e social para as suas visitas. No entanto, para trazer harmonia ao espaço, é importante se atentar às combinações dos móveis.

Isso porque, esse ambiente precisa estar em equilíbrio com os outros cômodos da casa. Então, na hora de escolher, analise todo o ambiente, veja quais são os móveis, as cores das suas paredes, entre outros pontos.

Viu só como um jardim de inverno na sala traz diversos benefícios ao seu lar? Com ele, você consegue se aproximar da natureza, além de deixar o seu ambiente mais bonito, saudável e relaxante nesta época do ano

Inverno mais bonito é com a Madesa

Curtiu o conteúdo? Esperamos que sim! Nós, da Madesa, sempre procuramos trazer as melhores dicas, para deixar seu ambiente mais confortável.  Continue acompanhando o nosso blog para mais dicas de inverno e fique antenada sobre as tendências da estação! Não esqueça que todos os produtos citados você encontra em nossa loja. Até a próxima!