Depois de um ano desafiador, muitos brasileiros têm buscado aliar qualidade e economia em suas compras. Então, se você está em busca de opções de ceia de ano novo simples e barata, você chegou ao lugar certo. 

Para oferecer uma boa experiência de jantar de final de ano para a família não é preciso gastar muito. Pense nos convidados, familiares e amigos e tente trazer, através dos pratos simples e de uma decoração personalizada, elementos que relembrem o quanto é importante estar na companhia deles. 

A comida, as bebidas e a decoração são muito importantes, mas nada é mais significativo do que estar reunido com pessoas que amamos  e que têm um grande papel  em nossas vidas.

Usando a criatividade e optando por pratos e uma decoração simples, porém agradável, a sua ceia de réveillon, sem dúvidas, será especial. Confira nossas dicas sobre o tema e inspire-se neste final de ano! 

O que fazer para ceia de Ano Novo com pouco dinheiro?

Uma ceia de ano novo simples e econômica deve ser preparada com receitas fáceis e que levam poucos ingredientes, desde a entrada até a sobremesa. Torradas e patês, saladas para ceia de ano novo, pratos com carnes baratas, arroz à  grega, e frutas, são ingredientes básicos e que podem ser transformados em pratos deliciosos.

Para garantir a economia na hora da compra, lembre-se de fazer a cotação dos ingredientes e de alguns itens da decoração em diferentes lugares, e compare os preços.

Entradas simples e econômicas

Aperitivos são sempre bem-vindos! Com a função de abrir o apetite e preparar os convidados para os próximos pratos que virão, são as entradas que marcam a descontração e animam a conversa em uma ceia de ano novo simples e barata.

Opte por carnes mais baratas

Escolha entre as carnes de menor preço, como a de porco, frango e peixes. Capriche nos temperos naturais que darão ainda mais sabor à carne. O visual do prato também garante o sucesso, por isso, capriche!

Invista em acompanhamentos simples e baratos

O arroz à grega é saboroso, colorido e deixa a mesa alegre. As farofas também são de fácil preparo e acompanham bem as carnes. 

Saladas de folhas, de lentilha ou uma maionese de batatas com legumes também são acompanhamentos simples e eficazes.

Faça você mesmo a decoração

Aposte na sua criatividade e decore o ambiente utilizando materiais que você já possui e que possam ser reaproveitados  depois. Dê um toque familiar à recepção, sua família e convidados vão amar.

Aposte nas frutas

As frutas são excelentes para uma ceia de ano novo simples e barata. São opções frescas e leves, e podem ser aproveitadas nos pratos salgados, doces ou mesmo servidas frescas. Além disso, ainda podem ser utilizadas na decoração.

Veja a seguir algumas opções de receitas de ano novo para uma ceia  simples e barata:

Cestinha recheada

Nesta versão de cestinha recheada, você pode utilizar uma massa pronta de pastel, que apresentará uma crocância a mais para a entrada. 

Os ingredientes básicos são: massa de pastel, tomate picado a gosto, palmito a gosto, tempero com ervas e sal, queijo ralado e azeite, também a gosto. Os discos da massa podem ser assados em forminhas de cupcake e, uma vez frios, espalha-se o recheio.

Tilápia assada

Nesta receita, o peixe é preparado inteiro. Faça pequenos cortes no peixe todo e tempere-o com limão, alho, pimenta-do-reino e sal. Os cortes facilitarão que o tempero penetre melhor à carne

Deixe o peixe marinar por uma noite e depois asse com legumes. Na hora de servir, este prato, por si só, já chama a atenção. O peixe inteiro decorado com legumes trará ainda mais beleza à sua ceia de ano novo

A dupla: arroz e farofa

O arroz à grega faz muito sucesso e, além do sabor, é uma receita de ceia de ano novo simples e barata, feita com ingredientes que geralmente  temos em casa: arroz, cebola, alho, cenoura, pimentões vermelho e amarelo, uva passa, milho verde, ervilha e cheiro verde.

A outra protagonista desta dupla de acompanhamentos é a farofa. Então, que tal uma farofa de cebolas fácil e muito crocante? Veja os ingredientes: óleo, manteiga, cebolas, farinha de mandioca e sal a gosto. O segredo é dourar a cebola no óleo e na manteiga e, em seguida, misturar a farinha e o sal.

Salada de frutas

Essa é uma sobremesa coringa, fácil de fazer e que combina com a ceia de Ano Novo, pois é leve e bem refrescante. E o preparo consiste apenas em picar as frutas. Veja essa sugestão: abacaxi, banana, mamão, uvas, suco de laranja e suco de limão. Mas, você pode adicionar outras frutas do seu agrado e de seus convidados.

Capriche na decoração

A festa de ano novo é um momento de alegria, renovação e glamour. E você mesmo pode fazer uma decoração que transmita essa tradição de forma simples, barata e criativa. Trouxemos algumas ideias, aproveite-as: 

  • Velas com lentilhas: Em forminhas de metal, posicione a vela no centro de cada uma delas. Depois, preencha o espaço restante da forminha com lentilhas. Essa decoração prática vai enfeitar sua mesa e atrair boa sorte;
  • Bolas coloridas: As bolas que foram usadas na decoração de Natal podem compor a decoração do ano novo. Organize-as em recipientes de vidro transparente e espalhe pela sala;
  • Flores e mensagens: Surpreenda os convidados montando arranjos de flores brancas e fixe neles mensagens de amor, otimismo, esperança e sorte;
  • Mural de fotos: Você pode elaborar um mural de fotos, que exibe momentos marcantes entre você e seus familiares e amigos, no ano que finda;
  • Balões dourados: Essa decoração de ano novo não pode faltar! Deixe-os flutuando no ar, enchendo-os com gás hélio;
  • Mesa do ano novo: A decoração principal da festa. Combine cores temáticas, como prateado e branco ou dourado e branco. Aproveite os enfeites natalinos para fazer o centro da mesa.

Como posso deixar minha ceia mais elegante, apesar de simples?

Em uma ceia de ano novo simples e barata você pode economizar nos pratos, mas, mesmo assim, a recepção e a noite podem ser elegantes e aconchegantes

Então, escolha um lugar bem especial para a mesa da ceia, com boa iluminação, pois a decoração estará centrada nela, portanto, capriche nos detalhes. Você pode usar elementos como velas, arranjos de flores, taças e os seus melhores talheres e louças. 

Use travessas e recipientes bonitos para compor a mesa e monte os pratos com o máximo de capricho.  Além da mesa ficar bonita, a comida se torna ainda mais apetitosa. Todo mundo fica com água na boca! 

Outra dica super importante é montar uma mesa separada para colocar a comida da ceia, liberando mais espaço na mesa principal para suas decorações e também para deixar os convidados mais confortáveis e livres durante a ceia de ano novo.

Por fim, além do branco tradicional, aposte em enfeites de cor prata, dourado e azul, que dão um ar de sofisticação ao ambiente. Para a contagem regressiva, duas ideias: a primeira, utilizar bexigas comuns brancas e enumerá-las de 1 a 10, para que sejam estouradas, e a segunda é colocar, em um aparador, diferentes relógios analógicos para simbolizar o momento. 

Lembre-se: não é preciso gastar muito para oferecer um momento especial. São os pequenos detalhes que farão a diferença!

Na Madesa o seu ano novo é mais feliz

E então, gostou das nossas ideias para a ceia de ano novo simples e barata? Esperamos que sim. Elas são exemplos práticos de como é possível aliar economia, praticidade e beleza em datas tão importantes como o ano novo. 

Além de apostar em receitas fáceis para o ano novo, reinvente-se, crie e abuse de materiais que você possa reciclar, deixando tudo com muita personalidade e identidade. 

Dessa forma, o preparo de uma ceia de ano novo simples e barata terá o mesmo valor simbólico e qualidade do que as demais. E lembre-se: estar reunido em família com alegria, saúde e paz é a tônica da noite. 
Para mais conteúdos como esse, continue acompanhe o Blog da Madesa e fique por dentro das últimas dicas sobre datas comemorativas, decoração, móveis e muito mais!