Assistir a um filme ou a uma série é sempre a escolha certa para descontrair e se divertir em família. Em tempos em que as pessoas estão preferindo cada vez mais buscar entretenimento dentro de casa, criar uma sala de cinema residencial nunca foi tão interessante.

Melhor ainda é criar essa experiência e aproveitá-la no conforto que o seu lar já possui, incrementando-o para que fique com cara de cinema particular. Pensando nisso, por que não soltar a criatividade e apostar nessa tendência?

Para te ajudar nessa missão, selecionamos 7 dicas de decoração e funcionalidade para você colocar a mão na massa e criar sua própria sala de cinema residencial. Confira já!

1 – Garanta uma boa TV e som

O primeiro item essencial para fazer o seu cinema em casa é a televisão. Opte por um modelo com boa resolução e, se possível, com tela grande.

 Em relação ao som, o home theater é a escolha completa, mas pode ser substituída por caixas de som tradicionais. 

Caso não queira investir em uma TV, pode arriscar sem medo em um projetor, que é uma solução mais em conta e ainda oferece uma tela do tamanho que você quiser, além de ser portátil, podendo ser utilizado em outros cômodos da casa, como o quarto. 

Mas lembre-se: quanto mais clara a parede de fundo, melhor será a qualidade da projeção!

Além disso, o tamanho da tela precisa ser compatível com o ambiente, pois mesmo criando uma sala de cinema residencial simples, a visibilidade da tela tem muito impacto na experiência, não sendo interessante colocar uma tela grande em um ambiente muito pequeno, por exemplo.

2 – Tenha sofás  Puffs e Futons confortáveis

Para assistir a um filme, nada melhor do que desfrutar do aconchego da sua sala de estar. Por isso, seja a sua sala de cinema residencial pequena ou grande, você pode incrementar o sofá com almofadas e mantas, deixando-o ainda mais confortável. 

Pensando em uma proposta mais descontraída, uma boa saída é investir em puffs e futons, que conferem um toque a mais de estilo para o ambiente, além de serem muito práticos. Você pode usar a criatividade para criar composições divertidas de cores e estampas!

3 – Invista em um Rack Painel para TV

Mais um item que não pode faltar para garantir o sucesso da sua sala de o cinema residencial é a escolha do móvel ideal. 

Você pode optar por um rack para colocar a TV, um modelo de rack com painel independente ou apenas um painel de TV.  Tanto faz a sua escolha, o que importa é que a TV esteja bem acomodada numa altura confortável.

Caso opte pelo rack, veja o tamanho ideal para combinar com o ambiente e que suporte a TV. A Madesa tem uma ótima opção com o Rack Londres! Se for um painel, não esqueça de colocar na posição certa para que fique agradável.

4 – Não esqueça da iluminação

Quando for pensar em um ambiente, é primordial planejar a iluminação, seja ela natural ou artificial. Assim, principalmente no seu cinema caseiro, opte por cordões de luz de LED, que trazem sensação de aconchego para o espaço. 

Você também pode colocar essa iluminação em torno da TV ou da projeção, destacando ainda mais a tela e trazendo mais profundidade para a sala. 

Na janela, as cortinas com blecaute isolam totalmente a entrada de luz na janela, remetendo àquele aspecto familiar de sessão de cinema, independente do horário.

5 – Crie uma decoração

Se, com as dicas de TV, sofá e iluminação, você já conseguiu criar um espaço interessante, chegou o momento de pensar na decoração! 

Essa é a parte em que você pode ousar e deixar tudo do seu jeito. Uma dica legal é investir em objetos temáticos dos seus filmes prediletos, como quadros, almofadas, action figures, porta pipoca, etc

Ainda, usando alguns nichos de parede, ou o próprio rack da televisão, você consegue expor os objetos escolhidos, agregando ainda mais estilo à  sua sala. O importante é inovar sem sair de casa e abusar do bom gosto!

6 – Capriche nos petiscos!

Nenhuma sessão de cinema estará completa sem a famosa pipoca. Você pode ir além do tradicional e preparar outras guloseimas gostosas, como batata rústica, brigadeiro de colher, bolo de caneca, s’more, etc. Para acompanhar, refrigerante ou chocolate quente caem muito bem. 

Caso queira uma proposta mais refinada, fondue com vinho é uma ótima ideia. O limite é a criatividade (e a sua fome)! 

7 – E se o quintal virasse uma sala de cinema?

Em uma noite de verão, quem nunca teve vontade de fazer do seu quintal uma sala de cinema?

Essa experiência está aí para provar que uma sala de cinema residencial de luxo pode não ser tão atrativa quanto a simplicidade de assistir um filme à luz de velas no gramado da área externa de casa.

Sendo assim, para criar um ambiente romântico, aconchegante e muito original, saiba aproveitar o espaço do seu quintal com um projetor de sua preferência, luzes bem distribuídas e um lugar confortável recheado de almofadas para deitar!

E aí, gostou das nossas dicas de decoração caseira para montar o seu cinema em casa? Confira mais no nosso Blog e siga acompanhando as novidades nas nossas Redes Sociais