As salas de jantar têm recebido cada vez mais a atenção dos consumidores, por se tratar de um ambiente receptivo onde gostamos de estar acompanhados de pessoas do nosso círculo social. Dessa forma, a escolha da mesa para esse ambiente é fundamental!

Além disso, esse cômodo é o centro das atenções para um almoço ou jantar formal, ou ainda casual. Então, cada vez, mais a sala de jantar merece ser projetada com auxílio de móveis de qualidade.

E com a ideia de poder te auxiliar nesse processo de escolha da mesa de jantar ideal, sugerimos algumas indicações a serem seguidas. 

Mesa para sala de jantar pequena: saiba como escolher 

A sala de jantar é um dos ambientes preferidos pelas pessoas, mas para que ela se torne aconchegante e funcional, algumas escolhas serão necessárias. 

Escolha o tamanho da mesa

Para melhor conforto, é necessário que, ao redor da mesa, mantenha-se circulação de 70 cm (no mínimo). Então, meça o espaço que será utilizado para escolher a peça que mais se encaixa ao seu ambiente.

As mesas retangulares, que falaremos adiante, se encaixam em vários ambientes. Já as quadradas, são indicadas para ambientes compactos, enquanto as redondas necessitam de um espaço mais amplo. Portanto, a escolha não é tão simples assim.

Escolha o formato da mesa

A mesa retangular é mais proveitosa para ambientes maiores, devido sua linearidade e profundidade, acomodando bem famílias maiores.

Enquanto a mesa redonda tem a vantagem de não possuir quinas para ambientes com crianças, além de ser excelente para estimular a interação e o diálogo durante as refeições. No entanto, esse formato requer um espaço maior. 

As mesas quadradas são bem aproveitadas também, visto que elas têm uma boa distribuição de utensílios, dando acesso a fácil dos objetos a todos. E por ser facilmente “encaixável”, essa peça ideal para ambientes compactos.

Escolha a quantidade de cadeiras

A quantidade de cadeiras a ser escolhida poderá variar conforme o formato da mesa, o tamanho do ambiente e espaço de circulação, sempre necessitando o cuidado para não sobrecarregar o ambiente, nem causar aperto aos convidados. 

Nesse caso, tenha em mente o formato do móvel desejado para escolher corretamente a quantidade de cadeiras que irá adicionar:

  • Retangulares: de 2 até 6 cadeiras;
  • Quadradas: de 2 até  4 cadeiras;
  • Redondas: de 2 até 4 cadeiras.

Como aumentar a amplitude da sala de jantar pequena?

Existem alguns truques que podem ajudam dar a sensação de amplitude ao ambiente, isso inclui a sala de jantar. Para tornar o espaço visualmente maior, é preciso selecionar muito bem as cores da decoração, considerar o uso de espelhos e posicioná-los de forma estratégica, além de selecionar a iluminação que mais tem a ver com a sua intenção.

Use cores claras 

A escolha de uma parede mais clara, com cores nudes, pode tornar o ambiente com um visual mais amplo, enquanto as cores escuras tendem a diminuir o espaço visualmente. 

Além disso, tenha em mente que trabalhar com uma boa iluminação também interfere no processo visual do ambiente. Sendo assim, quanto mais iluminado, maior sensação de amplitude.  

Posicione o espelho estrategicamente

Espelhos bem posicionados em fontes de luz natural ou artificial podem causar a sensação de amplitude visual, isso porque eles interferem na percepção da luminosidade e do espaço ao redor.

Ao refletir a luz natural ou artificial, os espelhos duplicam a informação visual. Isso, de certa forma, “engana” o cérebro, que interpreta a luz refletida como proveniente de outra fonte, expandindo a percepção do espaço.

E para escolher o modelo ou formato ideal, você poderá usar a criatividade e a decoração já presente no espaço. Se você tem um ambiente pequeno, por exemplo, lembre-se que o espelho estreito, quando posicionado nas paredes laterais, também pode expandir o cômodo. Porém, existem diversas outras opções para ter em mente:

  • Horizontais: ampliam a largura do cômodo;
  • Quadrados: transmitem a sensação de organização e amplitude;
  • Redondos ou ovais: suavizam cantos e criam pontos focais interessantes.

Utilize iluminação adequada

Trabalhe também a luminosidade do ambiente. Acima da mesa de jantar, por exemplo, você poderá colocar um pendente, valorizando assim o móvel. E para os demais objetos, como aparadores e balcões ao redor da mesa, é interessante utilizar spots. Já para adornos e quadros, podemos usar a iluminação direcionada. 

Além disso, a tonalidade da iluminação também deve ser considerada. A luz amarela dá mais aconchego ao ambiente, enquanto a luz branca é mais fria, ideal na hora de estudar e trabalhar, por facilitar o foco e a concentração. 

Para melhores resultados, você poderá utilizar tanto a lâmpada branca e amarela alternadas.

Cliente Madesa:  @eu.ape.34
Cliente Madesa:  @eu.ape.34

Confira 5 modelos de conjunto para sala de jantar pequena para te inspirar

Além de escolher a mesa de jantar ideal para o seu ambiente, também é extremamente importante pensar na compra das cadeiras, tendo sempre em mente o conforto e a praticidade.

Por isso, separamos algumas opções que podem ser exatamente aquilo que você está buscando para a sua sala de jantar. Dentre elas, o conjunto Havana, Vivi, Débora, Gabi e Ciça, que você só encontra na Madesa!

1. Conjunto Sala de Jantar Evelin com Mesa Quadrada e 4 Cadeiras

O Conjunto Sala de Jantar Evelin com Mesa Quadrada e 4 Cadeiras é uma ótima solução para ambientes modernos, sua elegância e praticidade dará um aspecto clean ao seu cômodo.  

Os móveis rústicos, na cor creme, podem trazer a sensação de modernidade e elegância ao ambiente. Já os amadeirados podem deixar o espaço aconchegante e mais tradicional.

Conjunto Sala de Jantar Evelin com Mesa Quadrada e 4 Cadeiras
Conjunto Sala de Jantar Evelin com Mesa Quadrada e 4 Cadeiras

2. Conjunto Sala de Jantar Vivi com Mesa Quadrada e 2 Cadeiras 

O conjunto sala de jantar Vivi com mesa quadrada e 2 cadeiras, que você encontra na Madesa, é ideal para ambientes menores, em que a circulação está mais comprometida.

Com uma linda composição de elementos que não saem de moda e a partir de um design rústico e tradicional, você trará mais elegância ao seu ambiente.   

Conjunto sala de jantar Vivi com mesa quadrada e 2 cadeiras
Conjunto sala de jantar Vivi com mesa quadrada e 2 cadeiras

3. Conjunto Sala de Jantar Alexis com Mesa retangular e 6 Cadeiras

O Conjunto Sala de Jantar Alexis com Mesa retangular e 6 Cadeiras deixará seu ambiente sofisticado e clean, e o tampo de vidro e madeira trará um ar de leveza na sua sala de jantar. 

Por conta do formato da mesa, sua sala parecerá maior. Além disso, o formato retangular é fácil de posicionar sem ocupar muito espaço, deixando ambiente mais sofisticado.

Conjunto Sala de Jantar Alexis com Mesa retangular e 6 Cadeiras
Conjunto Sala de Jantar Alexis com Mesa retangular e 6 Cadeiras

4. Conjunto Sala de Jantar Anaju com Mesa quadrada e com 4 Cadeiras 

O Conjunto Sala de Jantar Anaju com Mesa quadrada e com 4 Cadeiras é ideal para ambientes mais compactos, tem um design moderno devido ao design das suas linhas e bordas.

Além disso, suas cadeiras possuem encosto almofadado, o que é ótimo para acomodar as costas, além de beleza e ergonomia. Por fim, os assentos estofados proporcionam mais conforto para as atividades do dia a dia.

Conjunto Sala de Jantar Anaju com Mesa quadrada e com 4 Cadeiras
Conjunto Sala de Jantar Anaju com Mesa quadrada e com 4 Cadeiras

5. Conjunto Sala de Jantar Ciça com Mesa Quadrada e 2 Cadeiras

O conjunto sala de jantar Ciça com mesa quadrada e 2 cadeiras é uma opção mais clássica para a sua sala de jantar, isso por conta do design das cadeiras. Entretanto, a coluna quadrada, vista abaixo do tampo de vidro, dá um ar contemporâneo ao ambiente.

Além disso, o tampo de vidro deixa o ambiente mais clean, combinando estética, praticidade e durabilidade para as tarefas do seu cotidiano.   

Conjunto sala de jantar Ciça com mesa quadrada e 2 cadeiras
Conjunto sala de jantar Ciça com mesa quadrada e 2 cadeiras

A importância de uma boa composição na sala jantar 

Com as informações mencionadas, esperamos facilitar a escolha da mesa e dos outros móveis que irão compor sua sala de jantar. Lembre-se sempre que, antes de fazer a compra, é preciso medir o espaço onde cada peça será colocada.

Escolha também o modelo de mesa ideal para a sua sala, considerando o formato, estilo de decoração e luminosidade. E, para garantir um móvel durável, saiba onde escolher produtos que não sejam apenas bonitos, mas também tenha qualidade.

E na Madesa, nos preocupamos em oferece o melhor ao seu cômodo; desde a escolha da matéria-prima, com madeiras de florestas renováveis, até o conforto e prazer em receber pessoas em sua casa, oferecemos móveis de alta durabilidade, elegância e praticidade.

Com essas informações, esperamos tê lo ajudado! Se você gostou deste conteúdo, continue acompanhando o blog para mais dicas e inspirações para toda a casa!