Todos os espaços da casa são importantes e possuem características próprias, que podem ser expressadas pelos móveis que escolhemos para decorá-los. Então, se a primeira impressão é a que fica, os móveis para hall de entrada devem ser adequados à proposta desse ambiente, uma vez que ele é o cartão de visita da casa.

Os móveis certos podem representar tudo o que necessitamos para termos um lar feliz e moderno. Mas, não podemos esquecer da funcionalidade e harmonia necessárias dentro desse espaço. Por isso, neste conteúdo, traremos dicas de móveis para hall de entrada para você acertar na decoração deste ambiente. Acompanhe!  

Como criar um hall de entrada?

O hall de entrada é a recepção de uma casa. Junto à porta ou entrada principal, o hall tem a função de acolher e servir quem chega e sai. Esse espaço precisa ser funcional no dia adia, mas também deve cumprir um papel estético importante. Por isso, a decoração de hall deve ser pensada seguindo alguns passos básicos.

O espaço será para as visitas ou para a família?

É preciso definir se o hall de entrada será exclusivamente para as visitas ou também para a família. Essas duas propostas demandam funcionalidades e decorações diferenciadas. Como ele é o primeiro contato com a casa, ele diz muito sobre os seus moradores. 

Assim, se o hall de entrada é para a família, preste atenção à decoração que pode incluir objetos e móveis que falem um pouco dessas pessoas. Afinal, ele pode ser mais do que um lugar onde penduramos bolsas e casacos.

Se é também para as visitas, vale a pena mesclar parte da decoração que torne o seu hall de entrada funcional e pessoal, mas encantador e organizado ao mesmo tempo, para criar um ambiente acolhedor.

O que é funcional ao entrar em casa?

O hall de entrada, para ser funcional, precisa que os móveis e decoração atendam as necessidades dos moradores e, sempre que possível, das visitas. Então, escolha móveis e itens decorativos que, além de tornarem o ambiente agradável e charmoso, sejam funcionais.

Pensando nisso, uma dica de móveis para hall de entrada pode ser não só a sapateira para colocar na porta de entrada, por exemplo, como também a iluminação, que cumpre um papel muito importante na funcionalidade deste espaço, além de espelhos

Porta-chaves e pequenos cabideiros também são essenciais para que a família deixe os seus pertences ao chegar da rua em suas casas em busca de descanso.

Quanto espaço você tem para aproveitar?

Algumas casas possuem um cômodo específico destinado aos móveis para hall de entrada. Porém, em outros casos, uma área da sala é reservada para que funcione como hall. 

Portanto, o projeto de decoração e dos móveis desse espaço precisa estar integrado ao quanto de espaço você possui para isso. Tudo isso deve ser otimizado para adequar-se ao restante dos cômodos, sem interferir negativamente na circulação  da casa.

O que fazer com hall pequeno?

Algumas pessoas podem pensar que é difícil elaborar um projeto de decoração com móveis para hall de entrada pequeno. Mas, isso é possível, pois alguns truques de decoração podem ser utilizados nesse ambiente para ampliar visualmente o espaço, além de trazer mais conforto e funcionalidade para a casa.

Espelhos decorativos são peças coringa na decoração de ambientes pequenos. Mantenha a base do hall de entrada em uma tonalidade clara, que, combinadas com espelhos, darão a sensação de amplitude do espaço. 

Móveis para hall de entrada: quais são e como usar?

Cabideiros, sapateiras, bandejas, mesas de centro, espelhos e tapetes  são algumas opções de  móveis para hall de entrada indispensáveis e funcionais. Isso porque, a preocupação com a limpeza e organização da casa após o contato com a rua aumentou muito entre as pessoas, principalmente após a pandemia. 

Outros principais móveis para hall de entrada são estante, banco, aparador, puff, banquetas, prateleiras, além de outros itens de decoração, como plantas, porta-retratos e muito mais. 

Muita gente não entra mais em casa com os sapatos que estava usando na rua. Então, a sapateira no hall de entrada é fundamental para organizar os calçados, para que não fiquem jogados pela casa e a limpeza do lar seja mantida. 

Cabideiros

Existem cabideiros super versáteis que servem para acomodar bolsas, casacos, chaves, guarda-chuva e até mesmo máscaras, tão usadas durante a pandemia. Esse móvel é essencial para manter a casa organizada, além de ser um acessório super prático para pendurar objetos na correria do dia a dia.

Estante

Se o seu hall de entrada tiver espaço, uma estante pequena pode ser bem aproveitada, amparando alguns livros ou outros objetos como chaves, porta-retratos e plantas. Existem diversas opções de estantes que fazem o papel de outros móveis como sapateiras, prateleiras e até mesmo, cabideiros. 

A Estante Escada da Madesa é uma opção moderna e de muita personalidade para decorar o seu hall de entrada, por exemplo.

Banquinho, banqueta ou puff

Eles promovem o conforto dos moradores e visitas para calçarem os sapatos. Ainda mais nesses novos tempos, em que muitas pessoas passaram a deixar os calçados logo na entrada de casa.

Aparador

Indispensáveis e úteis, caso você tenha espaço, o aparador é um móvel para hall de entrada que faz a diferença. Ele é essencial para apoiar objetos, papéis, itens de decoração ou o que mais você precisar.

Dicas para hall de entrada espaçoso e elaborado

Um hall de entrada espaçoso pode receber mais mobiliário, uma decoração mais glamourosa, ou até mesmo virar uma pequena sala de estar, com poltronas e mesas redondas no seu centro. Por isso, se você tiver espaço, invista em aparadores, peças de design, esculturas e quadros

Como elementos decorativos aposte em frisos, cores diferenciadas e puxadores imponentes. Para um ar intimista e aconchegante use plantas, livros e revistas. 

Quanto ao estilo, pode ser desde o clássico com peças antigas, até o contemporâneo com a presença de mobiliário de linhas retas ou vidro na decoração. As cores são um passo fundamental para a decoração e a iluminação faz toda a diferença, no estilo e funcionalidade.

Dicas para hall de entrada simples

Apesar de simples, um hall de entrada precisa ter: 

  • Ganchos e suportes que são elementos multiuso e extremamente práticos para o dia a dia, para pendurar sacolas e casacos, entre outras coisas;
  • As prateleiras que podem ajudar na organização e na decoração;
  • Caixas e cestos são úteis e decorativos, e podem servir para armazenar objetos sem atrapalhar a circulação no local;
  • Espelhos são  essenciais pois impacta na decoração e dão a sensação de amplitude, além de serem muito utilizados pelas visitas e moradores;
  • A iluminação é ponto de destaque na decoração, aposte em luminárias e abajur, ou vinda diretamente do teto.

Hall de entrada para apartamento pequeno

Ambientes pequenos ganham charme e funcionalidade com móveis pequenos que otimizem o espaço. Você pode apostar numa prateleira que faça o mesmo que o aparador. Essa peça, por ser mais compacta e suspensa, amplia visualmente o espaço e libera o piso.

Você também pode utilizar um cesto multiuso ou banco armazenado embaixo da prateleira capaz de armazenar guarda-chuvas e sapatos. Um porta-chaves pode fazer o papel de cabideiro para peças mais simples, e algumas plantinhas ou porta-retratos são suficientes para decorar o local.

A Madesa se preocupa com o seu conforto

O hall de entrada precisa transmitir boas vindas a quem chega. Nele, são bem-vindos móveis e decoração para que essa mensagem seja percebida, assim que as pessoas o acessem. Deixe que as escolhas da decoração expressem o seu estilo e personalidade. Para isso, aposte na sua criatividade, e cuide para que a harmonia entre os ambientes seja mantida.

Proporcione a esse espaço organização, bem-estar, aconchego e beleza através dos móveis que melhor expressam esses sentimentos e cabem no local. Não é preciso muito para trazer conforto e acolhimento para esse ambiente. 

E aí, gostou das nossas dicas sobre móveis para hall de entrada? Então, continue acompanhando o Blog da Madesa e transforme a sua casa com a gente!