Você já se pegou procurando por aquele sapato preferido, mas não encontrou? Pois é! A organização dos calçados requer uma atenção a mais, principalmente quando não há um lugar apropriado para eles. Por isso, é importante conhecer os modelos de sapateira ideais, para evitar que essa tarefa se torne um tanto complicada.

Saiba que a sapateira é um dos móveis mais versáteis e funcionais que você pode ter. Com ela, fica super fácil organizar os calçados, sem deixá-los espalhados pela casa. Além disso, é a peça mais prática para encaixar em diversos ambientes da casa. Mas qual é o modelo ideal para o seu lar?

Então, para você não sair sem essa resposta, separamos dicas de ouro que vão lhe ajudar a escolher a sapateira perfeita. Vamos lá?

Saiba como escolher o melhor modelo de sapateira

Existem diversos modelos de sapateira, desde os mais tradicionais até os mais modernos e práticos. A funcionalidade do móvel permite que você crie possibilidades infinitas!

Além disso, dá para utilizar a sua sapateira na decoração de casa. Quer saber como? A Madesa vai dar uma mãozinha para você! 

Material da sapateira

Sabia que existem modelos de sapateira feitos até de metal? Isso mesmo! Por isso, é importante dar atenção ao material do móvel, por conta de muitas questões. Entre elas, está a decoração do seu ambiente, para deixar tudo bem harmônico. Confira os materiais que podem entrar aqui:

  • Madeira;
  • Metálico;
  • Plástico.

É claro, você também pode optar pelo seu preferido, conforme o seu estilo. A recomendação é escolher um material mais robusto, que proporciona maior resistência e durabilidade à sapateira. 

Geralmente, os modelos de sapateira feitos de madeira ou material metálico são os mais duráveis. Então, fica a dica!

Medidas e tamanho

Caso você não tenha muito espaço ou queira montar uma sapateira do seu estilo, dê atenção às medidas. Faça a medição do local onde o móvel será instalado, assim, é possível escolher o modelo ideal com muito mais tranquilidade – sem ter o trabalho de trocar, caso não encaixe no local. 

Existem muitos modelos de sapateira que deixam o ambiente super harmônico e confortável. 

Organização e aproveitamento do espaço

Saiba utilizar bem o espaço da sua casa. Se existe um cantinho da casa sobrando, você pode aproveitá-lo da melhor forma – garantindo total aproveitamento. Muitos modelos de sapateira oferecem ainda mais praticidade, além de compor perfeitamente a sua decoração. Então, qual seria o mais indicado?

E nada melhor do que saber onde está o seu sapato, principalmente se você estiver atrasado. Por isso, na hora de utilizar a sapateira, deixe os calçados mais utilizados no dia a dia na parte acessível do móvel, facilitando a sua rotina. 

Qual é o melhor modelo de sapateira: aberta ou fechada?

Provavelmente, você já deve ter se deparado com modelos de sapateiras com calçados expostos, certo? Existem dois tipos de sapateiras principais: a aberta e a fechada. Mas qual é a melhor opção? Bem, a escolha vai depender bastante do seu gosto e da forma que prefere guardar os sapatos. 

Se você quer algo mais decorativo, deixando os sapatos mais visíveis, opte por um modelo aberto. Dessa forma, o seu móvel, e os calçados, vão compor a sua decoração de casa. Agora, se a sua preferência é algo mais reservado e clean, opte pela sapateira fechada. São diversos modelos que seguem essa proposta.

Você pode usar a sua criatividade à vontade na hora de organizar seus pertences! 

Qual o melhor lugar da casa para colocar uma sapateira?

E onde você pode colocar uma sapateira? Um dos principais locais da casa para esse móvel é o hall da entrada, principalmente por conta da pandemia da Covid-19. No entanto, é importante planejar bem o local de instalação. 

Como as sapateiras se tornaram um móvel bastante versátil e funcional, é possível colocá-las em várias partes da sua casa. 

  • Embaixo da escada;
  • Quarto;
  • Banheiro; 
  • Sala.

Há diversos modelos de sapateira para você organizar seus calçados, facilitando até na hora de escolher. Por ser um móvel bastante útil dentro de casa, trouxemos essas dicas incríveis para lhe ajudar. O mais importante é escolher uma opção que consiga atender suas necessidades e preferências

Então, para não errar na escolha do seu modelo de sapateira, vamos recapitular alguns pontos: dê atenção às medidas, otimização do espaço, material, entre outros detalhes. Após isso, é só caprichar na organização e decoração! 

Gostou do conteúdo? Compartilhe com a gente qual foi o modelo que fez brilhar os olhos. 

Saiba que você pode se inspirar em outros modelos de sapateira em nosso Pinterest. Acesse a Loja Madesa e confira as melhores opções desse móvel. 

Leia também: 5 móveis essenciais para a casa nova.