O que é decoração vintage?

0
Sala de estar decorada com estilo vintage, cheia de elementos antigos e cores características.

A decoração vintage vem conquistando muitos corações e lares. Mas, você sabe de onde surgiu esse termo e quais são as suas características? Hoje vamos responder suas dúvidas sobre o assunto e dar dicas de como criar uma ornamentação incrível. Confira!

O que é decoração vintage?

Para entender o que é esse estilo, primeiro você precisa saber de onde o termo surgiu.

A palavra vintage vem do inglês, que significa algo como “antigo”, de boa qualidade. Por muito tempo o termo era utilizado para indicar as melhores colheitas de uva e identificar as safras boas. Aos poucos, a expressão começou a ser utilizada também pelo mundo da moda, arquitetura e design.

O estilo de ornamentação vintage busca resgatar elementos das décadas de 20 a 60. Normalmente, as peças costumam ser de valor elevado, já que, na maioria das vezes, são originais da época e possuem alta qualidade, mas um bom garimpo em feirinhas ou lojas especializadas podem lhe trazer peças únicas, por um bom preço.

Alguns dos principais itens usados neste estilo de decoração são os móveis. Esses mobiliários como porcelanas, cristais, luminárias e eletrodomésticos também costumam ser mais procurados.

Como surgiu esse conceito?

A palavra vintage começou a se ressignificar quando os ramos de moda e decoração passaram a usá-la. Desde então, o termo passou a ser usado para falar sobre o ato de resgatar peças antigas, como os ladrilhos, móveis e itens de enfeitamento em geral.

As peças deste modelo de decoração costumam ter uma paleta de cores características de cada época e estilo. Atualmente, a ornamentação transmite um ar de personalidade e de estilo para o ambiente, agregando sofisticação para os locais.

Como criar um ambiente vintage?

Gostou desse estilo de decoração mas ainda não faz ideia de como começar? Não se preocupe! Separamos algumas dicas incríveis que vão te ajudar nessa missão. Confira!

1. Procure com a família
Um dos principais locais que você pode procurar é na casa da sua família. Sabe aquela geladeira antiga colorida que você tanto queria, que sua vó não vai usar mais? Ou aquele aparelho de som que só está pegando pó? Pode ser que você só ache esses itens lá!

Você pode encontrar itens incríveis na casa dos seus familiares. Por isso, sempre procure nesses locais primeiro, principalmente pela história que a peça deve ter com os seus familiares.

2. Feiras e antiquários
Estes locais vão ter muitos artefatos que podem cair perfeitamente com o ambiente que você sonhou. Aposte em feiras para buscar por itens menores, como objetos de enfeitamento, e busque móveis maiores em antiquários, como cômodas, penteadeiras, rádios antigos e muito mais.

Para facilitar na escolha, você também pode optar por alguma década específica. Por exemplo: década de 30. Busque por elementos deste período e foque neste estilo. Sua busca será muito mais assertiva e fácil.

Confira inspirações de decoração vintage em nosso Pintrest e comece a aplicar na sua casa. 😉

E aí, ficou claro para você o que é decoração vintage? Visite nosso blog para conhecer novas dicas e ficar por dentro das tendências desse universo!

Você também pode se cadastrar no nosso site e receber todas as nossas novidades! Aproveite!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, compartilhe seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui