Você sabia que existem 7 tipos de cozinha considerados principais? Dentre a americana, linear, em L, em U, com ilha, com penísula ou paralela, cada uma pode contar com dicas de otimização e decoração de acordo com suas particularidades.

Conhecer os tipos de cozinha também pode ser fundamental na hora de tomar decisões em reformas, ou mesmo quando se está em busca de uma nova casa ou apartamento para morar.

Para te ajudar a entender as principais diferenças entre elas, assim como suas vantagens e pontos a se considerar para a escolha, continue a leitura!

Quais são os tipos de cozinha?

De maneira geral, os principais tipos de cozinha são a cozinha americana, a cozinha linear, a cozinha em L, em U, com ilha, com península e cozinha paralela. A principal diferença entre elas está na disposição de itens essenciais ao uso do cômodo, como bancadas, mesas, armários, utensílios e até mesmo o espaço disponível para preparo de alimentos. 

Por esse motivo, inclusive, a escolha pelo estilo de cozinha durante uma reforma ou para a escolha de um novo lar deve ser feita com cautela! 

Se você não sabe ou ainda tem dúvidas sobre essas diferentes propostas e layouts, confira os próximos parágrafos e anote nossas dicas!

1. Cozinha Americana

A cozinha americana é um dos tipos de cozinha mais encontrados nas casas brasileiras.  Sua principal característica é integrar-se a outros ambientes da casa (como a sala de estar ou jantar) sem abrir mão de divisões fundamentais para a delimitação entre os espaços.

Para integrar a cozinha americana à sala de estar ou jantar é preciso que haja uma divisão entre esses ambientes: ela deve ser feita com uma meia parede, uma bancada, uma ilha gourmet ou a própria mesa de jantar, por exemplo. 

Atualmente, a cozinha americana é uma das soluções mais usadas para a otimização do espaço, principalmente em apartamentos, proporcionando a integração das pessoas e criando, assim, um ambiente agradável e otimizado.

2. Cozinha linear

Como seu nome indica, a cozinha linear conta com uma configuração reta. Ela é distribuída em apenas um lado do ambiente, fazendo com que o fogão, a pia e a geladeira estejam alinhados em uma mesma bancada ou parede. Em alguns casos, esse modelo também pode ser integrado à lavanderia. 

A cozinha linear é uma boa opção para as cozinhas pequenas, estreitas ou longas. É muito utilizada em apartamentos, pois, ao aproveitar ao máximo o espaço, reduz a ocupação de espaços desnecessários. 

Como suas dimensões são menores, é preciso prestar atenção às questões de organização e otimização de espaço para garantir um melhor conforto. Quer ver como a cozinha linear funciona na prática? Inspire-se na cozinha Madesa da linha Lux

3. Cozinha em L

A cozinha em L recebe esse nome por causa do seu formato: nela, todos os elementos da cozinha (armário, geladeira, pia e fogão) são distribuídos em balcões, bancadas e paredes que formam ângulos de 90º.

Diferente dos tipos de cozinha anteriores, a cozinha em L é indicada para espaços grandes, mas também se ajusta bem aos ambientes pequenos. Isso acontece porque o seu layout pode se adaptar aos mais diversos tipos de espaço — desde que exista espaço disponível para a adaptação dos eletrodomésticos entre duas paredes nesta angulação.

Nesse tipo de cozinha, a ideia é criar uma sequência lógica das tarefas. Assim, a posição dos objetos é importante para facilitar o cotidiano, por exemplo: primeiro a geladeira, depois o forno, o fogão e, por último, a pia. Inspire-se na cozinha Madesa Agata de canto!

4. Cozinha em U

Assim como a cozinha em “L”, a cozinha em U também recebeu esse nome pelo formato: seu layout ocupa três paredes adjacentes, formando um desenho parecido com a letra “U”. Esse formato pode distribuir equilibradamente a pia, o fogão, a geladeira e os armários.

O modelo é ideal para cômodos de tamanho entre médio e grande, que permitam um corredor entre armários e eletrodomésticos. Isso porque, por conta de seu layout, este é um dos tipos de cozinha que, para melhor fluidez no fluxo da cozinha, precisa de espaço!

5. Cozinha com ilha 

A cozinha com ilha é um dos tipos mais sofisticados, geralmente contando com uma ilha de pedra ou madeira central — considerada um elemento multifuncional. As ilhas podem ser posicionadas no centro da cozinha, permitindo a realização de tarefas em diferentes pontos da cozinha.

Elas podem ser adaptadas aos diferentes tipos de uso em cada casa, mas, para criar um ambiente confortável, é necessário que a ilha da cozinha tenha um vão livre de pelo menos 70 cm das demais bancadas e paredes do ambiente. 

Esses modelos de cozinha possuem uma estética linda, tornando-se um destaque visual da casa. Por isso, se você tem espaço para aplicar uma cozinha com ilha sem atrapalhar a circulação do ambiente, aposte nesta opção!

6. Cozinha com península

A cozinha com península consiste em um espaço que conta com um balcão solto, utilizado para diversos tipos de afazeres na cozinha. Ele pode se conectar a uma parede ou a uma bancada, por exemplo, fazendo com que o espaço seja otimizado — e sem ocupar o mesmo espaço que uma ilha central ocuparia, por exemplo.

Por sua versatilidade, a península pode atuar como um elemento definidor de espaço, o que a torna uma escolha acertada para a integração de ambientes em pequenos apartamentos. 

Ainda, pode ser utilizada para refeições rápidas, no auxílio do preparo de receitas, ou, ainda, para compartilhar drinks e petiscos com os visitantes enquanto acontece o preparo do jantar.

7. Cozinha paralela

A cozinha paralela é um dos tipos de cozinha que ocupa duas paredes opostas para a distribuição dos eletrodomésticos e armários. Nela, estes elementos são dispostos lado a lado em ambas as paredes. O ideal, aqui, é concentrar a pia e o fogão no mesmo lado e os armários e geladeira no lado oposto.Ela pode significar um projeto bastante eficiente e funcional, representando uma boa escolha para ambientes menores, estreitos e longos. 

Conte com a Madesa!

Como você pôde ver até aqui, a cozinha da sua casa pode ter diversos tipos de layout e maneiras de dispor os eletrodomésticos, móveis e utensílios. Por isso, deve saber da importância de apostar em funcionalidade, praticidade e design. 

Aqui na Madesa,somos apaixonados por cozinhas e trabalhamos sem parar para oferecer modelos elegantes, funcionais e de qualidade para cada cliente. Não à toa, por aqui, possuímos diferentes tipos: cozinhas completas para os espaços maiores, opções compactas, módulos, prateleiras e até mesmo projetos de cozinha personalizados! Acesse nosso site e confira todos os tipos de cozinha disponíveis!