Se a sua casa não é grande, sabemos como é importante aproveitar todos os espaços disponíveis — porém, pode ser um pouco desafiador saber como utilizar e decorar esses espaços. Um dos lugares geralmente esquecidos na maioria das casas que têm mais de um andar é a parte embaixo da escada. 

Saber usufruir de cada cantinho é a palavra de ordem na busca pela otimização de espaço e uma oportunidade de transformar a decoração da sua casa, criando algo único. Pensando nisso, a Madesa separou algumas dicas de ouro para te ajudar a personalizar esse espaço e ainda usar a escada como complemento na decoração da sua casa. Confira!

Um degrau por vez: o que você precisa saber sobre o espaço embaixo da escada

Antes de iniciar a busca por itens ou objetos para compor a decoração daquele espaço embaixo da escada, considere alguns pontos. Confira!

Entender qual o seu objetivo

A resposta para essa questão pode ir para vários caminhos, afinal, você pode querer muitas coisas: apenas ocupar um espaço vazio, criar um novo ambiente, montar um espaço para guardar coisas, trazer mais verde para a casa montando um cantinho para as plantas. 

Então, a nossa primeira dica é: defina as suas intenções com o espaço embaixo da escada. De que forma pretende usá-lo?

Respeitar as medidas

Esse é outro ponto essencial! Tire as medidas do espaço embaixo da escada. Tenha a altura, largura e profundidade registradas. Esse tipo de informação ajudará no momento em que você for escolher os itens de decoração e assim você saberá o que cabe ou o que não cabe nesse espaço. 

Se for seu desejo usar o espaço embaixo da escada para criar um ambiente de leitura, por exemplo, mas a altura não for adequada, talvez você precise repensar no tamanho da poltrona ou repensar toda a decoração imaginada. Então, tenha essas informações acessíveis para criar uma decoração certeira e evitar frustrações. 

Use a escada a seu favor

Sim, é isso mesmo que você leu: use a escada a seu favor. Já que o espaço utilizado é embaixo da escada, por que não criar uma decoração que também envolva o design da escada?

Valorize o estilo dela, os detalhes da estrutura, dos materiais dos quais ela é feita. Se tiver degraus em madeira, opte por objetos e itens que deem mais vida a esse material. Pense em uma decoração que case com o estilo da sua casa e da escada. Inclua a escada nos planos de decoração.

5 dicas para decorar embaixo da escada

Já deu pra notar que há várias dicas para utilizar o espaço embaixo da escada, né? Agora, confira de que maneira este ambiente pode ser aproveitado, conforme o perfil e as preferências dos moradores da casa.

1. Cantinho da leitura/biblioteca

Se você sonha com uma biblioteca ou um espaço para leitura, esse cantinho embaixo da escada pode ser a oportunidade que você estava procurando. Dependendo do tamanho disponível, você pode embutir algumas prateleiras e estantes para os livros, acrescentar uma poltrona e criar um espaço incrível. Essa também é uma ótima maneira de chamar a atenção para a sua coleção de livros. 

2. Local para armazenamento

Outra opção para o espaço embaixo da escada é torná-lo um local de organização e armazenamento. Você pode instalar um armário com algumas gavetas, que pode ser um móvel embutido mais simples ou algo mais elaborado, com puxadores diferentes ou cores que combinem com a decoração do restante do ambiente e pronto! Você tem mais um espaço para guardar o que você precisar. 

3. Jardim dentro de casa

Quer incluir um toque de natureza na sua decoração? Então, que tal reservar aquele espaço embaixo da escada para colocar seus vasos? Escolha plantas e flores que não precisam de muito sol ou rega, adicione alguns banquinhos, prateleiras e vasos de tamanhos diferentes e outros objetos que você acha que podem combinar com a decoração. 

Em alguns casos, é possível até incluir pequenas luminárias ao redor da própria estrutura da escada, agregando ainda mais no design desse cantinho. Solte a criatividade!

4. Home office

A modalidade de trabalho home office cresceu muito desde a pandemia e muitas pessoas aderiram a esse novo jeito de trabalhar full time e para isso, tiveram que encontrar dentro das suas casas o lugar ideal para montar seu escritório. Se você está com problemas para se alojar dentro de casa, uma ideia é usar aquele espaço vazio embaixo da escada. 

Tire as medidas, e aposte no básico: uma mesa de apoio que caiba suas ferramentas do dia a dia, uma luminária de mesa e uma cadeira confortável. 

Se o espaço disponível for ainda maior, vale investir em uma mesa embutida, acrescentar algumas prateleiras ao redor e escolher alguns objetos, pequenos vasos, livros e outros objetos para enfeitar seu espaço. 

5. Bar/adega

Se você curte um bom drink ou vinho, e volta e meia faz festas e eventos em casa, uma boa pedida é transformar o local embaixo da escada em um barzinho ou adega. Se o espaço não for grande, é possível acrescentar um aparador para apoiar algumas bebidas. 

Caso seja viável, crie algo mais estruturado com um móvel planejado, incluindo armários, gavetas, uma pequena adega para as garrafas de vinho, com espaço para armazenar outros utensílios relacionados, como copos, taças, abridores, entre outros.  

Essas são apenas algumas sugestões para você implementar no seu espaço disponível e trazer mais funcionalidade e beleza para a sua casa, mas existem outras ideias que também podem funcionar, como: transformar o espaço embaixo da escada em uma mini lavanderia, cantinho para o seu pet ou um local para guardar brinquedos das crianças. 

Tudo depende do que você acha que funciona melhor para esse ambiente, o espaço disponível e as necessidades da casa. Adicione a sua personalidade, a decoração que faz mais sentido e o resultado será incrível. 

E se você gostou deste conteúdo e quer ler mais informações sobre decoração e como deixar a sua casa cada vez melhor, continue acompanhando outros posts do Blog Madesa