Há tempos, a sala tornou-se um verdadeiro refúgio, no qual podemos relaxar e renovar as energias. E quem não quer uma sala de TV aconchegante para chamar de sua? Grande ou pequena, é possível decorá-la de diferentes formas, pensando no aconchego que esse ambiente é capaz de oferecer. 

Este é um ambiente de descanso e entretenimento. Por isso, sua decoração precisa expressar essa paz e funcionalidade. No conteúdo de hoje, a Madesa vai trazer dicas para deixar esse espaço moderno e aconchegante. 

Acompanhe a leitura!

Como deixar a sala de TV mais aconchegante? 

Alguns fatores influenciam nas sensações que esse ambiente pode trazer, como: iluminação, cores dos móveis, a organização da mobília, entre outros. Descubra como planejar uma sala de TV aconchegante com as nossas dicas: 

Iluminação

Um ambiente que traz aconchego pede por uma iluminação mais suave, como a luz natural. Para isso, spots, arandelas ou outro tipo de luz direta ou indireta nos cantos são excelentes. Ainda, abajures ou luminárias de piso deixam o ambiente bastante acolhedor.

Cores

As cores vão complementar a atmosfera do espaço, deixando a sala mais confortável. Por isso, use tons neutros, como bege, marrom e cinza, que estão associados à sensação de conforto. 

Texturas

Aposte em texturas diferentes em elementos decorativos, como em almofadas e almofadões macios, tapetes felpudos, mantas, tudo o que o tato possa apontar como “agradável ao toque”. Essa estratégia é ótima para evidenciar a sensação de conforto e comodidade.

Livros

Os livros são sempre bons companheiros. Por isso, que tal organizar uma pequena biblioteca na sua sala de TV aconchegante? Além de preencher espaços vazios, os livros são um convite ao relaxamento. 

A Madesa também possui estantes escadas incríveis no tamanho ideal para sua mini-biblioteca. Clique aqui e conheça a estante escada da Madesa.

Televisão

A distribuição dos móveis vai influenciar muito no clima do espaço. E como a televisão é a estrela deste ambiente, é preciso posicioná-la corretamente. Para isso, aposte num dos painéis da Madesa que são lindos e decorativos.

Valorize o bem estar da natureza

Coloque plantas e pedras, por exemplo, para trazer frescor e bem estar ao ambiente. Prefira móveis de madeira, que nos conectam à natureza. Os racks da Madesa vão trazer à sala comodidade e muito bem estar.  

E quais são os tipos de decoração para esse cômodo?

Atualmente, diferentes estilos para sala de TV aconchegante estão em alta, e podem trazer um clima charmoso e clean para o ambiente. 

São possíveis diversas combinações, então, a seguir, vamos falar de alguns estilos de decoração mais utilizados para a sala de TV:

Estilo escandinavo 

O estilo escandivo tem como foco o minimalismo, a funcionalidade e a claridade nos ambientes, favorecendo a iluminação natural e elementos em tonalidades neutras, como branco, bege e cinza.

Os móveis sempre em madeira ou com elementos de madeira que agregam conforto aos ambientes. 

Os objetos decorativos são sempre alegres, coloridos, mas mantém o ambiente “limpo”. A Madesa possui racks, estantes e painéis que se encaixam perfeitamente no estilo escandinavo. Não deixe de conhecer!

Decoração industrial

A decoração industrial está ligada ao desenvolvimento sustentável, e é uma ótima opção para quem busca uma sala de TV aconchegante. Suas peças possuem um caráter mais rudimentar, e fiações e vigas aparentes complementam esse estilo. Os acabamentos, no entanto, poderão camuflá-los ou fazê-los ainda mais chamativos. 

Concreto e tijolo nas paredes são bem vindos, por isso é preciso escolher o acabamento certo para agregar suavidade ao ambiente. 

Móveis com acabamento em aço, ferro e madeira são os preferidos. Os racks da Madesa são ideais para os itens decorativos que precisam ser em inox, ferro e materiais reciclados. 

Decoração rústica

O estilo rústico resgata o contato com a natureza e traz uma forma mais simples de viver. Essa decoração traz cores terrosas e neutras, como alaranjados, marrons, vermelhos e rosas queimados — cores que aquecem o ambiente e podem ajudar a deixar a sala de TV aconchegante.

O branco, off-white, bege, cinza e até o preto, podem interagir com essas cores em elementos decorativos ou nos detalhes dos móveis. 

A madeira é sempre utilizada na decoração rústica. Ela pode aparecer no piso, revestimentos de parede, peças decorativas e móveis. Conheça os móveis para sala de TV da Madesa na nossa loja!

Como escolher os móveis?

Decorar uma sala de estar requer um bom planejamento. Alguns detalhes essenciais, como respeitar os espaços, apostar em móveis compatíveis com o espaço e não exagerar em cores e adornos, são alguns exemplos. 

Veja algumas dicas que trouxemos de como escolher os móveis para uma sala de TV aconchegante:

Tamanho do cômodo 

Meça o ambiente e faça um esboço no papel de como a deseja, para que os móveis possam ser adequados ao espaço. 

Manter uma boa distância entre os móveis é essencial, facilitando a circulação — mas com cuidado para não espaçar muito, pois isso pode tirar a sensação de aconchego da sala.

A distância correta entre o sofá e a TV também é um ponto essencial, pois evita problemas de cansaço visual. Para cada tamanho de TV é recomendada uma distância:

  • TV de 32 a 40 polegadas = 1,2 a 1,5 metros de distância;
  • TV de 48 a 55 polegadas = 2 a 2,5 de distância;
  • TV de 55 a 65 polegadas = 2,5 a 3 metros de distância;
  • TV com mais de 65 polegadas = distância mínima de 3 metros.

A altura da TV também é muito importante. Ela deve ficar no mínimo a um metro do chão, então é importante prestar atenção à altura do rack. 

O sofá deve ser o mais confortável possível e de acordo com a medida do espaço, respeitando a distância entre os móveis, como já mencionamos. Por isso, é interessante evitar sofás muito estreitos.

Durabilidade e qualidade

Móveis de qualidade e de alta durabilidade são os mais indicados. A Madesa fabrica móveis muito resistentes, e o resultado final são peças de grande durabilidade e que conservam a boa aparência por longos períodos. Além disso, eles são confortáveis e oferecem segurança aos usuários.

E tudo isso agregado ao respeito pelo meio ambiente. A Madesa utiliza matéria prima ecologicamente correta, que colabora com a sustentabilidade, através do seu alto padrão de durabilidade e qualidade.

Precisa de ajuda para renovar sua sala de estar?

Se você está pensando em renovar sua sala de TV para as festas de fim de ano, a Madesa pode te ajudar. Os móveis Madesa são pensados para esses momentos especiais, com qualidade e aconchego. Veja algumas das ideias que trouxemos para te ajudar:

  • Rack Reims com Painel Madesa: essa combinação traz praticidade, qualidade e elegância para o ambiente. Que tal conhecer esse produto com mais detalhes?

A Madesa é assim, presente em todos os melhores momentos do seu lar, transformando espaços em ambientes confortáveis, elegantes e convidativos. 

Não espere mais: agora que você já tem as dicas para uma sala de TV aconchegante e moderna, dê uma espiadinha na nossa loja online e aproveite!