Pensando em ter uma sala de jantar moderna, mas precisa de algumas dicas para criá-la? Não se preocupe, vamos mostrar como é fácil neste conteúdo!

Geralmente, este é o local preferido para reunir a família e amigos para desfrutarem de boas refeições e aquele bate-papo descontraído. Mas, para que esse ambiente fique em destaque, um espaço moderno pode ser o que você precisa.

Ao mesmo tempo que a sala de jantar precisa ser prática, pode ser elegante e contemporânea também. Com móveis, itens decorativos e cores harmonicamente combinados, é possível expressar o seu estilo e personalidade. 

Venha conosco, tire as dúvidas e inspire-se!

Modernidade e funcionalidade andam juntos!

Uma sala moderna também é funcional. E para trazer um ar fresco, funcional e com boa circulação, o segredo está em entender bem o espaço disponível e o tamanho dos móveis, já que isso vai influenciar nas características principais desse estilo. 

Mas não entenda errado: conhecer bem o espaço não quer dizer que ambientes pequenos não possam aderir ao estilo. Você pode ter esse tipo de sala de em diferentes tamanhos e formatos — como opções integradas com a sala de estar.

Em cada um desses, é possível criar um espaço prático e moderno, que vai desde a sala de jantar chique até a simples, considerando o tamanho e a disposição dos móveis, além da escolha dos elementos decorativos.

Como ter uma sala de jantar moderna?

Uma sala de jantar moderna não precisa ser restrita a um tipo de estilo ou decoração. Mas alguns pontos devem ser levados em conta, como conforto, praticidade e boa circulação. 

Veja: 

Defina o seu “moderno”

O que é moderno para você? Qual o estilo que mais gosta? Vai misturar dois deles? Escolha entre eles, e acredite, sua sala de jantar moderna vai fazer sucesso! Veja abaixo, dois estilos que destacamos para você se inspirar!

Minimalismo

Poucos móveis e itens decorativos são a tônica desse décor, com apenas alguns elementos usados como destaque na proposta clean e minimalista. 

Aposte em uma mesa central com cadeiras de estilo simples, em cores pastéis e utilize um quadro e uma planta para dar cor ao ambiente.

Rústico

Esse estilo prioriza os elementos naturais, como a madeira e a pedra. Você pode se inspirar neles agregando modernidade ao utilizar mesas e cadeiras de madeira. 

Opte por móveis de madeira com linhas retas, que trarão a modernidade à sala de jantar moderna que você busca.

Cores e texturas

Para que o ambiente fique bonito e elegante, é importante que as cores sejam usadas harmonicamente. Por exemplo, tons claros nas paredes e texturas, e as cores mais vibrantes podem aparecer nos móveis e decoração, principalmente para ambientes menores. 

Já nos espaços maiores, uma parede em tom mais escuro traz a sensação de aconchego. Lembre-se que as cores devem ser usadas de forma a proporcionar conforto visual. 

Acessórios

E o que não pode faltar numa sala de jantar moderna? Além do conjunto de mesa e cadeiras, o ambiente precisa de elementos decorativos e acessórios, representando um pouco de você e seus gostos. 

Quadros e lustres modernos podem agregar um toque a mais na decoração, por exemplo.

Os buffets e aparadores são móveis que podem auxiliar no momento das refeições, como superfícies de apoio para pratos, talheres e copos, além de sua função de armazenar louças, e utensílios importantes.

O centro de mesa de jantar também pode retratar estilo e personalidade ao ambiente. Aposte em vasos de plantas com arranjos naturais ou artificiais, como suculentas, orquídeas, cactos ou rosas.

Para completar a decoração, utilize um aparelho de jantar moderno, como o quadrado, por exemplo. Na mesa você pode utilizar jogo americano, guardanapo de tecido, ou papel decorado, copos e taças de vidro, que vão deixar o espaço chique e elegante!

E para sala de jantar pequena?

Mesmo em um espaço menor, você pode criar uma sala de jantar moderna simples. Basta escolher móveis de linha reta e que aproveitem todos os espaços disponíveis, otimizando assim o ambiente para organização e decoração. 

Vamos ver as dicas abaixo para ajudar no seu projeto para um ambiente compacto:

Móveis proporcionais

Os móveis devem ser proporcionais sempre, e é preciso ter somente o essencial, sem abrir mão do conforto. A mesa e as cadeiras são principais em uma sala de jantar e, num ambiente menor, o adequado são as mesas de no máximo 4 lugares e redondas, que facilitam a circulação. 

Porém, você pode optar por uma mesa retangular, cadeiras e um banco. E uma dica de ouro: aposte em um espelho para ajudar a trazer amplitude e modernidade ao ambiente.

Cores claras

As cores claras em ambientes menores são mais indicadas, pois trazem a sensação de amplitude. Você pode criar, por exemplo, um ponto de cor na decoração. 

Um aparador de tonalidade mais vibrante, ou eletrodomésticos coloridos são ótimos exemplos, que podem ser complementados com itens decorativos coloridos, uma luminária sobre a mesa, e muito mais — solte a criatividade!

Armazenamento inteligente

A sala de jantar moderna pequena deve priorizar o armazenamento de tudo o que é necessário nesse espaço. Assim, buffets e aparadores são peças funcionais e decorativas. 

O buffet é muito útil, tanto em termos de funcionalidade quanto de estética. Ele serve como superfície para colocar talheres e louças, e ainda adiciona um espaço para guardar os itens importantes.

O aparador é outra peça muito interessante para este ambiente. Útil durante as refeições, serve de apoio para pratos e utensílios. Você encontra aparadores com portas, mas há os modelos de prateleira com adega integrada.

Iluminação

As luminárias e pontos de luz dão um toque especial à sala de jantar. Utilize-as sobre a mesa de forma que componham a decoração do ambiente. 

Confira inspirações com os móveis Madesa!

É claro que a Madesa não ficaria de fora na hora de mobiliar a sua sala de jantar moderna. Conheça alguns de nossos modelos e veja qual combina mais com o seu estilo e espaço disponível: 

Conjunto de sala de jantar Evelin 

O conjunto de sala de jantar Evelin é ideal para ambientes menores, onde todo o espaço precisa ser aproveitado. Ele possui mesa com tampo de vidro, quadrada e com quatro cadeiras, e se adapta muito bem a diferentes estilos. 

A base da mesa em pedestal é mais confortável, permitindo ótima acomodação e praticidade no dia a dia. Além disso, o tampo em MDP é robusto e recebe um vidro incolor sobreposto, que deixa sua sala ainda mais elegante.

Conjunto Geórgia

O conjunto de sala de jantar Geórgia possui tampo de vidro, formato retangular e 6 cadeiras, sendo uma excelente opção para quem tem mais espaço em casa. 

O tampo da mesa é em MDP e possui o topo em pintura preta, com um vidro incolor sobreposto. Já as cadeiras são fabricadas com estrutura em MDP e MDF, contam com encosto e assento estofados com espumas de alta densidade.

Esperamos que você agora tenha tirado todas as dúvidas e se inspirado em nossas dicas! Acesse a loja e confira todas as opções para criar sua sala de jantar moderna.

E caso esteja em busca de mais ideias para a sua casa, continue navegando no blog e veja nossas sugestões para deixar sua casa mais elegante e funcional!