Se o plano é deixar o seu ambiente mais bonito, aconchegante e bem decorado, com certeza você precisa investir em um tapete. Além disso, essas peças também fornecem maior aconchego, e podem chegar até mesmo a trazer um pouco mais de equilíbrio térmico para a sala.

Com diversos modelos, tecidos, cores, estampas e tamanhos, pode parecer desafiador escolher qual o tipo ideal para a sua sala. Por isso, a Madesa vai te ajudar a encontrar o tapete que melhor se encaixa com o seu espaço. Confira!

Antes de escolher o tapete, leve em consideração:

Antes de começar a busca pelo modelo ideal para a sua sala, tente fazer uma análise mais minuciosa sobre o seu espaço. Entender o que fica bom com o restante da decoração, qual o tamanho certo, que tipo de textura e tecido é melhor para a rotina da casa – todos esses pontos precisam ser levados em consideração antes de optar por uma peça.

Então, aproveite 3 dicas que podem te ajudar a começar sua pesquisa pelo melhor tapete:

1 – Tamanho e proporção: 

O importante aqui, é respeitar as proporções do ambiente, ou seja, pensando na sala de estar, onde geralmente estão presentes: sofás, poltronas, puffs, rack para televisão e, às vezes, até uma mesa de centro. O ideal é que esses móveis fiquem em cima do tapete ou ao menos boa parte deles consiga estar em cima da peça. 

Outro ponto ainda focando no tamanho, é que, na sala, o tapete escolhido, será o centro do lugar, concentrando os móveis e o olhar para esse ponto em específico. Logo, é importante que o tamanho do tapete seja, pelo menos, proporcional ao espaço. Ficaria esquisito colocar uma peça imensamente grande para a sala, assim como também não faria sentido adicionar uma peça muito pequena. Enxergar tamanho e proporção é uma dica essencial.

2 – Materiais e manutenção:

Já sabemos que existem muitos tipos de tapetes no mercado e com características completamente distintas, ou seja, são muitas opções, e uma mais interessante do que a outra. Mas, dois pontos que precisam estar na ponta do lápis na hora de escolher o seu tapete são: de qual material é feita essa peça e a dificuldade de mantê-lo limpo e em bom estado. 

A limpeza desses produtos, pode e deve ser frequente, e geralmente com aspirador de pó. Se for necessário lavar o tapete, o ideal seria levar até um estabelecimento especializado nesse tipo de serviço. Já que nesses lugares, será levado em consideração todas as características da peça e a lavagem será feita de acordo. 

Girar o tapete de tempos em tempos também é uma boa dica para que ele receba, de forma uniforme, a mesma incidência de ar e claridade, já que esses fatores também afetam a durabilidade da peça. 

Quanto aos materiais e texturas, vai depender muito da rotina da casa e da estética que você quer manter. Você tem cachorro dentro de casa? De repente um tapete que não seja muito felpudo seja a melhor escolha. A ideia é trazer um design mais despojado? Invista em peças que sejam feitas de fibra de juta ou sisal. 

3 – Cores e formatos: 

Além de pensar em tapetes pelas cores, é legal ir um pouco além, e dar atenção também às padronagens. Existem muitos modelos que tem como ponto focal a textura e a geometria, por exemplo. Então, se a sua sala tem móveis mais lisos e com tons neutros, esse é o cartão verde para abusar de tapetes mais chamativos e estampados, criando assim um espaço mais ousado e moderno. 

Para manter tudo em equilíbrio, opte por opções com uma única cor. Assim, sua sala mantém o padrão neutro, elegante e tranquilo, mas com o tapete como peça central e ponto focal. 

Os formatos também colaboram na decoração e permitem que você brinque um pouco com eles. Formatos arredondados trazem a sensação de um ambiente mais arrojado, enquanto, sobreposições flerta com uma pegada mais contemporânea. 

Misture pelagens, tramas e cores, porém, nunca se esqueça de adequar tudo isso à sua decoração, disposição dos móveis e acessibilidade ao ambiente.  

Leia também: Quantos tipos de decoração de casa existem?

Modelos de tapetes tendência para 2023:

Com 2023 quase chegando, nada melhor do que conferir quais são as tendências de tapetes que vão deixar sua sala mais bonita. Conheça alguns modelos:

  • Estilo vintage:

Esse estilo tem voltado com tudo! Aqueles conhecidos tapetes turcos e persas ornamentados estão em alta e combinam muito com aqueles que querem dar um ar mais tradicional ao espaço. 

  • De fibras naturais:

Outra tendência que tem ganhado força para o próximo ano são os tapetes feitos de fibras naturais, como: juta, bambu, sisal entre outras. Com esse modelo, o ambiente fica com um aspecto mais moderno e orgânico, valorizando ainda mais a sala que já tem na decoração essa pegada mais natural. 

  • Formatos e recortes irregulares:

Esqueça a simetria! O que realmente estará em alta para 2023 são os tapetes com modelo assimétrico e formatos irregulares. A ideia é que os tapetes nessas versões quebrem padrões, mudando o conceito de que tudo no ambiente precisa ficar disposto ou posicionado no formato de bloco. 

Com recortes fluídos, a decoração fica mais leve e é uma excelente escolha para suavizar a decoração do lugar. 

  • Sobreposição:

Com a sobreposição, é interessante misturar estampas, texturas e materiais. Vale usar tapetes com formatos e cores diferentes também e que funcionam muito bem em salas mais amplas podendo inclusive, brincar com uma peça maior que a outra. Esse tipo de decoração é uma boa alternativa para evidenciar algum móvel no ambiente, por exemplo. 

Agora que você já conhece os modelos que serão tendência em 2023 e como usá-los para valorizar a decoração da sua sala, já deve ter notado que o tapete certo para qualquer ambiente tem muito mais a ver com o que você procura nessa peça e qual ideia deseja transmitir com o espaço.

Então, pesquise e encontre o estilo que tem relação com o seu gosto e a rotina da sua casa. Acesse madesa.com e confira os móveis que super combinam com a sua proposta decorativa!