Você conhece a tendência da sala minimalista? Com ela, é possível deixar esse ambiente convidativo, interessante e funcional. 

A simplicidade dessa decoração pode tornar qualquer espaço aconchegante e clean. Então, se quer saber mais sobre esse estilo, confira o que preparamos neste conteúdo. 

Essa estética tem feito muitos adeptos, principalmente porque imprime aos cômodos um visual sofisticado, sem excessos – e essa é a sua grande pegada: menos é mais! 

No artigo de hoje, você vai encontrar ideias, inspirações e exemplos de móveis Madesa que se encaixam nesse décor. Vamos lá?

O que é minimalismo?

O minimalismo é uma tendência totalmente imersa na praticidade e simplicidade, tanto que já é até mesmo considerada um estilo de vida.

Mesmo se baseando em “menos é mais”, a elegância e a sofisticação se tornam o principal destaque — o que vem aumentando cada vez mais a popularidade dessa decoração.

Esse conceito se caracteriza pela simplicidade e funcionalidade do ambiente. Assim, móveis de linhas limpas e formas simples, são os mais indicados, bem como as cores neutras, dando ao cômodo a aparência clean e natural.

Mas, como montar uma sala minimalista? Para começar, é importante ser cuidadoso na hora de escolher os móveis, para otimizar e organizar o espaço. Os itens decorativos devem ser poucos e as cores em tons neutros, sem destaque ou extravagância.

Tudo deve ser pensado para que o local se mantenha organizado e com bastante espaço livre. As cores neutras devem prevalecer nas paredes, cortinas e sofás. Essa composição cria uma sala simples, elegante e acolhedora.

Pense com carinho na iluminação também: ela tem um papel muito importante aqui. Imagine só você, depois da correria do dia a dia, chegar em casa e encontrar um espaço calmo, simples e funcional, que ajuda a relaxar e manter o equilíbrio mental? 

Essa é a sensação que um ambiente como esse pode proporcionar!

Como ter uma sala minimalista?


Quer conhecer mais a fundo a aplicação prática do estilo minimalista? Descubra a seguir como trazê-lo para a sua sala de estar:

Escolha cores neutras 

Aposte em uma paleta neutra, pois a escolha das cores é a base para compor o minimalismo. O branco, bege, cinza e off-white são os mais indicados e podem ser utilizados nas paredes. 

Os tons pastéis podem ser utilizados nos elementos decorativos, como almofadas, vasos, quadros e tapetes, trazendo um pouco mais de cor ao ambiente.

Atente-se a iluminação

A iluminação conta muito, pois ela traz uma atmosfera leve e clean. A luz natural é a mais indicada, aproveitando a transparência do vidro, que dá a sensação de amplitude. 

Luminárias de design simples também podem ser úteis e desempenhar bem esse papel. Na opção de cortinas, prefira as de tecidos naturais e leves.

Escolha seus móveis com cuidado

A escolha dos móveis é outra característica importante para essa decoração. Opte por móveis simples, com poucas texturas e acabamento reto, adequados em tamanho e modelo certos para que o espaço seja otimizado.

Mantenha a organização

A organização é outra característica super importante para esse estilo. Os móveis funcionais já ajudam a manter tudo no lugar, no entanto, evite acúmulo de objetos que não terão utilidade. Qualquer item fora do lugar ficará muito aparente.

Pense em um local próprio para armazenar chaves, celulares, óculos e outros itens comuns, que deixamos com facilidade espalhados pela casa. Essa prática traz à sala a sensação de conforto e organização.

Use espelhos 

Aposte nos espelhos! Eles são os queridinhos, pois dão a sensação de amplitude aos espaços. Se sua sala é pequena, pode investir num espelho do chão até o teto, você vai adorar o efeito! 

Os espelhos ainda contribuem, de forma prática e funcional, para iluminar e arejar o ambiente, perfeito para a leveza do estilo minimalista.

Estilos de sala minimalista

Uma pergunta bastante frequente é: mas como usar o minimalismo na decoração? A gente responde! 

Veja a seguir diferentes opções, com exemplos de decoração para cada um deles.

Sala moderna

Você pode adicionar detalhes em preto para dar um toque moderno no ambiente. Alguns exemplos são: uma mesa de centro de ferro e um abajur com móveis cinza-claro que podem trazer equilíbrio com o detalhe preto.

Caso queira um canto para leitura, a estante escada Madesa, na cor preta, complementa bem essa estética: 

Em formato de cavalete, essa peça é bastante versátil, pois possui divisórias para a organização de livros, revistas e objetos de decoração. Use sua criatividade para destacar o minimalismo com ela!

Sala pequena

Para um espaço pequeno, os objetos decorativos devem ser pensados para não “poluir visualmente” o ambiente — deixe tudo o mais livre possível, substituindo uma estante por uma prateleira, por exemplo. Tons claros nas paredes e cortinas trazem a sensação de amplitude. 

Ao incorporar padrões mais detalhados em tecido e papel de parede, por exemplo, procure manter a paleta original. Dessa forma, você pode colocar uma cor de destaque com moderação. 

Os móveis e pisos em madeiras claras também agregam um tom quente clássico, já as madeiras mais escuras trazem um visual mais rico.

Sala de estar colorida

Uma sala de estar colorida e minimalista é possível? Sim! Mantendo a discrição, você pode colocar as cores em tapetes, quadros e almofadas, por exemplo, deixando o resto da sala em tons mais claros. 

Sala monocromática 

Numa sala monocromática, a paleta pode ter tons que lembram elementos naturais — madeira, mármore, pedra e areia. Aproveite-os também nas capas para almofadas. Use diferentes texturas nos móveis, objetos decorativos e até nos revestimentos.

Inspirações para sala

A seguir, vamos trazer algumas inspirações para salas minimalistas apresentando opções de móveis Madesa que combinam com essa decoração. Acompanhe conosco!

Tenha um item de destaque

Nesse décor, os itens de decoração devem ser em pouca quantidade, porém devem causar um impacto no ambiente e representar a personalidade da família. 

Um quadro na parede, um vaso na mesa lateral, um porta-retrato, uma peça de cerâmica, madeira ou aço: são ideias de itens decorativos que você pode colocar em destaque na estética minimalista.

Que tal o rack Londres para você colocar uma das sugestões de objetos decorativos acima? 

Com design moderno, possui portas e nichos abertos, assim você poderá organizar aparelhos eletrônicos, e ainda contar com espaço para passar os fios. 

Outra opção é o rack Reims, com acabamento preto e detalhes em amadeirado, super elegante e espaçoso.

Aposte em elementos naturais

Os elementos naturais sempre podem estar presentes numa sala minimalista. Utilizá-los em texturas, em nós de madeira e grãos encontrados em móveis, assoalhos, e revestimentos, trazem sensação de aconchego e calor ao ambiente.

Veja que lindo este aparador para sala, que alia bom gosto e praticidade!  

Com design moderno de linhas retas e tamanho ideal, ele se adequa exatamente para a sala minimalista. Perfeito para organizar e decorar!

Quer conhecer ainda mais móveis para a casa toda, em qualquer estilo? Confira nossa loja e se encante!


E se você gostou das dicas sobre sala minimalista, continue acompanhando o blog! Aqui você encontra ainda mais dicas e inspiração desse estilo de decoração e de muitos outros.