Ter uma geladeira organizada pode parecer uma tarefa simples. Mas, na prática, nem sempre é assim. Mantê-la organizada é necessário para tornar o dia a dia prático na cozinha.

A organização da geladeira faz com que você ache rapidamente o que precisa, mantém a saúde da família ao conservar corretamente os alimentos, e ainda evita o desperdício, já que todos os alimentos serão aproveitados antes que possam estragar.

Ter uma geladeira organizada é uma tarefa constante, e nem todas as pessoas estão familiarizadas com o passo a passo para a sua realização. Você sabe, exatamente, onde cada produto precisa ser armazenado na geladeira, por causa da sua necessidade de resfriamento? Se a resposta foi não, não se preocupe! 

No conteúdo de hoje, trazemos dicas de como ter uma geladeira organizada e os passos para este processo. Eles valem tanto para as geladeiras maiores, quanto para as menores. 

Mas lembre-se: apesar da organização promover benefícios, algumas facilidades a mais dependerão das funcionalidades disponíveis na sua geladeira. Como, por exemplo, se os alimentos ficarão mais gelados que o normal, etc. 

Acompanhe conosco e tire suas dúvidas!

Quais os benefícios de ter uma geladeira organizada?

Quantas vezes você abriu a geladeira e não encontrou o que precisava? Ou se encontrou, o produto estava vencido? Acontece mais do que você gostaria, não é mesmo? 

Esses são exemplos de geladeira sem organização. Mas, talvez, isso aconteça porque você ainda não conhece as vantagens e benefícios que uma geladeira organizada pode trazer para a sua casa. Então, conheça agora e veja como vale a pena investir na organização de geladeira: 

Evita o desperdício de comida

Saber aproveitar todos os espaços da geladeira de forma correta, evita que você não enxergue alguns alimentos que acabam estragando e são descartados. Dê adeus ao desperdício e, claro, aquele cheirinho desagradável que invade toda a sua casa!

Contribui para uma alimentação mais saudável

Quando tudo está devidamente separado e visível, você garante a variedade e combinação de alimentos, tornando mais saudável a sua alimentação. Afinal, por que não comer todas aquelas opções que estão te esperando ao abrir a sua geladeira? 

Economia de energia

Com a geladeira organizada, você vai ficar menos tempo com a porta aberta, isso garante economia de energia, já que você encontra tudo rapidamente. Seu bolso agradece!

Aumenta a durabilidade da geladeira

Todos os produtos, quando organizados de maneira correta, favorecem a boa circulação de ar no interior da geladeira, que funciona melhor e dura mais. Com isso, você gasta menos com a troca deste eletrodoméstico, que vai te acompanhar por muitos anos. 

Como deixar a geladeira organizada?

A organização da geladeira é essencial para a conservação e durabilidade dos alimentos. Ela começa desde a limpeza do eletrodoméstico, e passa pela separação e higienização dos alimentos, tipo de potes e organizadores utilizados, e o conhecimento que você tem sobre a geladeira que comprou.

Quer saber  como organizar a geladeira? A seguir, destacamos 10 passos que podem orientar essa organização. Acompanhe:

1. Conheça como funciona a sua geladeira

Numa geladeira, os compartimentos e prateleiras têm diferentes temperaturas, e isso influencia diretamente a sua organização. As partes superiores são mais frias que as inferiores e a circulação de ar acontece de cima para baixo, durante o tempo todo. Sabendo disso, organize os alimentos adequadamente de acordo com as suas necessidades de resfriamento.

2. Limpeza da geladeira

Limpe a geladeira com uma mistura de água e vinagre branco para evitar odor. Lave com sabão neutro as gavetas, prateleiras e divisórias. A limpeza deve ser periódica, já que a geladeira oferece risco de proliferação de microrganismos, principalmente quando há alimentos vencidos. Fique atento à validade dos produtos.

3. Separe os alimentos

Separar os alimentos é a melhor forma de saber a quantidade e qual a necessidade de refrigeração de cada um para otimizar todos os espaços. Por exemplo, as garrafas não ficam juntas com as carnes; verduras, legumes e frutas podem ficar no mesmo ambiente, na gaveta, etc.

4. Lave todas as frutas e vegetais

Lavar alguns alimentos antes de guardar na geladeira é importante. Frutas, legumes e verduras podem ser lavados, secos e armazenados. Frutas em potes, legumes diretamente na gaveta, e as verduras folhosas em sacos plásticos.

5. Higienize as embalagens

Antes de colocar na geladeira as embalagens compradas no mercado, higienize-as. Lave-as com água e detergente, menos as Tetra Pack. Nessas, passe um pano úmido, e espere secar para guardá-las antes de colocá-las no refrigerador.

6. Agrupe os alimentos de acordo com a necessidade de refrigeração

Faça grupos de alimentos  que necessitam de mais e menos refrigeração. Dessa forma, o armazenamento no congelador/freezer, prateleiras, gavetas e porta fica muito fácil.

7.  Utilize potes e organizadores

Os potes, principalmente os herméticos, são indispensáveis para a organização da geladeira. Além de conservarem melhor os alimentos, possuem formatos e tamanhos variados que encaixam perfeitamente nos espaços.

8.  Use sempre potes com tampas

Armazene alimentos cozidos e sobras de comida em potes com tampas. Isso evita que odores se misturem e apareçam toda vez que você abrir a porta da sua geladeira. 

9. Economize espaço na geladeira

Muitas pessoas costumam armazenar tudo na geladeira. Assim, fica mais difícil administrar os espaços. Algumas frutas e legumes não precisam de refrigeração. Batatas, cebolas e alho, por exemplo, podem ser mantidos em fruteiras ou sacos furados. Os tomates pedem refrigeração somente se estiverem muito maduros.

10. Atenção aos alimentos perecíveis

Os alimentos com validades menores devem ficar na frente, nas prateleiras ou em organizadores separados. Essa organização é essencial para que esses itens não vençam e  sejam desperdiçados.

E onde colocar cada alimento e bebida?

Como vimos anteriormente, as partes da geladeira não são todas iguais, e oferecem diferentes níveis de refrigeração. Por isso, vamos falar de cada parte detalhadamente. Confira!

Porta da geladeira

Na porta da geladeira, a temperatura oscila maispor conta do abre e fecha. Por isso, ela se destina aos molhos, condimentos, geleias, sucos industrializados, bebidas em geral e água.

Espaço extra-frio

As geladeiras maiores possuem esse compartimento para conservar os alimentos muito sensíveis às mudanças de temperaturas, como laticínios, iogurtes e queijos. Aqui você gela rapidinho uma bebida, mas cuidado para não congelar.

Primeira prateleira

Aqui você guarda as comidas prontas, como ovos e manteiga.

Prateleiras intermediárias

Nessas prateleiras, os alimentos recebem ar frio, mas não intensamente. Então, procure armazenar leite, doces e alimentos enlatados.

Partes de baixo

As gavetas de baixo são excelentes para guardar legumes e verduras, pois recebem menos frio. Os vegetais folhosos dentro de saquinhos plásticos, e os legumes direto na gaveta, como já dissemos. Morangos e uvas precisam de refrigeração e as frutas maduras também, mas dentro de potes fechados.

Freezer

No freezer você armazena carnes, sorvetes e comidas prontas. Mas, identifique as carnes com a data do congelamento, e as comidas também. Faça um inventário de tudo o que há no freezer para não perder nada. E lembre-se: tudo que for descongelado não deve voltar ao freezer. Por isso, dividir tudo em porções é mais garantido.

Como otimizar o espaço em geladeiras pequenas?

Organizar uma geladeira pequena é uma tarefa desafiadora, pois há necessidade de otimizar os espaços, principalmente para eletrodomésticos pequenos. Mas, não é só através de cozinhas planejadas que você otimiza espaço. Também existem dicas para aproveitar ao máximo os seus espaços da sua geladeira. Veja:

Use divisórias

Elas podem setorizar os alimentos de forma organizada e aproveitar bem os espaços. Por exemplo, as garrafas podem ser separadas por divisórias em forma de aparador de livros.

Aproveite as prateleiras embaixo para colocar gavetas

Coloque pequenas gavetas embaixo das prateleiras. Elas deixam a geladeira mais arrumada e você pode organizar embalagens pequenas que, quando se acumulam, interferem no espaço.

Coloque uma prateleira extra

Geralmente, a prateleira de cima é a que tem maior espaço. Aproveite, então, para colocar uma prateleira extra. Nela você distribui coisas que ficariam apertadas em outras partes da geladeira e o visual não fica abarrotado.

Com a Madesa você se organiza

Mais uma vez, a Madesa está preocupada em transformar a cozinha em um ambiente organizado, bonito e funcional. Como limpar, como armazenar os produtos, otimizar os espaços e garantir a conservação dos produtos, são algumas das principais dúvidas de como ter uma geladeira organizada. Então, esperamos que, agora que sanadas, você possa aproveitar melhor o seu dia a dia. 

E você, que  gosta de cozinha limpa, e possui uma cozinha planejada da Madesa, vai querer que tudo fique sempre organizado e bonito, começando pela geladeira. Continue acompanhando o blog da Madesa e veja a variedade de conteúdos sobre casa, decoração e organização que trazemos para você.