Na sala de jantar reúnem-se familiares e amigos para encontros importantes, e é nela que são celebradas conquistas e festas especiais. Nesse cenário, a mesa é um item protagonista e não à toa, é o tema do conteúdo de hoje. 

Neste artigo, a Madesa vai trazer modelos para você se inspirar e encontrar aquela que mais combina com você e com as necessidades da sua casa. 

Afinal, o design de móveis pode criar um espaço bem aconchegante e confortável, e a mesa de jantar está incluída nessa categoria. Assim, ela merece ser cuidadosamente escolhida para complementar o ambiente, oferecendo estilo, conforto e beleza. 

Acompanhe a seguir os diferentes modelos e como eles se harmonizam com diferentes estilos de decoração! 

Vamos lá?

Conheça os modelos de mesa de jantar

Na dúvida na hora de escolher a mesa para sala de jantar? Calma que a gente te ajuda! A escolha desse item passa pelos seus diferentes atributos — formato, tamanho e design, porém uma característica lhe é peculiar: elas precisam ser convidativas! 

E dependendo do estilo de decoração haverá sempre aquela que se encaixa harmoniosamente no ambiente. 

A seguir, vamos trazer os principais tipos de mesa e suas peculiaridades.

Mesa retangular

A opção retangular é um dos tipos mais utilizados, pois acomoda mais pessoas economizando espaço do ambiente. 

Perfeita para salas espaçosas, também aparecem em espaços menores, e possuem tamanhos para 4, 6 e 8 convidados. Apresentam tampo de madeira ou vidro e base moderna ou tradicional.

As mesas quadradas e as retangulares são as mais clássicas e procuradas, mas existem, também, as redondas e ovaladas.

Mesa redonda

As mesas redondas oferecem um visual harmonioso e equilibrado, criando um ambiente acolhedor nas refeições. Ficam perfeitas em qualquer tamanho de sala de jantar. 

Os modelos redondos podem ser mais facilmente encostados nas paredes e outros móveis, ampliando a circulação no ambiente. 

No entanto, é importante observar que uma mesa muito grande pode dificultar o acesso aos alimentos e a interação das pessoas.

Mesa quadrada

Esse tipo de mesa é mais apropriado para espaços maiores e quadrados, pois não compromete a circulação do espaço. Porém, também pode ser utilizada em apartamentos pequenos, trazendo charme e praticidade.

São ótimas para integrar ambientes — cozinha e sala de jantar, por exemplo. Nesses casos, a preferência é pelas de vidro ou acrílico, que criam a sensação de amplitude dos ambientes. 

Para as salas bem amplas, pode-se apostar em um modelo maior. Crie um conjunto elegante com a mesa quadrada, pensando no conforto oferecido e na harmonização com a decoração do espaço.

Mas, qual o melhor formato de mesa para sala pequena? Isso vai depender muito da disposição do ambiente num todo. A mesa retangular, apesar de ser ótima para cômodos maiores, se adapta perfeitamente a espaços mais longos e estreitos.

Mesas para cada tipo de decoração

E muitas pessoas poderão perguntar: Qual o melhor estilo de mesa de jantar? 

Nossa resposta é simples: é aquela na qual você conseguirá compartilhar histórias, pratos e momentos inesquecíveis com a família e amigos, pois o formato vai depender do estilo, decoração e espaço disponíveis no ambiente.

Mesa minimalista

Para esse estilo, os modelos devem ser produzidos com material e acabamento bastante resistentes, garantindo assim maior durabilidade. Seu design deve ser simples, com pouca ou nenhuma textura e em cores neutras. 

O estilo japandi — mistura com o estilo escandinavo — é uma excelente descrição para uma mesa na decoração minimalista, e está bastante presente nas residências, sendo considerada uma sala de jantar moderna

Estilo rústico

O estilo rústico apresenta modelos de mesa em madeira maciça, bruta ou de demolição. Elas possuem um aspecto próprio, formas diferentes e tons quentes, que dão à sala a sensação de aconchego e conforto.

Estilo orgânico

Moderno e atual, esse estilo conta com linhas soltas e curvas, como as encontradas na natureza. Assim, as mesas possuem formas arredondadas e irregulares, e o material traz uma textura natural.

Podem compor salas pequenas ou amplas, levando em conta os espaços para circulação. Como tem cantos arredondados, passam a sensação de aconchego, leveza e acolhimento.

Itens de decoração para sala de jantar

Além da mesa, outros itens decorativos estão presentes no ambiente. Assim, apresentamos algumas inspirações de decoração de sala de jantar com outros elementos. 

Acompanhe:

Iluminação

A iluminação desse cômodo é bem importante. Para isso, existe uma variedade imensa de luminárias, desde os castiçais glamourosos até lâmpadas em estilo industrial. 

Portanto, escolha a melhor de acordo com o estilo desejado. Entre as opções de luz branca e amarela, para um ambiente mais confortável, a amarela é mais apropriada, proporcionando um ambiente mais intimista.

Tapetes

O tapete é a garantia de conforto e harmonia na decoração. Então, invista em um tapete grande, do seu modelo preferido, liso ou estampado.

Aparadores e buffets

Aparadores e buffets são peças decorativas e multifuncionais na sala de jantar. Conheça a linha completa Madesa de aparador/buffet e surpreenda-se com a qualidade das peças! 

Nossa sugestão: use o buffet aparador Madesa para deixar seu ambiente ainda mais elegante e completa. 

Agora, se você quer optar por um modelo mais básico, sem problemas. A Madesa também possui aparador com 1 gaveta e 1 prateleira, ideal para espaços menores, como apartamentos. Confira mais opções no nosso site!  

Veja as opções de mesas da Madesa!

Agora, selecionamos alguns modelos de mesa de jantar Madesa para se harmonizarem aos diferentes tipos de decoração. 

Vamos conhecê-los? 

O primeiro é o nosso delicado conjunto de sala de jantar Evelin, que vai agregar elegância e conforto ao seu dia a dia.

Espaçosa e resistente, feita em MDP firme e seguro, ele acompanha cadeiras robustas e confortáveis, com encosto e assento estofados com espumas de alta densidade e revestidos em tecido Suede Imperial. 

Já o conjunto de sala de jantar Geórgia traz conforto e sofisticação aliados ao espaço. 

A mesa retangular possui base em pedestal, tampo de vidro, pintura Poliéster ecológica com 7 camadas de proteção e as 6 cadeiras acompanham. Imperdível! 

Nossa última indicação é o conjunto de sala de jantar Havana. Com design clássico, é ideal para quem procura ganhar espaço com conforto e beleza.

As cadeiras são em MDF com encosto na coloração crema e assento estofado. O tecido Pérola possui um toque suave e se adapta bem a qualquer tipo de decoração.

Agora que você já conhece os modelos de mesa de jantar, encontre o ideal na Madesa! 

Garantia de qualidade, durabilidade e conforto, são móveis que acompanharão a sua família por muitos anos, ajudando você a colecionar memórias. Confira nossa loja!
Para mais novidades do mundo da decoração, continue acompanhando o blog e encontre mais dicas e inspirações para decorar todos os ambientes do seu lar.