Conteúdo da Página
ToggleMuitas pessoas adoram elementos naturais e usam esses seres vivos como um item essencial na hora de decorar os ambientes, investindo em plantas para sala de estar, varanda e, até mesmo, no banheiro. Charmosas, elas renovam o aspecto do ambiente e dão um toque natural e harmonioso aos espaços, representando uma excelente escolha decorativa.
A paixão por plantas na decoração tem crescido tanto que as casas e apartamentos que investem em peso nesse estilo receberam até um nome: urban jungle. Se esse é o seu caso, que tal conferir algumas boas opções de plantas para sala de estar?
Nesse conteúdo, vamos trazer dicas de como usá-las para deixar esse ambiente mais alegre e harmônico. Vem com a gente!
Benefícios das plantas na decoração
As plantas para sala de estar (ou em qualquer ambiente) trazem benefícios diversos não só na decoração, mas no bem-estar físico e mental dos moradores. De acordo com a Superintendência da Administração do Meio Ambiente (Sudema), inclusive, ter plantas em casa pode ajudar no sono, reduzir estresse e ansiedade.
Mas, não são apenas essas as vantagens de ter plantinhas espalhadas pela casa. Veja outros benefícios de colocar mais verde na decoração:
Estímulo da criatividade
O contato com a natureza é um forte estímulo para a criatividade. Mas, a gente sabe que estar em meio a floresta não é algo comum para a maioria das pessoas. Por isso, a decoração com plantas pode cumprir esse papel, estimulando a criatividade e produtividade sem sair de casa.
Quando colocadas em locais de trabalho e estudo, como escritórios ou salas de leitura, as plantas verdes e coloridas, como lírios, girassois e até mesmo cactos ou suculentas, energizam e auxiliam na manutenção do foco.
Por exemplo: rosas vermelhas e o antúrio, são estimulantes, e ficam muito bem na cozinha ou salas de jantar, enquanto orquídeas azuis e hortênsia, são relaxantes, ótimas para o quarto. Para criatividade, quanto mais verde, melhor!
Auxílio na redução de crises alérgicas
Sabemos que para os alérgicos, o pó é um inimigo poderoso. Mas, você sabia que algumas plantas são capazes de minimizar as crises alérgicas? É isso mesmo, a planta clorofito e a Espada-de-São Jorge trazem esse benefício, por exemplo. Vale investir nessas opções, que ficam lindas na decoração, e ainda ajudam na saúde!
A planta clorofito, também conhecida como paulistinha, planta-aranha ou gravatinha, tem cor verde e branca em suas folhas, e pode apresentar variações com tons de amarelo. Ela e a Espada-de-São Jorge absorvem mofo e poeira, minimizando as crises alérgicas nos ambientes.
Contribuição para o descanso da visão
O constante uso de telas, ainda mais com o aumento do home office após a pandemia, traz mais cansaço e tensão ocular. E se a gente te dissesse que as plantas também ajudam os seus olhos a descansar? É isso mesmo: tirar os olhos do computador e contemplar um vaso de planta ajuda a diminuir o cansaço da visão.
Tenha sempre perto de você plantas verdades e coloridas em pequenos vasinhos próximos da janela ou na mesa de trabalho. Você vai ver que seus olhos irão te agradecer por essa visão ao longo do dia.
Purificam o ar
As plantas na são a escolha perfeita para umidificar o ar de um ambiente, tornando-o mais agradável – principalmente durante épocas de seca. Através do processo de transpiração, elas liberam umidade no ambiente, combatendo o ar seco e proporcionando uma sensação de frescor e bem-estar.
Além disso, atuam como filtros naturais, absorvendo substâncias tóxicas presentes no ar, como benzeno e formaldeído, que podem ser liberadas por tintas, móveis e materiais de construção. Ao cultivar plantas, portanto, você estará investindo em sua saúde e criando um ambiente mais propício para o relaxamento.
5 plantas naturais para sala de estar
Se você busca por plantas para sala de estar, saiba que existem algumas que combinam mais com esse ambiente – já que se trata de um espaço fechado. Veja a seguir uma lista com plantas para decorar sala de estar e invista nessa opção simples, rápida e econômica:
1. Pacová
A pacová, conhecida popularmente como babosa de pau, é nativa da Mata Atlântica e uma planta tipicamente brasileira. Suas folhas grandes, largas e brilhantes são muito resistentes (até mesmo ao ar-condicionado) e sua rotina de cuidados não necessita de muita água e exposição direta ao sol, o que a torna perfeita para acompanhar as escolhas decorativas de uma sala de estar.
Na hora de posicioná-la, dê preferência pelas janelas e coloque em uma altura em que crianças e animais de estimação não a alcancem, pois ela é tóxica. Cultive-as em vasos plásticos, que possam ser inseridos em cachepôs e regue sempre que a terra estiver seca.
2. Costela-de-adão
A costela-de-Adão tem um formato único: suas folhas recortadas lembram uma costela e o formato de um coração. Ela é uma planta grande que pode ser colocada em ambientes internos, como a sala de estar, e é bastante simples de cuidar.
Essa planta natural para sala de estar prefere sombra e deve ser cultivada em vaso com boa drenagem, para ser regada sempre que a terra estiver seca. Como cresce muito, é a escolha do vaso que vai determinar o seu crescimento. E lembre-se de mantê-la longe de crianças e animais domésticos!
3. Jiboia
Seguindo nossa lista de plantas para sala de estar, temos a jiboia. Ela é uma planta com folhas verdes e amareladas, que possui muitos ramos pendentes e pode ser deixada tanto em ambientes luz direta como à meia-sombra. Também pode ser usada em vasos pendentes para criar um efeito bonito no caimento dos ramos ou como planta trepadeira, emoldurante janelas, portas ou vigas.
A jibóia é considerada uma das melhores plantas para sala de estar, já que é bastante resistente a ambientes com ar-condicionado. Para ela, é recomendado que seja feita a adubação do solo trimestralmente (com um composto orgânico) e a rega duas vezes na semana, mantendo a terra úmida.
4. Ficus lyrata
A Ficus lyrata (ou figueira lisa) é um tipo de ficus popular, cujas folhas lembram as da couve. De origem africana, essa planta pode ser cultivada ao sol ou à meia-sombra, sendo ideal para decorar a sala de estar.
Mesmo quando plantada em vasos, esta planta costuma crescer bastante e, por isso, é recomendado que ela seja colocada no chão, em vasos de grande porte.
5. Zamioculca
A Zamioculca, ou planta da fortuna, é indicada para ambientes fechados. Originária das florestas quentes e úmidas da África Oriental, suas folhas possuem um verde escuro intenso e brilhante.
Ela pode ser classificada como um tipo de suculenta, uma vez que retém água em sua raiz e sua rega deve ser feita somente quando a terra estiver bem seca. Além disso, sua estrutura deve sempre ser mantida em locais iluminados, mas sem exposição direta ao sol e ao vento.
Experimente colocá-las em vasos altos e opacos, dando destaque às suas folhas!
Dicas para decorar sala de estar com plantas
Como vimos, as plantas são ótimas para decoração: não só pela beleza que proporcionam aos ambientes, como também por certas propriedades que podem contribuir com a saúde. Por isso, plantas para sala de estar, cozinha, sala de jantar, quarto e banheiros são super bem-vindas para decorar os diversos cômodos da casa.
Versáteis, elas combinam com diferentes estilos de decoração. Vamos ver um pouco mais como combinar alguns estilos de decoração com o verde das plantas? Acompanhe nossas dicas:
Realce o estilo clássico com o verde das plantas
O estilo clássico traz ao ambiente um ar de luxo através de cores sofisticadas e objetos ornamentais. Por isso, plantas para sala de estar podem trazer equilíbrio, calma e serenidade, o que contribui para redução do estresse e estímulo de energias positivas.
O estilo clássico pode ser realçado com o verde das plantas, com tons claros e neutros em almofadas e tapetes trazendo ao ambiente tranquilidade de harmonia.
Combine o verde das plantas com o estilo vintage
O estilo vintage é um estilo de decoração que remete às décadas passadas (20,40 e 60). A nostalgia presente no estilo é criada visualmente através de objetos que existem há muito tempo, mas não perderam o seu design original e foram ressignificados no presente.
As plantas para sala de estar são bem-vindas nesse estilo, através de arranjos de flores, galhos e plantas secos. Esses elementos fazem uma ponte entre a elegância e o antigo, podendo também ser utilizados na composição de diversas folhagens em tons mais neutros ou em vasos grandes para plantas que vão decorar sala de estar.
Mescle verde com verde: plantas e mobílias
Os móveis coloridos ganham cada vez mais destaque na decoração, trazendo inovação e criatividade ao ambiente. Os móveis verdes são ótimas escolhas para uma decoração diferenciada. Encontrados em diferentes tons podem figurar na decoração de diferentes estilos.
As cores menta e erva-doce transmitem calma, e como são bem neutras podem combinar com outros móveis em tons de verde mais escuros, como, por exemplo, uma poltrona. Os arranjos de plantas podem ser um toque de alegria e frescor na sala de estar.
Monte um cantinho com vasos
Montar um cantinho com vasos fica fácil se você misturar diferentes vasos de plantas para sala de estar em um único local. Você pode utilizar, por exemplo, a escada estante da Madesa, disponível das cores branca e preta. Com design moderno no estilo cavalete, ela é bastante versátil e, além de concentrar livros e objetos decorativos, você pode colocar diversos vasos de plantas. Que tal?
Viu como existem muitas opções de plantas para sala de estar? Se você gostou desse conteúdo, talvez você também se interesse pela tendência do jardim vertical. Já ouviu falar?
E não se esqueça que aqui no blog da Madesa você confere as principais dicas sobre decoração, nos mais diferentes estilos. Não fique de fora das novidades!