Até alguns anos atrás, muitas pessoas tentavam esconder os detalhes rústicos em suas casas. Porém, com o passar do tempo, morar em um lugar com tijolos e canos à mostra, cimento queimado e metais virou tendência.

Então, se você é uma das pessoas que admira o estilo industrial e quer implementar a decoração em algum ambiente do seu lar, acompanhe a matéria para conferir as dicas e evitar erros!

Como surgiu a decoração estilo industrial?

O estilo industrial surgiu entre 1950 e 1970 em Nova Iorque, nos Estados Unidos, quando a compra de galpões industriais ganhou força após o fechamento de diversas fábricas.

Sendo assim, o aluguel dos galpões acabou ficando muito mais barato em comparação às casas tradicionais. Com isso, muitos cidadãos comuns e artistas começaram a alugar esses locais.

Decoração industrial no Brasil

Apesar do estilo industrial de decoração já ser antigo nos Estados Unidos, no Brasil, a história é diferente, visto que se tornou tendência bem mais tarde, ganhando força apenas nos últimos anos.

Entretanto, hoje em dia, é bastante comum vermos o estilo industrial nas residências e estabelecimentos comerciais localizados, em especial, nas cidades metropolitanas por conta da sua forte característica urbana. 

Estilo industrial decoração: dicas

Você sabia que é possível combinar o estilo industrial com diversos outros tipos de decoração? Dessa forma, não é preciso alugar um galpão e começar a decorar do zero.

Uma dica é usar cores neutras, deixar madeiras e tijolos aparentes (mesmo que seja um papel de parede), além de usar itens de metal para completar a decoração, incluindo corrimão, janelas, maçanetas e dobradiças. 

Decoração sala estilo industrial

Muitas pessoas optam por ter a decoração apenas em um dos ambientes da casa, tendo a sala de estar como destaque para os fãs do estilo industrial.

Na hora de decorar a sala, além de usar os principais elementos característicos desse estilo, como cimento queimado, tijolos à mostra e metais, também é importante focar em mobiliários rústicos. 

Você pode, por exemplo, apostar em uma estante com cor neutra ou metálica. Veja um exemplo a seguir:

Decoração cozinha estilo industrial

A cozinha é um dos ambientes mais fáceis de fazer a decoração industrial, porque a presença de materiais metálicos acaba sendo muito maior em comparação aos demais cômodos, pois estão presentes em coifas, fogões, torneiras e muitos outros.

Sendo assim, algumas pessoas utilizam até as próprias panelas como enfeite, tendo em vista a tonalidade e o material de que são feitas. Para isso, basta usar uma armação de ferro e deixá-las penduradas.

Decoração banheiro estilo industrial

Assim como a cozinha, o banheiro também é um ambiente muito fácil de trazer o estilo industrial, pois há grande presença de itens metálicos, incluindo torneira, saboneteira e suporte para cosméticos. 

Além disso, também é possível deixar o encanamento do banheiro aparente ou então optar por uma parede com azulejos que imitam os tijolinhos usados na decoração. Se preferir, você ainda pode usar o cimento queimado.

Acessórios

No estilo industrial, os acessórios são muito importantes para deixar o ambiente ainda mais destacado. Além disso, os itens podem servir para quebrar um pouco a tonalidade neutra presente na decoração.

Tendo em vista a forte presença do cinza por meio do cimento queimado, alguns designers de interiores aconselham a usar elementos com cores vibrantes para dar vida ao ambiente, incluindo quadros, almofadas, poltronas, tapetes e banquetas.

Além disso, também é interessante investir em móveis feitos de madeira maciça e variados tipos de metal, pois eles combinam bastante com este tipo de decoração. 

Quadros decorativos estilo industrial

Por se tratar de um estilo considerado moderno, é recomendado que os quadros decorativos também sigam o mesmo padrão. Para isso, você pode optar por peças grandes de pinturas contemporâneas.

Além disso, você pode usar elementos da cultura pop, como as coloridas e chamativas obras de Andy Warhol, mas lembre-se de não exagerar na quantidade de peças para não ofuscar a característica monocromática do estilo industrial. 

Prateleira decorativa industrial

O uso de prateleiras, além de facilitar a organização, também pode auxiliar na hora de deixar qualquer ambiente da casa um pouco mais rústico.

Sendo assim, na hora de escolher as prateleiras, é recomendado que você opte por peças feitas de madeira maciça, metal ou que tenham cores neutras, as quais podem ser fixadas por meio de mão francesa.

Iluminação no estilo industrial 

Provavelmente, você já viu aquelas lâmpadas amarelas que ficam pendentes por meio da ligação entre fios e canos de metal, essas luzes são características do estilo industrial e podem ser implementadas facilmente.

Além das lâmpadas penduradas, o estilo industrial também é bastante lembrado pela forte presença da iluminação natural, que se dá por meio de janelas e portas largas que, além de serem muito bonitas, reduzem o gasto com energia elétrica.

Decoração industrial barata

Apesar de ser muito bonita e moderna, a decoração industrial é uma excelente opção para quem deseja gastar menos, pois não há aquela busca por um acabamento perfeito, como geralmente acontece na arquitetura tradicional.

Nesta decoração, até mesmo a parede descascada é bem-vinda e você pode variar os tipos de móveis, sem a necessidade de ter um trabalho de marcenaria ou de um gesseiro no lugar que pretende customizar.

Porém, é importante destacar que, mesmo sendo uma decoração rústica, um acabamento feito de qualquer jeito não é algo que faça parte do estilo industrial.

Estilo de decoração industrial: o que não fazer?

Mesmo que a decoração industrial case muito bem com diversos outros estilos, é importante ter uma certa cautela na hora de ousar e misturar elementos diferentes na decoração.

Com isso, os especialistas na área de decoração recomendam que não seja feito o seguinte:

  • Adicionar cores vibrantes em excesso; 
  • Deixar os canos de PVC à mostra e sem qualquer acabamento;
  • Exagerar em peças pertencentes a outros estilos.

Se quiser deixar o encanamento da residência à mostra, ao invés dos canos de PVC, opte pelos feitos de metal. Porém, se essa opção não for viável, pinte o material de preto para que combine com os outros elementos.

E aí, inspirado para imprimir o melhor da decoração estilo industrial na sua casa? Conta pra gente, qual será o cômodo escolhido?

Continue acompanhando nosso Blog e Redes Sociais para se manter atualizado em todas as tendências. E para incluir aquele móvel perfeito no seu lar, acesse madesa.com e confira as opções!