Atualmente, os espaços das casas e apartamentos estão cada vez mais reduzidos, e decorá-los exige muita criatividade e planejamento para ter um lar bonito, prático e funcional. Então, se você está em busca de dicas, especialmente para decoração de quarto simples, você chegou ao lugar certo. 

Neste conteúdo, a Madesa vai trazer dicas, orientações e inspirações para o ambiente reduzido. E saiba que isso não significa um espaço sem identidade, muito pelo contrário!

Com os elementos decorativos e móveis adequados, mesmo um quarto pequeno ou simples pode ter estilo, conforto e personalidade. Leia o conteúdo e veja as possibilidades!

A tendência do quarto clean

A mudança nos padrões de comportamento e novas necessidades das pessoas e famílias é um fato evidente. Dessa forma, a procura por casas e apartamentos compactos, bem localizados e adaptados ao estilo de vida mais prático, estão mais em alta que nunca. Decorar ambientes reduzidos ganhou uma nova perspectiva. 

O quarto é um desses ambientes, e nele é preciso concentrar conforto e organização, além de economia de móveis e itens decorativos. Nesse contexto, a decoração clean é um estilo muito usado por pessoas que precisam de praticidade, sem abrir mão da beleza. 

Esse décor preza pelo minimalismo em cores e objetos e aposta em móveis funcionais. Isso faz com que seja a decoração ideal para quartos simples e pequenos, já que traz a sensação de amplitude e facilidade na arrumação e manutenção da organização diária no espaço.

Veja mais dicas de decoração de quarto simples e pequeno a seguir. 

Decoração de quarto simples: veja todas as dicas!

A decoração de quarto simples vem conquistando o mercado, principalmente para atender aos espaços reduzidos, trazendo beleza, praticidade e economia. 

A simplicidade e funcionalidade na decoração estão relacionadas à disposição, quantidade de móveis e itens decorativos e pode ser empregada tanto no quarto de solteiro como no de casal, independente do seu tamanho. 

Aqui vale ressaltar que a tônica é a otimização do espaço, podendo ser aplicada para os solteiros que têm autonomia para decidir suas preferências. Já os casais vão precisar entrar num acordo, aliando os seus gostos particulares ao projeto de decoração. 

Confira agora as dicas para trazer essa decoração ao ambiente:

Entenda os itens essenciais

A decoração de quarto simples não pode deixar de lado alguns itens essenciais para qualquer quarto, como:

Mas, especialmente para os objetos decorativos e de acabamento, é importante entender o que pode ser adaptado para uma sensação clean — algumas escolhas inteligentes podem maximizar a otimização e beleza do ambiente. 

Se você optar por um tapete estampado ou de cor chamativa, por exemplo, os quadros podem ser menos prioritários ou usados de maneira mais discreta na decoração. Tudo depende do equilíbrio!

Opte por linhas retas e design minimalista

Os móveis de linhas retas são ideais para a decoração minimalista que enfatiza a simplicidade, seja para o quarto de solteiro ou para o de casal.  Os móveis de linhas retas são uma características desse décor, para que os ângulos fiquem bem marcados.

Incorporar espaços vazios no ambiente para trazer maior fluidez e sensação de amplitude faz parte dessa estética. Para isso, o planejamento é essencial, e a melhor maneira de fazer dar certo é identificar os principais lugares para posicionar os móveis. 

Sem esse planejamento o ambiente pode dar a sensação de desconforto e frieza, por isso trazemos a seguir algumas dicas para não ter erro:

  • Verticalize o ambiente com o uso de prateleiras e nichos;
  • Utilize móveis multifuncionais;
  • Foque no cômodo específico e compre móveis no tamanho adequado e funcionais.

E por último, um dos princípios do minimalismo é a redução do desperdício. Por isso, adquira móveis de qualidade e que atendam à sua real necessidade.

Traga plantas ao ambiente

Trazer plantas ao ambiente, além de atender ao elemento natural, tão valorizado na decoração simples e minimalista, também humaniza o ambiente. 

As plantas — com suas texturas, cores e movimentos — fazem essa função, criando pontos focais por excelência e complementando de forma incrível o estilo.

Também são uma ótima solução para quebrar a possível sensação de frieza dos espaços mais vazios.

Defina cores neutras

Outro item essencial na decoração de quarto simples é a escolha das cores. De preferência às cores neutras que se harmonizam com qualquer tipo de decoração, sejam elas mais claras ou mais escuras. 

Opte pelo cinza, branco, azul ou marrom claros. Lembre-se que o quarto é sinônimo de descanso, e as cores neutras transmitem ao ambiente tranquilidade e aconchego.

E para decorar quarto pequeno?

Decorar ambientes pequenos parece uma tarefa muito difícil e muitas dúvidas podem surgir. Mas, com móveis certos e algumas dicas em decoração, é possível otimizar o espaço e deixar o ambiente lindo e bem confortável. 

Olha só:

Mantenha a organização

Manter a organização em qualquer ambiente é fundamental, principalmente em um quarto pequeno. Nele, é necessário manter roupas, sapatos e roupas de cama em seu devido lugar. 

Procure móveis multifuncionais, como cama box com baú, onde você pode armazenar itens como lençois, toalhas de banho e cobertores e escrivaninhas com gavetas e nichos para livros e eletrônicos, por exemplo.

Utilize nichos e prateleiras

Nichos, prateleiras e cabideiros de parede são muito úteis para acomodar objetos de decoração, livros e outros itens indispensáveis à organização. 

Esses acessórios são bastante interessantes para ocupar os cantinhos disponíveis nas paredes, favorecendo o espaço de circulação, tão necessário. Use as paredes de maneira inteligente e ganhe mais espaço na decoração. 

Aposte na iluminação

Um quarto pequeno requer uma boa iluminação, tanto natural quanto artificial. Então, nunca obstrua a passagem de luz das janelas ou portas, e invista em lustres, luminárias e abajures. 

A luminária de teto é uma opção acertada, deixando livre a superfície de um móvel que poderá acomodar um outro objeto decorativo.

Utilize itens do dia a dia na decoração

Na hora de decorar um quarto pequeno, vale lembrar que o espaço reduzido pede poucos móveis e itens decorativos, como bem pede o minimalismo. Assim, utilize seus próprios itens do dia a dia como decoração. 

Citamos aqui alguns exemplos: um cobertor ou colcha colorida podem trazer cor sem sobrecarregar o ambiente com peças de decoração. Você também pode apostar num tapete estampado para trazer profundidade — as opções são infinitas!

Espelhos ampliam o espaço!

O espelho é uma peça coringa em um quarto pequeno, porque além de trazer sensação de amplitude, também é um acessório clássico e essencial para o cômodo. 

Veja o que melhor se encaixa no seu décor e no espaço disponível: de parede, apoiado no chão, ou até as portas de guarda-roupa espelhadas.

O blog Madesa está aqui para te inspirar!

E então, gostou das nossas dicas de decoração de quarto simples e pequeno? Ainda não acabou! Confira alguns móveis Madesa que atendem a sua necessidade:

Este armário é ideal para o quarto pequeno de casal. Ele é branco, e vem com porta espelhada, criando assim a sensação de amplitude, que falamos anteriormente.

Possui três portas de correr, o que otimiza o espaço, e também gaveteiro e cabideiro com regulagem de altura, trazendo conforto e praticidade para você organizar tudo o que precisa. 

Essa mesa é perfeita para você acomodar uma luminária ou uma planta decorativa, não é mesmo? 

Além disso, ela possui duas gavetas e um nicho aberto, olha aí o móvel multifuncional, lembra que falamos? Aproveite esses espaços para organizar roupas, acessórios e pequenos objetos.

E para você que busca a decoração de quarto feminino simples, pode optar pelo conjunto de escrivaninha e estante Madesa! Ele é ideal para um quarto de solteiro feminino. 

A escrivaninha multifuncional pode ser usada também para notebooks. Já a estante conta com seis nichos espaçosos e bem distribuídos, que podem acomodar material escolar, livros e objetos decorativos.

Mas, se só falta um lugar para seus porta-retratos, alguns livros ou para a sua plantinha, a estante escada é a peça que você precisa! 

Em forma de cavalete, essa estante é muito versátil. Possui divisórias bem dispostas e espaçosas. Muito funcional, decora o ambiente enquanto organiza diferentes itens. 

Viu como é possível fazer uma decoração de quarto simples e pequeno? Aqui na Madesa você encontra todos os móveis para o seu projeto, seja para dormitório de solteiro ou casal. Confira a loja e veja todas as opções!


Continue acompanhando o blog e veja também mais ideias de decoração de quarto simples e inspirações para decoração de todos os ambientes da sua casa.