Pensando em renovar a sua sala? A pintura é uma boa opção para isso, porém a escolha da cor nem sempre é uma tarefa simples. Se você está nesse impasse, continue a leitura, confira as melhores cores para sala e dê aquela repaginada no ambiente!

Para começar, é importante lembrar que a harmonia das cores não pode ser somente nas paredes! Todo o ambiente receberá colorações por meio de móveis, acessórios e peças decorativas. Portanto, antes de escolher a cor das paredes, considere o ambiente como um todo: móveis, teto, piso, posição das paredes, etc.

São as cores as maiores responsáveis pelas sensações que o ambiente vai passar. Por isso, diante da imensa variedade de matizes e tonalidades existentes, é fundamental criar uma harmonia entre elas e, com isso, agregar à sala sua personalidade e estilo de forma simples e natural. Precisa de ajuda? Fique conosco e tire suas dúvidas sobre melhores cores para pintar a sala!

Como escolher as cores para sala de estar?

Você já sabe que as cores transmitem sensações e sentimentos. E a sala precisa ser um ambiente alegre, aconchegante, confortável e bonito, este é o primeiro passo antes de escolher as novas cores para sua sala. 

Além disso, também é preciso gostar da cor para que você se sinta bem no local. É fundamental que, não só a cor das paredes, mas também dos móveis e objetos decorativos transmitam a sua personalidade.

O tamanho e o formato da sala também devem ser levados em consideração, assim como, o estilo de decoração escolhido.

Por fim, é fundamental que as cores, os móveis, o estilo da decoração estejam em harmonia. 

As cores e suas diferentes sensações

Em primeiro lugar, a cor ideal deve ser a que lhe agrada e que transmite a sensação que você deseja dar ao ambiente, tais como aconchego, tranquilidade ou energia. 

Para te ajudar, confira agora alguns exemplos de cores, tons e combinações para pintar a sala e as sensações que elas oferecem.

Tons terrosos

Os tons terrosos são excelentes cores para pintar sala, pois trazem a sensação de aconchego e vida aos ambientes. Entre eles podemos citar: marrom, areia, bordô, caramelo, ocre, cobre, coral. Eles podem estar presentes em toda a sala ou apenas em pontos de destaque, por exemplo, em uma só parede. 

Cores neutras

Aqui, as sensações trazidas pelas cores neutras são de tranquilidade, frescor, requinte e concentração. E elas variam de acordo com a cor utilizada. Por exemplo, a sensação de frescor e limpeza estão presentes no verde, enquanto o branco ilumina e dá a sensação de amplitude.
O cinza junto ao branco é uma combinação ideal para quem quer um estilo clean. O branco, tradicionalmente, vai para o teto, enquanto o cinza para as paredes. Essa escolha permite, por exemplo, o destaque de uma parede decorada com listras.

Outra combinação com cores neutras que dá super certo são paredes beges com textura em madeira: a parede bege é um clássico que traz aconchego ao ambiente, sensação ampliada se mantiver as portas e janelas em madeira envernizadas. 

Cores vibrantes

As cores vibrantes dão a sensação de alegria, diversão, força, equilíbrio e entusiasmo. Essas sensações também serão indicadas conforme a cor e tom escolhidos. Veja, o vermelho, traz o entusiasmo, a energia. Já o laranja, traz as sensações de conforto e alegria, podendo ainda ser combinado com o azul.

Aplicando as principais combinações

Mas a decoração de uma sala não está restrita apenas às cores das paredes. As cores para a sala também estão presentes nos móveis, itens decorativos, almofadas, plantas e muito mais. Por isso, acompanhe algumas dicas importantes para incorporá-las para além da pintura nas paredes. Vamos lá?

Itens e acessórios decorativos

O azul-marinho fica lindo numa parede só, por exemplo. A composição com um sofá marrom ou caramelo fica muito charmosa. Agora, equilibre tudo com móveis de madeira em tons claros e os objetos de decoração, como vasos, tapetes e almofadas, podem ser de cores claras, como branco e bege.

Os tons pastéis são uma excelente opção para uma sala mais alegre, colorida e descontraída. Pense em sofás claros, móveis de madeira em tons amarelados claros, e utilize as cores em cadeiras coloridas, almofadas, porta-retratos, estantes coloridas, luminárias e plantas naturais. Um charme essa decoração. 

O verde água é uma cor que tem personalidade. Os tons de bege ou nude são excelentes escolhas de combinação para cortinas, almofadas e tapetes. Outra forma despojada e moderna, é aplicar tons claros de verde água nas paredes, e os tons escuros no interior das portas. Essa composição pode trazer a sensação de frescor e delicadeza com armários e sofás de cores claras, como cinza e branco.

Padrões e texturas

A combinação de texturas dá aos ambientes um caráter sensorial, ou seja, mais do que só ver, os ambientes são sentidos. Então, você pode criar textura com o uso de um papel de parede. Use tecidos de estampas e texturas, como o veludo, usados em poltronas, almofadas e cortinas para trazer a sensação tátil aos ambientes.

Os padrões são respeitados e contestados em alguns pontos, para que daí surjam as novidades. Portanto, incorporar alguma tendência ou fazer escolhas atemporais, devem apenas colaborar para a criação de um ambiente onde você vai se sentir confortável e feliz.

Iluminação

A sala pede uma luz suave, localizada no centro do ambiente, para uma iluminação uniforme, evitando irritar ou cansar os olhos. Os lustres e plafons são boas opções para isso. A iluminação indireta, que espalha a luz por todo o ambiente, é ótima para criar uma atmosfera acolhedora e intimista. Sancas e painéis luminosos são os ideais.

Estratégias para sala pequena

Os elementos certos para decorar uma sala pequena são fundamentais. Veja algumas estratégias para esse cômodo:

  • utilize móveis multifuncionais;
  • cores claras nas paredes e móveis;
  • invista em espelhos e vidros;
  • prefira iluminação natural e luzes de LED;
  • cortinas leves;
  • objetos decorativos proporcionais.

Veja as opções de móveis Madesa para sala!

A Madesa é movida pela paixão e fabrica móveis de qualidade, beleza e durabilidade, com design moderno para toda a sua casa. Na linha de móveis para sala você encontra:

  • estante e rack para TV que comporta a TV e ainda tem espaço para decoração do ambiente;
  • painel para TV, ideal para criar o cantinho do cinema;
  • rack com espaço para armazenamento e decoração;
  • rack com painel, ideal para fixação da TV, decoração e armazenamento;
  • estante escada, item versátil que pode ser usado em diferentes ambientes da casa;
  • aparador, que comporta objetos decorativos e transmitem muito sobre a personalidade dos moradores. 

Conheça todos os móveis para sala da Madesa acessando a nossa loja. Com certeza um deles vai ao encontro do seu projeto! Esperamos que você tenha tirado todas as dúvidas sobre as melhores cores para sala. Continue acompanhando o blog Madesa porque, por aqui, você encontra sempre novas dicas de decoração.