Você sabia que a decoração da casa vai muito além da estética? O nosso lar é onde descansamos, recebemos pessoas queridas e passamos momentos com aqueles que mais amamos. Cada detalhe deve ser pensado para que essa experiência seja ainda mais agradável e prazerosa.

Pequenas mudanças podem transformar totalmente o seu lar. Por isso, pensar em qual é a tendência decorativa do momento pode ajudar a garantir um ambiente que promova o bem-estar físico e mental. Para ajudar você a conhecer as principais tendências de decoração de 2023, separamos algumas informações ao longo do texto. Continue lendo!

Qual é a tendência de decoração para 2023?

Uma tendência em decoração é determinada através de estudos, preferências e análises comportamentais da sociedade. Por ainda existirem reflexos e necessidades pós-pandemia, as principais tendências em decoração estão focadas no bem-estar, conforto e tranquilidade do nosso lar. Confira abaixo!

Cores

A escolha das cores na decoração para casa deve ser feita com atenção, já que influenciam nas emoções e sensações dos moradores do local. Dependendo da cor escolhida, elas podem trazer sensação de alegria, calmaria e equilíbrio. Abaixo separamos algumas cores que alguns especialistas definiram como tendência em decoração para 2023. Confira!

Lilás

O sistema de design chamado Coloro, juntamente com a WGSN – autoridade global que faz previsões de tendências de consumo – definiram a Digital Lavender como a cor do ano de 2023. Essa é uma cor de tom lilás frio e delicado, com uma coloração inspirada na flor lavanda.

Segundo os especialistas, a cor representa bem-estar e serenidade, sendo uma das promessas para o mundo da moda e decoração para casa. Para deixar o seu lar com sensação de frescor e tranquilidade, aposte nesse tom suave de lilás. 

Vermelho

Já a Pantone, uma empresa conhecida mundialmente responsável por analisar e desenvolver novas cores, definiu como a cor de 2023 o Viva Magenta. É um tom vermelho rosado que expressa alegria e conecta com a natureza.

O Viva Magenta é uma cor inspirada no corante natural que o inseto Cochonilha libera, sendo uma substância avermelhada também conhecida como cor carmim. Segundo a Diretora Executiva da Pantone, Leatrice Eiseman, é uma cor que impulsiona a celebração, alegria e otimismo.

Tons terrosos

Os tons terrosos representam as cores da terra e natureza, como o verde musgo, marrom, amarelo mostarda, terracota e caramelo. São cores que trazem ao ambiente uma sensação de conforto e aconchego, sendo uma das apostas para as tendências de decoração em 2023.

Além disso, são tons fáceis de combinar com outras cores, desde as mais neutras até as mais vibrantes. Essa é uma ótima opção para quem procura uma decoração atemporal, com cores que estão sempre em alta nas tendências.

Azul

O azul cerúleo é uma das cores que estão presentes nas passarelas do mundo na moda e promete vir com tudo na decoração para casa. É um tom de azul alegre, vibrante e jovial, que fica ótimo quando combinado com cores mais neutras e claras, como o cinza e o branco.

Design biofílico

O design biofílico é um conceito de decoração que visa trazer a natureza para dentro de casa. Ele ganhou forças no pós-pandemia, quando foi notada a importância da nossa conexão com os elementos naturais.

Especialistas afirmam que ao incluir elementos da natureza no interior da nossa casa, ganhamos um impacto positivo na nossa saúde, bem-estar e produtividade. Para aplicar o alguns princípios do design biofílico ao seu lar, você pode apostar em:

  • iluminação natural, com claraboias, janelas e portas de vidros;
  • jardins verticais e telhados verdes;
  • plantas no interior e exterior da residência;
  • ambientes com maior ventilação, com portas de correr e grandes janelas;
  • acessos e vistas para a natureza, caso seja possível;
  • espaço para o seu lazer e descanso com cores claras e elementos naturais.

Usar plantas na decoração é fundamental para um design biofílico. Além de purificar o local, o tom de verde deixa a sua casa muito charmosa. Elas podem ser distribuídas em vasos no chão, suportes aéreos e cordas de macramê.

Pesquise plantas que se adaptam bem a ambientes fechados, pouca luz, entre outras características que você tem dentro do seu imóvel. Caso tenha crianças ou animais de estimação, também é importante averiguar se elas não são venenosas. Entre as espécies mais usadas no interior de casa são:

  • Costela-de-adão;
  • Espada-de-são-jorge;
  • Jiboia;
  • Palmeira ráfia;
  • Samambaia;
  • Zamioculca.

Madeira

Por ser um ano onde a tendência principal é o bem-estar e o conforto, a madeira não poderia ficar de fora. Você pode apostar nos móveis em MDP e MDF para compor a sua decoração, deixando o seu ambiente aconchegante e muito bonito.

A madeira é um material clássico que está sempre presente em design de interiores. A aposta para 2023 são os tons amadeirados mais naturais, que fazem a conexão do ambiente com a natureza, assim como as outras tendências de 2023 que citamos anteriormente.

Móveis curvos

Os móveis curvos e peças arredondadas foram tendência dos anos 70 e estão voltando com tudo. Isso porque as suas curvaturas também remetem às formas da natureza. É possível combinar os móveis retos com os curvos e, ainda assim, garantir um ambiente elegante.

Pedras naturais

O mármore, granito e outras pedras naturais são tendências de decoração que estarão em alta em 2023. Você pode apostar nos balcões da cozinha, revestimento de paredes, objetos decorativos, entre outras opções. O importante é trazer ao ambiente o elemento natural!

Decoração Comfy

Comfy vem de comfortable em inglês, que significa confortável. Como o próprio nome já diz, a decoração comfy prioriza o conforto do ambiente. Para aderir a essa tendência, priorize tecidos e estofados macios, agradáveis ao toque e de boa qualidade. Os móveis devem ser funcionais, para otimizar o espaço e organizar o ambiente.

Como escolher o estilo de decoração para casa?

Para escolher o melhor estilo de decoração para casa você deve levar em consideração as suas preferências. Seguir uma tendência de decoração é uma forma de ajudar na sua escolha, mas você deve aplicar somente aquilo que você gostou. Dessa forma, você não enjoa da sua decoração e a sua casa fica do jeitinho que você sempre quis!

Gostou das nossas dicas de tendências para decoração em 2023? Aproveite e confira outros conteúdos no Blog Madesa!