Decoração amarela: inspire-se com super dicas.

1
Decoração amarela

Conheça os benefícios que o tom traz e como aplicá-lo no seu ambiente com estas dicas incríveis.

A cor amarela não precisa ficar de fora da sua vida. Aqui, vamos te ajudar a entender melhor como ela funciona e mostrar como pode ser aplicada na sua casa e escritório. Confira nossas dicas sobre decoração amarela para embelezar seus espaços com sabedoria e bom gosto.

As cores são, sem dúvida, uma das principais ferramentas criativas que existem. São personagens de diversos estudos dentro de áreas como artes, design, arquitetura e cinema. Isso acontece porque possuem o poder de influenciar o humor e mudar totalmente o sentido das cenas. Mas, não são só sobre esses meios que elas são aplicadas. As cores também carregam significados e simbologias que podem variar de acordo com a cultura do local em que se aplica e das demais cores que as acompanham.

O amarelo é uma cor primária e classificada como um tom quente, junto com o vermelho e o laranja. É entendido por nosso cérebro como a cor mais contraditória em significados, por isso gera muitas dúvidas quanto a aplicação na decoração.

Por onde é percebido, o amarelo agrega intensidade. Ele pertence ao simbolismo do Sol, da luz e do ouro. É associado ao otimismo, ações revigorantes, entendimento e possui propriedades estimulantes.

Curiosidades e significados da cor amarela

  • Na China é a cor símbolo da vida;
  • É a cor mais comum presente nas flores;
  • Na Europa Antiga, foi muito associada à inteligência;
  • Antigamente, professores universitários, da área de ciências naturais, vestiam uniformes amarelos;
  • Na Índia, o amarelo é diretamente associado ao progresso e felicidade;
  • Sinalizações de trânsito são amarelas pela capacidade que a cor possui de chamar a atenção de longe;
  • Acidez e refresco são as sensações do nosso paladar que se associam ao amarelo.

Na decoração

O amarelo é uma cor complicada na hora de decorar pois é muito fluida. A combinação com outras cores pode alterar drasticamente sua personalidade, sendo os tons de amarelo mais vivos considerados mais alegres, e as cores mais escuras ou esverdeadas vistas como não tão agradáveis. Mas, tudo isso acontece dependendo do contexto e quantidade que ele é aplicado.

A decoração amarela, é indicada principalmente para espaços de convivência, como salas de estar, escritórios ou cozinhas. São nesses ambientes que a cor consegue emanar suas propriedades estimulantes, ativando sentidos de criatividade e comunicação. Porém, há de se tomar cuidado na hora de aplicá-la, pois por ser uma tonalidade muito luminosa, seu excesso pode acabar criando um ambiente desconfortável para algumas pessoas.

Veja agora, algumas dicas e inspirações para você utilizar em sua casa:

  • Para harmonizar os cômodos, é interessante combinar o amarelo com cores neutras, como branco, cinza e preto, onde alguns tons de marrom mais escuros também podem funcionar muito bem;
  • Pontos de destaque funcionam bem com a cor;
  • Objetos decorativos de artesanato rústicos combinam bem com diversos tons de amarelo;
  • Procure dosar o uso de objetos decorativos ou acabamentos mais diferenciados. Por si só, a cor amarela já é um bom ponto focal;
  • Folhagens e iluminação complementam o ambiente.

Na cozinha e sala de jantar
A cozinha é o lugar onde o amarelo pode vibrar. O contraste da cor com tons escuros à evidencia, mesmo estando aplicada em locais específicos. O amarelo se torna um estimulante da fome e por isso, consegue intensificar os sabores e interações mais prazerosas.

No escritório e home office
Decoração amarela em escritórios ou no seu cantinho de home office é sinal de criatividade. A cor em tom vibrante, representa ideias únicas, o conceito de que tudo é possível. Já tons mais dourados não perdem o lado criativo, apenas agregam mais seriedade. Além do amarelo em si, tons mais marrons ou levemente esverdeados, podem ser uma bela pedida.

Na sala de estar
Nesse espaço você faz o que quiser. Pode usar a cor pontualmente ou exageradamente. Pode complementa-lá com cores em tons próximos, em pontos focais ou no espaço todo.
Uma super dica: as salas de estar costumam ter as melhores janelas da casa, utilize a luz do Sol, a origem da cor, para ajudar a decorar seu ambiente.

Mais inspirações

Letreiros e figuras em luz neon são super versáteis e atribuem uma personalidade mais descontraída aos ambientes.

Se o amarelo é a cor mais comum entre as flores, optar por elas é garantia de uma decoração alegre.

Padrões geométricos aliados à decoração amarela, são uma ótima opção de criação de pontos focais.

Pense na decoração amarela também do lado de fora.

O amarelo é uma cor cheia de possibilidades, enganou-se quem achava que não. Ele é alegre e social. Então, não se limite aos tons pálidos, aposte!

Gostou desse conteúdo? Fique ligado no Blog Madesa para mais matérias como essa. 😉
Acompanhe mais inspirações, também, em nosso perfil do Pintrest!

Aproveite e cadastre-se também em nossa newsletter para receber todas as nossas novidades!!

Fonte: “A psicologia das cores” – Eva Heller; Meu Estilo Decor
Imagens: Madesa Móveis, Unsplash e Marco Antonio

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, compartilhe seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui