Como tudo o que vemos por aí, a arquitetura e o design acompanham religiosamente as tendências, assim como as necessidades e estilos de vida das pessoas. E a cozinha é um excelente exemplo disso, já que ela já foi um cômodo mais reservado, frequentado apenas por quem preparava as refeições, e hoje se transformou em um dos principais ambientes da casa.

É na cozinha onde tudo acontece e toda a personalidade dos moradores é empregada, e seguir as tendências diz muito sobre quem ali vive, seja pelo critério que for. 

Mais do que nunca, a refeição passou a ser sinônimo de socialização e integração. Com isso, as ilhas de cozinha, mais populares em países da América do Norte, caíram no gosto dos brasileiros, integrando cada vez mais os espaços do lar. De coadjuvante, a cozinha passou a ter papel principal, ainda mais quando a rotina da família inclui receber amigos e familiares para confraternizar. Se essa família for grande então, a nova formação auxilia a conexão entre todos, tornando os momentos juntos ainda mais especiais. Saiba como montar a sua!

Adicionando praticidade à sua cozinha

Além das conhecidas bancadas de cozinhas americanas, as ilhas também são responsáveis por essa abertura entre os ambientes, com a diferença de que podem ser mais funcionais para o dia a dia. Outra diferença é que a bancada é sempre acoplada em uma parede ou coluna da cozinha, que faz a divisão com outro espaço, enquanto a ilha não tem ligação com nenhum ponto, podendo ser no meio do espaço ou fazendo essa mesma divisão. 

Quais os benefícios de uma cozinha com ilha?

  • Amplitude: com menos divisões no seu espaço, maior e melhor fica a sua circulação;
  • Integração: agrega ambientes e pessoas, unificando os cômodos mais utilizados da casa;
  • Organização: com mais espaço para as suas atividades de rotina e para o armazenamento dos seus itens;
  • Praticidade: seus utensílios sempre à mão na hora de colocar a mão na massa.
  • Mais lugares para sentar: e para poder realizar tarefas durante o preparo dos alimentos, refeições e para se reunir com as pessoas. 

Mas como projetar uma cozinha com ilha?

Apesar de toda a funcionalidade que uma ilha de cozinha apresenta, ela só funciona de verdade se alguns fatores muito importantes forem levados em consideração, desde o planejamento do cômodo. A escolha da ilha adequada para o seu ambiente é essencial, além desse recurso fazer sentido com o espaço físico disponível. Do contrário, o que era para facilitar a sua vida e a sua rotina, pode se transformar em uma enorme dor de cabeça. 

  • Planeje a circulação e a distância entre os seus móveis de cozinha

Para corredor, o mínimo ideal é 0,70cm. Se a ilha ficar próxima de armários ou eletrodomésticos com portas e gavetas, este mínimo aumenta, visando sempre a ergonomia do ambiente.

  • Inclua na sua lista inicial tudo o que vai ser preciso para instalar esse novo recurso 

Se optar por colocar um cooktop na sua ilha, por exemplo, é bom lembrar que isso, provavelmente, vai acarretar na instalação de uma coifa ou depurador

  • Pense na iluminação do seu ambiente

Nesse caso, o ideal é que seja de forma direta, principalmente se o móvel for utilizado para o preparo e o consumo de refeições.

  • Se atente para a altura da sua ilha

A altura ideal de uma bancada como essa varia entre 80 cm e 95 cm. Quando utilizada como mesa para refeições maiores, a altura recomendada é a primeira, mais baixa. Caso o uso seja destinado a refeições, com banquetas altas, a altura pode ficar em uma variação entre 90 cm e 1,10 m.

Onde encontrar os móveis certos para uma cozinha com ilha?

Na Madesa, você encontra opções incríveis para projetar e organizar a sua cozinha com ilha do jeitinho que sempre sonhou. E a nossa dica especial hoje é sobre Linha Lux, que é perfeita para quem procura por beleza e sofisticação na hora de dar aquela renovada na cozinha. Nessa coleção, você encontra absolutamente tudo o que precisa para completar o seu ambiente como sempre quis e ainda conta com aquele toque especial, moderno e funcional. Clique aqui e conheça um pouco mais sobre a Linha Lux. 

A Linha Lux da Madesa é considerada a categoria de alto padrão da marca, e se torna ainda mais especial a cada detalhe. Para a sua ilha, a nossa sugestão é criar uma composição a partir de balcões e gabinetes no modelo que preferir, assim como do tamanho que achar necessário. Eles são ótimos aliados para armazenar utensílios e acessórios, garantindo maior praticidade e organização.

Esses balcões podem, também, ser facilmente agregados a uma bancada, deixando um desnível interessante entre os móveis, onde uma parte recebe o tampo ou até mesmo o seu cooktop ou forno, e a outra fica destinada para refeições rápidas e para o apoio de quem escolhe sentar por ali e acompanhar tudo de pertinho, em banquetas. Outro detalhe importante é que os balcões da Madesa suportam qualquer tipo de tampo, sejam eles em madeira, mármore, granito, porcelanato ou inox. 

A escolha do acabamento vai fazer toda a diferença no resultado visual final da sua ilha. Para isso, é só avaliar qual o material que cabe certinho no seu orçamento e com as suas escolhas. 

Principais características dos móveis da Linha Lux da Madesa:

Com portas e gavetas com laterais de efeito metalizado e puxadores em alumínio de aço escovado na cor champagne, os móveis da Lux proporcionam muito mais requinte aos acabamentos. Nessa cozinha, outro detalhe que chama muito a atenção são os amortecedores, que possibilitam um fechamento muito mais fácil e suave. As corrediças telescópicas proporcionam melhor funcionamento e abertura total das gavetas, que valorizam os seus espaços.

E falando em espaço, nesse ponto a Linha Lux tem um padrão invejável: com balcões de profundidade de 60 centímetros e altura de 81 centímetros. Já a torre quente permite a instalação de forno de embutir convencional e micro-ondas, enquanto suas louças podem ser expostas como em uma cristaleira, em um armário aéreo de transparência sofisticado de vidros reflex.

E agora, a melhor parte: todas as cozinhas da Madesa são planejadas a partir de peças individuais pré-fabricadas, tornando os móveis personalizados muito mais acessíveis. Isso significa, finalmente, ter uma cozinha incrível ao alcance de todos. Através de uma equipe de especialistas, a marca cria a composição perfeita para o cômodo do cliente, seguindo as preferências, medidas  e necessidades de cada um.

Esse serviço de projeto de cozinha é totalmente gratuito e possibilita acompanhar todo o processo de construção em tempo real. É a cozinha dos sonhos, perfeita para qualquer espaço, contando com o melhor aproveitamento. 

Ah, e mesmo depois de ter a sua cozinha dos sonhos, com uma ilha bem bonita, como você sempre quis, temos outras dicas especiais para você manter a funcionalidade do seu espaço. Lá no canal oficial da Madesa no Youtube, separamos ideias incríveis que vão facilitar o seu dia a dia na prática. Aquelas dicas que realmente mudam tudo na sua rotina.

Aproveite para curtir os vídeos e se inscrever no canal, para não perder nenhuma novidade.