Conteúdo da Página
ToggleOrganizar um cronograma de faxina e limpeza doméstica pode facilitar muito a sua vida. Nesse planejamento, é essencial dividir os afazeres com as demais pessoas que moram na casa para que, com cooperação, o bem-estar reflita em todos.
Sendo assim, organizamos um guia prático para dividir os afazeres domésticos com todos os integrantes da família. Acompanhe e confira!
Por que dividir os afazeres domésticos?
Por isso, dividir os afazeres domésticos, é uma forma de respeito, amor e justiça para com as pessoas da nossa família que vivem no mesmo ambiente que nós. Através dessa prática, criamos e desenvolvemos, em nossos filhos, valores sociais muito importantes que perpetuarão nas próximas gerações, além de trazer diversos benefícios para todos os membros, confira abaixo.
É uma forma de integrar a família
Dividir tarefas pode ser um momento de integração e aprendizado, não só dos afazeres domésticos em si, como também de respeito mútuo, colaboração, da sensação de pertencimento, autonomia e tantos outros, que fazem parte da convivência em grupo.
Essa integração fortalece vínculos e valoriza e respeita os direitos de todos os moradores da casa, além de ensinar sobre a democracia e a justiça.
Formar as crianças com valores melhores
Não só os adultos devem entrar na divisão, mas também as crianças e adolescentes, respeitando-se a idade, habilidades e segurança para as tarefas. Através dessa cooperação, é possível formar crianças líderes, e não chefes, que se tornarão adultos que valorizam propostas e metas para conviver bem em grupo.
Além disso, contribuir com a limpeza de casa desenvolve a autonomia, responsabilidade e diversas habilidades que vão ser úteis por toda a vida.
Proporciona que todos tenham momentos de descanso
Com menos sobrecarga devido ao trabalho doméstico, todos na casa conseguem ter mais tempo de descanso, autocuidado e lazer. Assim, se tem pessoas mais dispostas, mais saudáveis e mais felizes.
Diante das vantagens da divisão dos afazeres domésticos, vamos aos 5 passos para fazer essa distribuição da melhor maneira possível!
1- Saiba quais afazeres domésticos são prioridades
Os afazeres domésticos podem ser bastante desgastantes e tomar muito tempo se não forem priorizados. Esse é o momento de elencar as tarefas necessárias ao seu próprio bem-estar e da família, pensando também no tempo de descanso de todos.
Então comece priorizando a leitura das dicas para você saber quais tarefas são mais importantes.
Compra e preparo das refeições da semana
Um cardápio semanal pode ser um aliado na hora da compra e preparação das refeições. Para isso, pense nas quantidades, restrições alimentares, nas preferências e necessidades alimentares da família.
Depois, escolha um dia para as compras e organize os pratos que podem ser preparados na véspera ou para o congelamento, isso facilita o dia a dia na cozinha.
Lavar as louças
Lavar as louças é muito importante, elas aparecem a todo momento! Então, procure realizar essa tarefa a cada refeição. Além de manter a organização, evita o aparecimento de larvas na pia devido aos restos dos alimentos.
Tirar o lixo
Tirar o lixo é uma questão de saúde. Tire-o diariamente, ou pelo menos, dia sim, dia não. Com isso, você evita insetos e garante o bem-estar de todos.
Utilize sacos de tamanho correto, e não se esqueça de separar o lixo reciclável. Fique atento à coleta de lixo na sua rua.
Se você tem um pet, recolha o lixo dele também e higienize as áreas de acondicionamento do lixo sempre.
Limpeza, organização e manutenção dos ambientes
A limpeza e organização é um dos afazeres domésticos mais importantes. Mas, a manutenção disso, não demanda uma faxina diária e você pode fazer outras atividades. Então, pequenas organizações diárias te ajudarão a deixar as faxinas cada vez mais leves.
Lavar e passar roupa
Lavar e passar as roupas é uma tarefa importante. A frequência dela depende de quanta roupa suja você tem. Separar a roupa para lavar evita o desperdício de água e facilita as lavagens. Separe também as peças que precisam ser realmente passadas, isso evita gasto desnecessário de energia.
2- Desenvolva um cronograma semanal
Para desenvolver um cronograma semanal dos afazeres domésticos, é preciso pensar na categoria de cada tarefa, considerar a frequência e dias da semana mais apropriados a cada uma delas, além de criar hábitos para incorporá-los à rotina doméstica. Veja!
Separe as tarefas por categorias
Separe, por exemplo, a limpeza e organização do espaço do seu pet. Nesse dia, lave somente tudo dele, roupas da caminha, roupinhas pessoais, brinquedos, vasilhas. Aproveite e regue as suas plantas, já que é uma tarefa mais leve.
Já a limpeza de banheiro encardido, você pode dar adeus! Tirando um dia para manutenção da faxina mais grossa, principalmente no banheiro, esse ambiente nunca mais ficará encardido. Tire os lixos com frequência, jogue desinfetante no vaso sanitário, e mantenha a pia limpa.
Considere a frequência e dias da semana mais apropriados
Definir a frequência e os dias para realizar os afazeres domésticos diminui o trabalho. Separe as tarefas diárias, semanais e mensais.
Por exemplo, lavar as louças diariamente, mas trocar lençóis, semanalmente. Dessa forma, você não se desgasta fazendo tarefas que podem ser realizadas em um prazo mais longo, como os afazeres mensais.
Estabeleça horários para a realização das tarefas
Você tem horários para academia, faculdade, profissão. Então, estabeleça horários para as tarefas domésticas também, seja de manhã ou no final da tarde. Elas se encaixam na sua rotina e viram hábitos que facilitam a realização.
3- Tenha um cronograma separado para a limpeza
Os afazeres domésticos não se restringem somente à limpeza, como já mencionamos, mas essa tarefa merece um cronograma separado, pois demanda mais tempo e envolve todos os ambientes da casa.
Você pode perguntar: como fazer isso? Veja a nossa sugestão, mas organize o seu cronograma conforme a sua realidade.
Divida a limpeza por cômodos e dias da semana
Segunda-feira: Cozinha e Lavanderia
Organize e limpe a geladeira e os armários. Se você tiver uma bancada de cozinha simples, aproveite para usá-la como apoio. Se possível, também já faça a lista de compras. Limpe o fogão, o forno e o chão. Esse também é o dia de organizar a lavanderia.
Terça-feira: Sala de Estar, Jantar e a Varanda
Tire o pó dos móveis, limpe o chão e as janelas. Aspire o sofá e os tapetes. Lave a varanda, o quintal ou sacada e aproveite para regar as plantas.
Quarta-feira: Quarto principal e banheiro
Troque a roupa de cama, tire o pó dos móveis e limpe o chão. Lave o banheiro e troque as toalhas.
Quinta-feira: Quartos menores, banheiro e escritório
Troque a roupa de cama, limpe móveis e o chão. Lave o banheiro e troque as toalhas. Caso tenha um escritório, aproveite para limpá-lo também.
Sexta-feira: Dia das roupas
Lave as roupas de banho e cama que trocou, e passe outras roupas se tiver. Se possível, vá ao supermercado fazer as compras.
No final de semana, faça somente as tarefas necessárias e aproveite para descansar e fazer coisas que te façam bem. Se gosta de cozinhar, prepare algo especial ou adiante alguns pratos para a semana.
4- Chegou a hora de dividir!
Chegou a hora da divisão! Chame a família e organize as tarefas, este é o momento do diálogo. Parece fácil, mas você precisa contar com o tempo disponível das pessoas, tempo de execução e habilidade para a tarefa.
Para crianças maiores, tarefas simples como tirar o lixo e a mesa são uma boa pedida. Os adolescentes já conseguem tirar o pó e passar pano no chão. Esse é o começo da colaboração e autonomia. E lembre-se: registre tudo no cronograma.
5- Use objetos que auxiliem a sua organização
Pense num local para colocar o cronograma para que ele possa ser visto por todos. Então, por que não apostar em objetos que decoram e organizam ao mesmo tempo?
Uma parede com revestimento de lousa, lousas brancas, murais, planners de parede e planners de papel, são algumas das opções para dar um toque decorativo e organizado ao cronograma.
A Madesa se preocupa com você
Nós, da Madesa, nos preocupamos com você e queremos contribuir para que você consiga desfrutar de mais tempo livre. O descanso e lazer fazem parte da vida, e assim todos têm esse direito.
Através desse guia prático de como organizar os afazeres domésticos, esperamos ter contribuído para o seu bem-estar. E continuem acompanhando o blog da Madesa, aqui existem muitos conteúdos que podem te inspirar em diferentes situações da sua rotina diária.