Pelo menos uma vez na vida é comum realizar uma mudança, seja porque adquiriu um novo imóvel, casou-se ou foi morar sozinho. 

Sem dúvida alguma, esse é um momento que demanda organização e bastante planejamento. Pensando nisso, separamos dicas infalíveis nesse conteúdo, para te guiar pelos principais pontos de como organizar a sua mudança. Confira em detalhes!

Por que se organizar para uma mudança?

Essa é a principal dúvida sobre como organizar uma mudança quando se decide trocar de lar. E a resposta é bem simples: quanto mais planejamento e organização, mais rápida e prática será a mudança. 

Não somente o ato de transportar seus objetos pessoais, a mudança está atrelada a um processo de adaptação.

Portanto, o ideal é que, ao decidir se mudar, você possa contar com ajuda especializada e com tranquilidade de que tudo vai ocorrer da forma que planejou, assim você reduzirá a desorganização na nova residência e agilizará o processo de arrumação da nova casa.

4 dicas infalíveis sobre como organizar mudança

Como prometido no início do conteúdo, a seguir iremos trazer dicas infalíveis que, seguramente, irão te ajudar a descobrir como organizar a sua mudança, facilitando todo o passo a passo necessário. Confira!

1 – Organização com antecedência

Definir um dia e horário para realizar a sua mudança deve ser o primeiro passo. Dessa forma, você conseguirá se planejar com bastante antecedência e evitar frustrações e imprevistos no dia programado. Um planejamento antecipado pode significar mais calma e eficiência durante a mudança.

Além de definir a data e hora que você realizará a sua mudança, é importante que você pense na ordem que os objetos serão embalados. Assim, não ficará com o tempo apertado e nem correrá o risco de empacotar itens que utiliza no dia a dia.

Por exemplo, objetos de uso pessoal e itens de cozinha devem ser os últimos a serem embalados, já que são utilizados diariamente. Os livros, itens de decoração e roupas de cama e banho, podem ser embalados com antecedência, já que não são de uso diário.

Além do que foi citado, serviços como internet e transferência de titularidade de contas também devem ser considerados como etapas na organização da sua mudança, uma vez que isso leva algum tempo para ser finalizado. Com isso, você vai evitar de ficar sem aqueles serviços básicos, como luz e internet.

2 – Entenda tudo sobre seu novo lar

Nada te ajudará mais durante a mudança do que conhecer o seu novo lar. Isso contribui para que você tenha uma melhor noção sobre os espaços disponíveis e se tudo que você está levando pode ser comportado perfeitamente nos novos ambientes. 

É comum que, ao sair de uma casa maior para um apartamento menor, por exemplo, você tenha que abrir mão de alguns itens ou pensar em uma organização mais compacta, a fim de fazer com que tudo caiba no novo imóvel. 

É importante pensar na quantidade de cômodos, na metragem e demais áreas, como corredores e halls, assim será possível dispor seus itens da melhor forma possível.

Além da disposição e organização dos seus móveis e demais itens, é necessário saber as voltagens e estrutura elétrica e hidráulica do seu novo lar – o que ajudará a evitar imprevistos, caso seja necessário algum tipo de ajuste para seus eletrodomésticos e eletrônicos, por exemplo.

3 – Organize tudo em caixas

Contar com a ajuda de especialistas é um passo para sua mudança, mas além disso é importante que você não deixe tudo nas mãos de terceiros. Sendo assim, uma forma prática de organizar uma mudança é embalar todos os seus itens em caixas.

Para isso, tenha caixas de diferentes tamanhos e etiquetas para nomear quais itens estão colocados dentro delas. Dessa forma, ficará mais fácil identificá-los no momento de desembalar seus objetos.

Um passo que pode te ajudar a pensar por onde começar a organizar mudança, é separar um cômodo da sua casa para deixar as caixas que vão sendo abastecidas, assim, o restante da casa permanecerá organizado e você conseguirá manter sua rotina até o dia do deslocamento de fato.

Paralelamente a isso, crie uma organização que faça sentido para você e sua família. Por exemplo, separe os itens por utilidade ou fragilidade  – ou mesmo por ambientes, como itens da cozinha e quartos separadamente.

4 – Conte com ajuda especializada

No momento em que você se perguntar como organizar a sua  mudança, lembre-se que contratar um serviço especializado não é um gasto, mas um investimento para facilitar todo o processo.

Até aqui, já deu para perceber que se antecipar e pensar tudo sobre como organizar a mudança é uma atividade repleta de detalhes que precisam de atenção. Claro que existem coisas que apenas você poderá ser responsável, mas contar com uma ajuda especializada pode significar mais agilidade e tranquilidade durante todo o processo.

Atualmente, há empresas que são especialistas em fazer mudanças e atuam com transporte, montagem e desmontagem, retirada e entrega de caixas. 

Tirando todas essas tarefas da sua responsabilidade, é possível investir o seu tempo no que de fato interessa, como papeladas e burocracias (passo inevitável quando falamos sobre como organizar mudança).

É importante frisar que, ao contratar um serviço especializado em mudanças, você encare o valor pago para a empresa como um investimento – que te poupa dores de cabeça e ajuda, de fato, em passos da mudança que podem ser até fisicamente muito cansativos – e não como um gasto desnecessário.

Conheça as cozinhas planejadas Madesa

Após descobrir os melhores passos de como organizar a sua mudança, independente do imóvel de sua escolha, os móveis planejados são a melhor opção quando o assunto é aproveitar os espaços disponíveis. 

Quando falamos dos cômodos de uma casa, a cozinha é um dos principais – já que é o local onde as pessoas passam bastante tempo.

Porém, é também um dos espaços que mais demandam móveis e eletrodomésticos. Por isso, a Madesa conta com cozinhas planejadas para você conseguir usufruir de sua cozinha com mais facilidade, utilidade e conforto. Confira algumas opções:

Cozinha Compacta

As cozinhas compactas são pensadas para ambientes menores e que precisam de alguma otimização para conseguir cumprir o seu papel de praticidade funcionalidade. Pensando nisso, a Madesa traz diferentes opções para você, como o Armário de Cozinha Compacta Reims.

Confira os detalhes da Cozinha compacta escolhida pela Dani:

Cozinha Completa

A cozinha completa, diferente da opção anterior, apresenta mais disposições. Indicada para ambientes mais amplos, as cozinhas completas Madesa são ideais para você e sua família terem todo o conforto necessário – sem abrir mão do design e elegância.

Conheça alguns detalhes da linha Reims:

● É praticamente uma cozinha planejada para o seu ambiente, já que possui módulos separados, que podem ser montados conforme a disposição desejada;

● Outra vantagem é que o kit contempla o tampo do balcão de pia, que pode ser removido para a colocação de uma pia de inox ou pedra. Já o tampo do balcão de 60cm pode ser recortado para a instalação de cooktop.

Cozinha de canto

As cozinhas de canto são ideais para quem deseja aproveitar 100% os espaços disponíveis de uma cozinha. 

Tendo bastante espaço de armazenamento e diferentes divisórias, que podem ser organizadas como você desejar, a opção que trouxemos hoje para você, o Armário de Cozinha Completa de Canto Lux Madesa, é ideal para aproveitar o ambiente dos cantos – que muitas vezes é deixado de lado. Assim, é possível deixar o espaço útil mais livre.

Veja a seguir algumas atribuições da cozinha de canto:

● Fabricada com componentes de alta qualidade, possui puxadores em alumínio, corrediças telescópicas e dobradiças com amortecedores para o fechamento suave das portas, além de revestimento metálico nas portas e gavetas;

● Um dos principais diferenciais desta versão são as portas e gavetas, que recebem um vidro preto aplicado, detalhe que traz muita elegância ao ambiente;

● Super espaçosa, a cozinha conta com espaço para organizar tudo o que você precisa. Além disso, todos os balcões acompanham o tampo e possuem pés em PVC, com regulagem de altura e rodapé removível.

Conte com a Madesa

Agora que você já sabe quais as principais dicas de como organizar a sua mudança, continue acompanhando nosso Blog. Fique ligadinho para saber mais dicas que podem te ajudar em diferentes assuntos, como móveis, decoração e organização do dia a dia, DIY e até receitas! 

Para acessar conteúdos em vídeo, acesse o nosso canal no Youtube e confira tudo em detalhes! 

E nesse clima de mudança, que tal aproveitar os descontos da Black Friday Madesa? Garanta sua cozinha nova com os melhores descontos.