Você sabe o que é MDP? Este painel de madeira industrializado é formado por partículas aglutinadas e prensadas em alta temperatura, e surgiu em meados dos anos 2000 com  o intuito de ser um material inovador, que permite a produção de peças com formatos complexos e detalhes irretocáveis. 

O MDP pode, inclusive, ser confundido com o MDF. Mas a verdade é que este material tem fins e características específicas, sendo essencial para a produção de móveis como mesas, cozinhas, armários e estantes.

Para entender melhor sobre esse assunto, acompanhe a leitura e conheça mais sobre o que é MDP, para que ele serve e como você deve cuidar dos móveis feitos a partir desta matéria prima. Vem com a gente!

O que é MDP?

MDP significa Medium Density Particleboard, que, em português, quer dizer “Painel de Partículas de Média Densidade”. Resistente à umidade, este material é composto por partículas prensadas de madeira e aglutinadas com resina, sendo comumente utilizado na fabricação de móveis que apresentam densidade média, com cortes retos e planos. 

Por sua resistência ao peso, também pode ser ideal para a fabricação de móveis maiores. Veja alguns exemplos de mobiliários que podem levar MDP durante a fabricação:

Qual é o melhor, MDP ou MDF?

O MDP e o MDF são materiais distintos e estão presentes nos móveis para usos diferentes. O MDP é mais leve, resistente e robusto que o MDF, sendo indicado para partes específicas dos armários, como a caixaria, ou peças que ficarão em ambientes úmidos. Já o MDF é mais maleável, e é sempre indicado para portas e frentes de armários, por exemplo. Veja:

Característica do materialMDP (Painel de Partículas de Média Densidade)MDF (Placa de Fibra de Média Densidade)
ComposiçãoPartículas de madeira de diferentes tamanhosFibras de madeira finamente moídas
EstruturaCamadas de partículas, mais resistente a umidadeEstrutura homogênea, mais densa
AplicaçãoMóveis para áreas úmidas, estruturas, peças que exigem maior resistênciaMóveis com detalhes mais elaborados, painéis decorativos, peças que exigem maior maleabilidade

Vantagens do MDP

Agora, você já sabe o que é MDP e as principais características que formam este material. Mas, quais os seus benefícios nos móveis? Listamos alguns deles a seguir:

1. Resistência 

Como já comentamos, por conta da sua composição de partículas de madeira de média densidade e adesivos, o MDF tem boa resistência mecânica. Isso faz com que ele seja considerado ideal para a fabricação de móveis e estruturas que necessitam de suporte e estabilidade.

Armários, balcões, prateleiras e diversos outros tipos de mobília podem se beneficiar de sua proteção contra a umidade acompanhada de resistência a impactos leves.

2. Custo-benefício

O MDP é considerado bastante econômico quando comparado a outros materiais utilizados na fabricação de móveis. Isso porque fatores ligados à sua matéria-prima, processo de fabricação e até mesmo de acabamento são mais simples. 

Por isso, também pode representar uma boa opção para projetos que necessitam de um melhor custo-benefício.

3. Sustentabilidade 

Entendendo o que é MDP e como funciona sua fabricação, você compreende que ele pode ser considerado um material altamente sustentável, uma vez que provém de madeiras de reflorestamento e de resíduos da indústria madeireira (como lascas e serragem, por exemplo). 

Sendo assim, a sua utilização reduz os impactos ambientais e colabora para a preservação dos recursos naturais.

Principais aplicações do MDP

Para entender por completo o que é MDP, é válido saber que suas principais utilidades são voltadas à indústria moveleira e à construção civil. Na fabricação de móveis, esse material é bastante utilizado devido a sua resistência e durabilidade, exceto em acabamentos detalhados. Na construção, por sua vez, é utilizado pela sua resistência estrutural, bom isolamento acústico e um bom custo-benefício para tal.

A seguir, exploramos algumas das principais aplicações do MDP na indústria moveleira:

  • Móveis para cozinha: os balcões e armários de cozinha são bons exemplos de móveis em que o MDP é utilizado, pois eles necessitam de resistência para aguentarem o peso de tudo o que é armazenado e organizado neste ambiente. Veja, por exemplo, o armário de cozinha completa Reims da Madesa, um exemplo que contém tampo em MDP.
  • Móveis para banheiro: nichos e armários para banheiro são exemplos de móveis com MDP indispensáveis no banheiro, tanto para o armazenamento como para suportar a umidade presente neste ambiente. Conheça o armário gabinete com espelho para banheiro da Madesa, feito em MDP.
  • Móveis para quarto: cabeceiras de camas e criados-mudos para quartos são peças importantes e que podem também funcionar como elementos decorativos e funcionais. Neste tipo de móvel, o MDP também é bastante utilizado, como por exemplo na cabeceira extensível e mesas de cabeceira da Madesa.
  • Móveis para escritório: as mesas para escritório e estantes são indispensáveis nesse cômodo, que precisa de móveis resistentes e que ofereçam o máximo de organização e funcionalidade. Que tal a escrivaninha Madesa Chicago produzida com MDP?

Pode molhar o MDP?

Com partículas de madeira maiores, o MDP é menos suscetível a inchaço quando exposto à água em comparação a outros materiais que podem ser utilizados para compor móveis para a casa. No entanto, a exposição prolongada à água e a permanência em áreas com alta umidade podem colaborar para a redução de sua vida útil.

Por isso, ele pode ser considerado mais resistente em comparação a outros materiais, mas não é 100% à prova d’água.

Se você busca manter seus móveis em MDP sempre preservados, reunimos algumas dicas essenciais para cuidar deles com sucesso. Veja:

Cuidados com móveis em MDP

Entendendo o que é MDP, suas vantagens e singularidades, você já deve saber que a limpeza e a manutenção adequadas são essenciais para que eles sejam conservados. Para te auxiliar, separamos algumas dicas e cuidados essenciais:

  • Não use produtos abrasivos, como esponjas duras, bombril e desengordurantes. Prefira panos macios, detergente neutro e esponjas macias.
  • Evite deixar copos com bebidas sobre a superfície dos móveis, bem como panelas quentes diretamente sobre sua estrutura. 

Nesses casos, é sempre recomendável utilizar um porta-copos ou um aparador de panelas, por exemplo.

  • Evite o excesso de peso: observe atentamente as especificações do fabricante a respeito do peso que o móvel pode suportar, respeitando estes limites;
  • Evite o contato direto com o sol: o sol pode danificar a estrutura ou desbotar a cor e, por isso, é recomendável que todo tipo de mobília em MDP seja protegida da luz natural direta.
  • A escolha de um bom acabamento dos móveis é um fator decisivo na sua conservação, principalmente para as áreas úmidas.

E então, gostou de saber mais sobre o que é MDP? Ele é um material que vem revolucionando a indústria moveleira graças a sua resistência e durabilidade, e seu uso pode vir carregado de diversas vantagens.

Não deixe de acompanhar o blog da Madesa! Aqui, além de entender o que é MDP, você confere diversas tendências de decoração e dicas de como escolher o melhor móvel para cada ambiente!