Durante a pandemia, trabalhar e estudar em casa se tornou algo comum e necessário, inclusive, muitas pessoas passaram a gostar da modalidade home office e aderiram à rotina. Porém, isso significa que os locais usados para trabalho e estudo pediram mais atenção e precisaram ser repensados para se tornarem mais confortáveis e adequados para que fosse possível exercer essas atividades. 

Um dos móveis indispensáveis para quem trabalha e estuda em casa são as escrivaninhas ou home desk, em inglês. Nelas, a pessoa precisa encontrar funcionalidade e espaço para realizar as obrigações do dia a dia. Pensando em te ajudar a escolher o melhor móvel para o seu espaço, a Madesa selecionou alguns modelos diferentes de escrivaninhas que podem se encaixar às suas necessidades. 

Escrivaninhas: por que ter uma?

Antes de tudo, é preciso entender por que você precisa deixar de trabalhar e estudar na mesa da cozinha e comprar uma escrivaninha adequada para essas atividades. Confira 3 motivos para ter uma escrivaninha!

Organização

Uma das principais razões para adquirir uma escrivaninha é por pura organização. Além de delimitar o espaço que será usado para seu trabalho ou estudos, é também uma forma de preservar e guardar todos os objetos e itens que tenham relação com essas atividades. 

Postura

Pensando que você ficará horas em uma mesma posição trabalhando ou estudando, seja escrevendo ou na frente do computador, ter um móvel adequado para isso faz toda a diferença. Trabalhar na mesa da sua cozinha ou em qualquer outra superfície que não respeite as normas de ergonomia, provavelmente, a longo prazo não será bom para a sua postura, podendo acarretar desconforto e outros problemas de saúde. 

    Decoração

    A decoração também é importante e ajuda na produtividade. Então, nada melhor do que escolher uma escrivaninha que seja prática e, ao mesmo tempo, combine com a disposição do espaço, harmonize com o design ou até mesmo, seja o ponto de partida para transformar a decoração do seu ambiente. 

    Leia também:

    Modelos de escrivaninhas

    Conheça 6 tipos de escrivaninhas para colocar na sua casa e encontre aquela que será perfeita para o ambiente e para as suas necessidades!

    Escrivaninha multifuncional

    Esses modelos são ótimos, principalmente se o móvel está em um ambiente da casa que não é apenas um escritório. As escrivaninhas multifuncionais são excelentes opções para quem precisa trabalhar ou estudar no quarto, por exemplo, mas também precisa de uma penteadeira.

    Outra função interessante é usar a escrivaninha como um divisor de ambientes se você não tiver muito espaço disponível no ambiente. Opte por escrivaninhas que atendam ambas as necessidades, que combinem com a decoração do lugar e também sejam peças funcionais. Ora você está com o notebook ligado em uma reunião, porém, se precisar usar com outro objetivo, é prática e rápida. 

    Escrivaninha suspensa

    Os modelos suspensos são ótimos para valorizar o espaço, já que você usa as paredes para instalar a sua escrivaninha. Outro ponto positivo desses layouts é que você pode optar por peças menores e sob medida. 

    Além disso, quando você precisar utilizar esse espaço basta puxar uma cadeira e quando terminar é só tirar do caminho. Você também pode utilizá-lo como apoio para outros objetos. 

    Escrivaninha estante

    Se você é o tipo de pessoa que tem muitos livros, pastas, papelada, itens decorativos ou outros objetos que precisam estar perto de você no seu dia a dia para trabalhar ou estudar, o melhor modelo de escrivaninha são os modelos que também são estantes. 

    Nesse caso, você não precisa comprar um móvel separado. Opte por um modelo que una os dois tipos para facilitar a sua vida. Independentemente se é uma escrivaninha estante pequena ou grande, escolha uma que tenha vários nichos ou armários e torne a sua rotina mais prática.

    Escrivaninha com gavetas e nichos

    Esse modelo pode parecer o mesmo que a escrivaninha estante, mas a diferença está na estrutura. Nesse caso, é apenas a mesa com gavetas e poucos nichos na parte de baixo da estrutura do móvel, ou seja, uma peça que também é um pouco menor. 

    Hoje, é possível encontrar vários modelos desse tipo: dos mais modernos (como as mesas gamers), aos mais clean e minimalistas. Assim, você consegue manter sua bagunça organizada e concentrada na sua escrivaninha com gavetas.

    Escrivaninha Chicago

    Escrivaninha compacta

    Talvez você não tenha muito espaço disponível na sua casa ou não seja o tipo de pessoa que precisa de muitos itens na sua área de trabalho. Se esse for o seu caso, o modelo ideal para você é a escrivaninha compacta. 

    Com ela você só utiliza o espaço necessário, além de ser um modelo super adaptável. Inclusive, é uma boa escolha para usar dentro do quarto, já que não dificulta a circulação pelo ambiente. 

    Mesa de escritório industrial

    Escrivaninha de canto

    Também conhecidas como “escrivaninhas em L”, também são uma boa pedida se você precisa aproveitar da melhor maneira todo o espaço que você tem disponível em casa. Com ela, você consegue utilizar os cantos do ambiente sem comprometer o restante do espaço. 

    O legal desse tipo de modelo é poder investir em uma montagem planejada, por isso, tenha atenção ao tirar as medidas e abuse das paredes também, complementando a decoração com nichos ou prateleiras. Assim, você ganha mais algumas superfícies para usar e ainda delimita aquele cantinho como o espaço para o seu home office e outros estudos.

    Escrivaninha Lisboa

    Modelo bônus

    Escrivaninha branca

    Essa sugestão não é bem um modelo de escrivaninha. Na verdade, você consegue achar uma desse tipo em todos os outros modelos que listamos neste conteúdo, mas não podíamos deixar de fora o design mais conhecido desse segmento: a escrivaninha branca

    A peça nessa cor é um verdadeiro curinga e combina com praticamente todos os ambientes e é uma tendência em termos de decoração dessas últimas temporadas, já que reflete um estilo minimalista e simples. Você encontra com estruturas diversas, como:

    • Cavalete;
    • Provençal;
    • Com tampo de vidro;
    • Compactas e em L;
    • Formatos diferentes e assimétricos. 
    Kit escrivaninha Alaska + estante escada

    Se você gostou deste conteúdo, não deixe de acompanhar mais dicas e sugestões sobre esse tema e outros no Blog Madesa. E para conhecer mais sobre os produtos, como preços e informações específicas, acesse o site Madesa.