Pequenas e de aspecto inofensivo, as formigas buscam restos de comida, farelos e doces por onde passam. E embora não apresentem riscos, elas podem carregar no corpo fungos e bactérias responsáveis por algumas doenças, resultando na contaminação dos alimentos. Por isso, saber como acabar com formigas pequenas na cozinha é essencial para manter o ambiente mais higiênico!

Para se livrar das formigas indesejadas, saiba que existem soluções simples e fáceis. E claro que nós, da Madesa, vamos te ajudar a cuidar de um dos espaços mais importantes da sua casa, te ensinando como acabar com formigas pequenas na cozinha através deste guia completo. Quer aprender como? Acompanhe a leitura!

O que são as formigas miudinhas?

As formigas miudinhas, conhecidas como formigas doceiras, são um grupo de insetos que pode infestar residências e comércios. As espécies mais comuns são a Monomorium pharaonis e a Monomorium floricola, que possuem corpo delgado e alongado.

Consideradas uma praga urbana, elas formam grandes colônias e infestam rapidamente os ambientes, transformando-se em um problema para os moradores. Mais comuns na cozinha, elas podem se deslocar para qualquer cômodo em que haja a presença de açúcar ou alimentos gordurosos. 

Elas também são bastante habilidosas em se entranhar em espaços de difícil acesso e, por isso, o seu controle pode ser difícil. Assim, devido à sua grande capacidade de adaptação, são capazes de construir ninhos em frestas de paredes, pisos, eletrodomésticos e armários. 

Antes de chegarem aos lares, entretanto, elas passam por locais bastante sujos, como lixeiras, caixas de gordura e até em resíduos hospitalares. Nesses locais, podem ser contaminadas por fungos, bactérias e vírus, prejudicando, mais tarde, a sua saúde e da sua família que pode apresentar quadros de verminoses e intoxicações alimentares.

O que atrai as formigas?

Para entender como acabar com formigas pequenas na cozinha, é preciso saber o que as atrai até a sua casa. Segundo artigo da Envu, esses insetos têm uma dieta bem diversificada e, além de doces, adoram alimentos ricos em proteínas e carboidratos, como:

  • Pães;
  • Carnes;
  • Queijos;
  • Massas;
  • Mel;
  • Óleos;
  • Xaropes. 

As formigas pequenas também se alimentam de todo tipo de resíduos, até mesmo insetos mortos, como moscas, baratas e mariposas. 

Como acabar com as formigas miudinhas?

Para entender como acabar com formigas pequenas na cozinha, você precisará identificar os pontos de entrada das formigas, remover migalhas e restos de comida dos ambientes, utilizar armadilhas caseiras e repelentes naturais, selar frestas e fazer sempre a manutenção dessas condições para evitar a reincidência dos insetos. 

Veja em detalhes como fazer cada um desses passos a seguir:

1. Identificar pontos de entrada

Como já comentamos, as formigas pequenas costumam entrar nas casas por frestas, buracos, aberturas nas janelas e portas – sendo nestes mesmos locais que constroem seus ninhos. Por isso, identificar esses pontos é o primeiro passo para evitar que novas formigas entrem na sua casa. Veja o passo a passo de como fazer isso:

  1. Faça uma inspeção minuciosa na cozinha, prestando atenção especial a áreas como rodapés, cantos de janelas e portas;
  2. Observe se há trilhas de formigas que podem indicar o caminho que elas usam para entrar;
  3. Utilize uma lanterna para verificar áreas escuras ou escondidas.

Depois disso, chegou a hora de higienizar todo o espaço:

2. Remover migalhas e restos de comida

A limpeza é essencial para afastar fontes de alimentos que atraem as formigas pequenas. Por isso, se você quer saber como acabar com formigas pequenas na sua cozinha, o segundo passo é manter a casa sempre limpa, livre de farelos, migalhas e restos de comida. Para isso, recomenda-se que você: 

  1. Varra o chão da cozinha e passe aspirador nos locais de difícil acesso, principalmente embaixo dos móveis e eletrodomésticos;
  2. Limpe as superfícies com pano úmido a cada refeição para eliminar qualquer vestígio de alimento;
  3. Armazene doces, pães, cereais em potes herméticos e evite deixar frutas expostas.
  4. Lave a louça sempre que terminar as refeições, já que restos de comida em pratos, talheres e panelas sujas atraem ainda mais formigas para o ambiente.
  5. Armazene o lixo em sacos plásticos resistentes e mantenha-os fechados.

3. Armadilhas caseiras

Produtos como inseticidas químicos podem ser uma solução de como acabar com formigas pequenas na cozinha. Porém, podem contaminar o ambiente, animais de estimação e os alimentos que ficam mais expostos. 

Por isso, armadilhas caseiras são soluções eficazes e econômicas e mais seguras para controlar a população de formigas. Vejamos um exemplo: 

  1. Misture açúcar com ácido bórico, na proporção de três partes de açúcar para uma parte de ácido.

Essa mistura atrai as formigas, que levam o veneno ao ninho, eliminando outras no processo. 

  1. Coloque essa mistura em pequenos recipientes, perto dos locais onde você viu as formigas. 

Aqui, também é recomendável que essas misturas sejam mantidas fora do alcance de crianças ou animais de estimação, por exemplo.

4. Repelentes naturais

Os inseticidas químicos são eficazes não apenas na hora de descobrir como acabar com formigas pequenas na cozinha, mas também em outros insetos. Apesar disso, ainda são considerados muito mais agressivos. Por isso, os repelentes naturais são alternativas mais brandas – que ajudam a afastar as formigas sem prejudicar o ambiente doméstico. Entenda como fazê-lo:

1. Em um litro de álcool 70°, coloque 20 gramas de cravo-da-índia e reserve por uma semana, chacoalhando a mistura uma vez ao dia até que a cor fique parecida com a da gasolina. 

Umedeça um pano com essa solução, passando-a no piso e nos locais em que as formigas estejam próximas, sempre após a limpeza tradicional.

2. Faça saquinhos de tule com cravo-da-índia e louro, ou com somente um deles, feche-os e coloque-os em gavetas, armários e locais em que você veja a presença das formigas. Substitua os saquinhos a cada três meses.

3. Misture água com vinagre branco ou suco de limão em partes iguais em um borrifador e aplique nos locais onde as formigas costumam aparecer.

4. Dilua 100ml de detergente neutro em 100ml de água, borrifando a mistura nos cantos das paredes, da pia e nas áreas de trilha das formigas. Além de eliminar as formigas, o detergente com água desorganiza as trilhas de feromônios, dificultando que elas voltem ao local.

5. Selar as frestas

Para selar as frestas e pequenos buraquinhos, use silicone, massa de vidro e rejunte nas falhas em azulejos, batentes de portas, paredes e janelas. Assim, será possível acabar com os esconderijos e tocas das formigas pequenas.

No momento da prevenção, esta é uma medida bem importante. Isso porque esse procedimento vai impedir a entrada dos insetos no ambiente interno da casa e, assim, elas não chegarão perto da cozinha e seus alimentos.

6. Manutenção regular

Tomada as ações acima, garanta que a manutenção da limpeza, pontos de entrada, repelentes e armadilhas continuem. Apesar de parecer trabalhosa, esta é a maneira mais prática e simples de manter o espaço livre dessas pragas ao longo do tempo, evitando novas infestações após resolver o problema atual.

Para facilitar essa manutenção regular, organize um cronograma semanal dedicado à limpeza da cozinha. Tire um dia da semana para limpar com mais empenho os pisos, outro dia para passar um pano úmido nas principais superfícies e outro dia para fazer a inspeção dos armários, por exemplo.

Não basta saber como acabar com formigas pequenas na cozinha, é preciso incorporar essas dicas no seu dia a dia, prevenindo contra novas infestações! 

E para você que está sempre buscando como cuidar da sua casa, continue acompanhando o Blog da Madesa, cheiro de dicas de como limpar, decorar, organizar e otimizar o seu lar.