A cozinha é um dos ambientes mais utilizados de uma casa. Além de ser um espaço onde são realizadas a maioria das refeições em família e a preparação dos alimentos, é também o local ideal para receber seus convidados. Então, nada mais coerente do que ter uma decoração que seja prática, resistente e bonita. 

Pensando nisso, a Madesa selecionou os melhores tampos de pia para a sua cozinha que, além da qualidade, são feitos de madeira provenientes de florestas renováveis. Confira alguns modelos e encontre aquele que é ideal para a sua casa. 

Leia também: Tudo o que você sempre quis saber sobre uma Cozinha Planejada.

O que é o tampo de pia?

Tampos são peças versáteis que cercam a pia, fornecendo uma base de apoio. Também podem ser usados para integrar outros ambientes da casa, assim como quando atrelados aos balcões, criam uma divisão visual, especialmente em casas com conceito aberto.

Tem como principal função dar estrutura à pia, além de, em algumas cozinhas, servirem como bancada para as refeições, jantares e almoços mais rápidos. 

Diferentes modelos Madesa:

Tampo Madesa Nero Marquina

Se você está buscando um design mais moderno, com certeza o Tampo Nero Marquina é a escolha certa. Da cor preta com 120 cm, ele tem um aspecto que lembra mármore, mas é totalmente ecológico, fabricado em MDF e tem uma pintura com acabamento em poliéster, o que ajuda a proteger contra o calor, água e álcool.  

Indicado também como suporte para apoiar outros utensílios da sua cozinha. Então, se você precisa de espaço para aparelhos domésticos e para realizar as refeições, esse tipo de tampo é o indicado.

Tampo Madesa Rustic

Fabricado em MDP ecológico, o Tampo Madesa Rustic tem nas cores amadeirado escuro e cinza. Perfeito para cozinhas com uma decoração mais tradicional e elegante. 

Modelo muito resistente, tem 25mm de espessura e, por isso, também pode ser utilizado como suporte para outros utensílios e para as refeições diárias.

Tampo para Balcão de Canto 

Com a possibilidade de ser instalado tanto para o lado esquerdo, quanto para o direito, o Tampo Balcão de Canto é o verdadeiro significado de versatilidade, já que você consegue encaixá-lo conforme o espaço disponível na sua cozinha.

Ele tem pintura em acabamento de Poliéster, o que o torna mais resistente a efeitos de certos produtos e ao calor. Além disso, esse tipo de tampo permite a realização das refeições, serve de bancada e apoio para diversos objetos. Esse modelo, você encontra nas cores amadeirado escuro e cinza.

Outros tamanhos de tampo de pia

Agora, se o tamanho da sua pia não for muito grande, também existem opções compactas. O modelo de tampo de 35 x 60 cm é um deles. Esse é um item que traz muita praticidade e, assim como os demais produtos aqui mencionados, ele possui pintura à base de Poliéster, o que oferece uma proteção a mais contra o calor, tempo e líquidos. Fabricado em MDP, está disponível também na cor cinza e dispensa montagem. 

A Madesa trabalha com a fabricação de tampos de diferentes tamanhos, como: modelos de 60 x 60 cm, 80 x 60 cm e 40 x 60 cm. Lembrando que todos são ecológicos, com madeiras provenientes de florestas renováveis. 

Leia também: Cozinha vintage: o que é e como decorar?

Outros modelos 

Além de madeira, não faltam opções de materiais para os tampos de pia. Você pode escolher para a sua cozinha: concreto, corian ou aço inox. Cada tipo, traz uma proposta diferente em termos de decoração e manutenção.

Modelos em inox, por exemplo, passam a sensação de modernidade e puxam para um visual mais clean, enquanto o concreto trás um design mais rústico e urbano, ou seja, dependendo dos móveis que compõem a sua cozinha, esses materiais podem reforçar essas características ou dar uma quebrada e trazer mais equilíbrio ao ambiente. 

O corian é uma invenção mais atual, de um material que se assemelha à pedra, mas possui um composto sólido sintético formado por ⅓ de resina acrílica e ⅔ de hidróxido de alumínio. Ele pode ser moldado em diversos formatos e chega para substituir os tampos e bancadas de pedra de mármore e granito. Tem uma variedade de cores e funciona muito bem se o seu objetivo for trazer mais personalidade à cozinha.

O tampo de pia perfeito

Com um leque tão grande de materiais e modelos de cozinha que existem disponíveis no mercado atualmente, o tampo ideal depende muito mais do que você precisa e busca para a sua cozinha. É necessário levar em consideração a rotina da casa, o espaço disponível e qual o design esse ambiente terá. 

A cozinha é um local que pede mobilidade e funcionalidade, onde tudo precisa ser feito de forma simples e rápida. Se na sua casa vivem muitas pessoas, incluindo crianças, um tampo mais resistente e que tenha um tamanho razoavelmente grande é de extrema importância, principalmente se a intenção é ter um espaço para cozinhar para muitas pessoas e esperar que elas consumam essa refeição nesse mesmo local. 

As cores são outro fator importante, já que em tons mais claros, a sujeira fica mais evidente. Se a sua rotina não permite que você esteja frequentemente de olho nesses detalhes, tampos com tons mais escuros talvez sejam a melhor opção. 

Outro fator a ser considerado, é o tamanho dessa cozinha. Ela é compacta ou mais ampla? Para espaços menores, é necessário pensar em tampos que se encaixem no ambiente e não atrapalhem a rotina e circulação da cozinha. Além disso, em ambientes reduzidos, talvez seja interessante pensar em uma cozinha planejada.

Já para locais espaçosos, é possível ousar um pouco mais e investir em tampos grandes, que sejam utilizados tanto para o preparo das refeições, como mesa improvisada. Inclusive, o tampo unido com uma bancada pode se tornar a peça central da cozinha e da sua decoração. Logo, o modelo ideal de tampo para a pia da sua cozinha vai depender de todos esses fatores. 

Agora, se para você é prioridade que exista responsabilidade ambiental e modelos que são resistentes, elegantes e com ótimos preços, esse combo perfeito você encontra nos tampos da Madesa. 

Precisa de mais informações ou quer saber mais sobre outros modelos? Acesse madesa.com e aproveite para ficar por dentro de mais dicas para a sua casa com os conteúdos do Blog Madesa.