Um projeto de decoração deve contemplar elementos que combinam funcionalidade e estética, além da beleza do ambiente. Para isso, a decoração com prateleiras e nichos pode ser uma excelente opção para quem busca unir esses aspectos, já que são peças versáteis e essenciais nos lares contemporâneos. 

De forma simples e prática, esses móveis transformam o ambiente, imprimindo criatividade e personalidade. Além disso, também abrem oportunidades para a criação de um espaço especial para a exposição de memórias afetivas. 

Se você está pensando em aderir a essa peça, continue a leitura e veja todas as dicas para acertar na compra!

Vamos lá?

Porque usar prateleiras?

A decoração com prateleiras pode trazer diferentes vantagens para os ambientes. A seguir, vamos elencar 6 motivos para você investir nessas peças:

  1. Otimização do espaço: como são colocadas na parede, elas ocupam o espaço vertical do cômodo, otimizando, assim, o espaço. Em ambientes pequenos, prateleiras e nichos aproveitam o máximo o ambiente, sem comprometer o espaço no chão. 
  1. Organização e armazenamento: esses móveis trazem uma solução eficiente para organizar itens variados, como plantas, livros, decoração, chaves e controle de TV. A organização fica mais fácil, acessível, otimizada, e os espaços permanecem arrumados e visualmente agradáveis.
  1. Versatilidade para todos os ambientes: uma das suas melhores vantagens é que elas são versáteis e permitem instalação em diversos espaços, desde a sala de estar até o banheiro, se adaptando aos diferentes estilos de decoração.
  1. Estilo e valorização do ambiente: além de funcionais, a decoração com prateleiras agrega estilo e valor. Com sua imensa variedade de designs, materiais e acabamentos, é possível encontrar peças que se encaixem perfeitamente ao espaço e estilo que você precisa, com opções lineares ou até de quina. 
  1. Custo-benefício: esses itens tem um preço bem mais acessível do que móveis maiores, sendo uma excelente opção na hora de economizar. 
  1. Decoração contemporânea: são elementos indispensáveis na estética moderna, que buscam móveis de linhas retas, otimização, funcionalidade dos espaços e um visual mais clean.

Como fazer uma boa decoração com prateleiras e nichos?

Para aproveitar ao máximo esse décor, é importante considerar a imensa variedade disponível no mercado. 

Se você quer acertar na escolha, pense no lugar que você vai colocá-los — sala, quarto, cozinha — o espaço disponível, o tipo de decoração e o que pretende colocar em cima das prateleiras e dos nichos. Veja só as nossas dicas:

Combine a decoração com os móveis!


A harmonia do ambiente é fundamental na escolha dos móveis, então, procure combiná-los com a decoração do ambiente. 

Por exemplo, se a decoração do ambiente for minimalista, o ideal são as prateleiras flutuantes, com linhas retas e design simplificado. Agora, para uma decoração moderna, nichos de acrílico ou metal podem ser mais apropriados.

Como você já deve saber, a Madesa tem uma linha completa de móveis para toda a casa. Vamos conhecer alguns deles e ver como combinar a decoração com essas peças? 

Esse rack para TV possui porta de correr e vários nichos abertos de tamanhos diferentes. Espaçosa e muito fácil de harmonizar com as demais prateleiras do ambiente!

Já para a decoração de cozinha com prateleiras, o armário aéreo Nice com nicho é ideal. Com bastante espaço, ele pode ser combinado com prateleiras adicionais e aproveitar cada cantinho do ambiente. 

Encontre o equilíbrio entre beleza e fucionalidade

A decoração com prateleiras precisa trazer equilíbrio, principalmente nos espaços pequenos. Para isso, itens bem planejados podem ser a solução. Veja como escolher as peças mais adequadas à sua decoração:

Estilo rústico

As prateleiras e nichos de madeira são os mais apropriados para esse décor! Utilizá-los para expor plantas, livros e seus itens rústicos favoritos, complementará muito a estética do ambiente. 

Estilo boho

Caracterizado pela descontração e acolhimento, esse estilo mistura formas, cores e estampas. Assim, as peças podem ser de diferentes tamanhos, formatos e cores, mas não se esqueça da harmonia entre todas essas variedades.

Outra opção é aproveitar os itens decorativos para trazer cor e vivacidade. Assim, você pode utilizar móveis versáteis de cores que combinem com tudo e apostar na decoração!

Aproveite os espaços vazios

Ocupar espaços vazios com nichos e prateleiras é a grande aposta, principalmente nos espaços reduzidos. Um exemplo é o nicho embutido no box, que além de poupar espaço, traz modernidade e praticidade aos usuários.

Adicionando profundidade visual

Esses móveis também podem trazer profundidade visual ao ambiente. Uma ideia é fazer a instalação das peças em diferentes alturas e profundidades, principalmente na decoração de quarto. 

Tendências com prateleiras

Já totalmente integradas à decoração de diferentes ambientes do lar, existem diferentes tendências para prateleiras na hora de decorar. Vamos conhecê-las?

Cores vibrantes

A cor dos itens faz toda a diferença na decoração. Você pode escolhê-los da mesma cor da parede, ou variar na tonalidade, inserindo cores vibrantes para criar um ambiente irreverente. 

Agora, se a intenção é o sofisticado, aposte em prateleiras pretas ou metalizadas, elas trazem um toque de requinte ao ambiente.

Plantas

Sempre bem-vindas, as plantas trazem um toque de frescor e modernidade aos ambientes e combinam com diferentes estilos de decoração. 

Decore com vasos e recipientes as prateleiras e nichos, isso também traz ao espaço vida e cor. Mas, pense em plantas que se adaptam às condições de iluminação do ambiente.

Minimalismo funcional

O minimalismo funcional traz como tendência de decoração o uso de prateleiras. Mas, pensando que nesse estilo menos é mais, invista naquelas flutuantes, com linhas retas e design simplificado. 

As cores devem ser neutras — branco, preto ou madeira natural, para garantir a simplicidade. Assim, você traz ao ambiente elegância e organização sem sobrecarregar o espaço.

Mix de materiais

A mistura de diferentes materiais é uma crescente na decoração de interiores, e é claro que isso se aplica às prateleiras! 

Aposte em combinações inéditas, como madeira e metal, vidro e pedra, ou até mesmo concreto e cerâmica. Essas combinações vão trazer personalidade e ar eclético ao ambiente.

Confira inspirações para toda a casa!

A decoração com nichos e prateleiras podem se encaixar perfeitamente em qualquer cômodo, seja para organizar ou tornar o ambiente mais funcional e bonito. 

Vamos ver algumas dicas de como utilizar esses elementos nos diferentes ambientes da casa. Vem com a gente!

Sala de estar

Neste ambiente, aposte na decoração de sala com prateleiras na parede e também com nichos. Esses dois elementos, na sala de estar, podem ser o ponto alto da decoração. 

Escolha cores e formatos diferentes, associe a tudo isso uma iluminação que os destaquem e não esqueça de garantir peças decorativas que complementam essa galeria.

Quarto

A decoração de quarto com nichos e prateleiras requer um cuidado especial, já que esse ambiente precisa ser de relaxamento e aconchego. 

Para isso, a estratégia é escolher esses móveis em tons neutros, criando o tom sobre tom e trazendo a sensação de calma e tranquilidade ao espaço.

Você pode apostar também na estante escada para deixar o ambiente ainda mais dinâmico e garantir mais armazenamento!

Sala de jantar

A decoração de sala com prateleiras é muito usada, e esses itens são muito bem-vindos na sala de jantar. 

Portanto, no lugar de quadros, utilize as prateleiras em uma parede e capriche nos adornos — vasos, plantas, peças de louça — o que você gostar! Uma ótima opção é combinar com o aparador, deixando o ambiente super estiloso.

Cozinha

A cozinha merece sempre lugar de destaque, não é mesmo? Assim, uma ideia na decoração é misturar as prateleiras aos armários e nichos! 

As prateleiras podem exibir as louças, e os nichos elementos decorativos, plantas ou até seus livros de receita.

E para quem pretende renovar toda a cozinha, opte por modelos que priorizam a funcionalidade e beleza.

Olha só como a cozinha Nice é perfeita e repleta de nichos e armários aéreos! Tem espaço para tudo o que você precisa, com muita modernidade e versatilidade.

Viu como fica prática e versátil a decoração com prateleiras e nichos? Na Madesa, móveis funcionais é o que não falta — confira a loja e encontre as peças ideais para o seu lar!

Agora que você já leu nosso conteúdo, confira mais dicas de inspirações aqui no blog. Todas as semanas trazemos novidades sobre o mundo da decoração para você seguir as tendências e organizar a sua casa como sempre sonhou!