Todo início de ano costuma vir acompanhado da famosa listinha de afazeres e transformações – desde metas pessoais até aquelas tarefas mais práticas, de colocar a mão na massa mesmo e transformar algum cômodo da casa.

E como a cozinha é um espaço de constante interação que, inclusive, foi bastante transitada ao longo das confraternizações natalinas e de final de ano, ela merece, sim, uma atençãozinha especial, concorda?

Se você respondeu afirmativamente, então, esse post é pra você. Criamos um checklist especial e bem fácil de aplicar aí na sua casa. Confira o passo a passo para preparar sua cozinha para 2023 com estilo!

Como se preparar e não esquecer nenhum detalhe?

Vamos por partes. A ideia, aqui, é fazer uma rápida análise, com o objetivo de trazer maior clareza e foco na mudança. Então, por onde começar? 

A verdade é que não existe resposta pronta para essa pergunta. Mas, garantimos que o nosso checklist, com 8 passos para uma cozinha prática, vai dar um norte para você. 

Reflita: no momento, o que mais importa e o que mais lhe incomoda na sua cozinha? É algo simples ou mais complexo de resolver? Veja só!

Preparando o terreno

Vamos considerar os seguintes aspectos:

  1. Personalidade;
  2. Organização;
  3. Móveis e layout;
  4. Iluminação;
  5. Paredes, cores e texturas;
  6. Bem-estar, conforto;
  7. Memória afetiva e pequenos prazeres;
  8. Convivência.

Agora, pense: Quais são, hoje, os aspectos mais importantes para que você se sinta bem no coração da casa? Faça uma listinha bem pessoal.

Você também pode atribuir uma nota de 1 a 10 para todas elas, considerando o seu grau de satisfação. Lembrando que não existe certo ou errado, é sua avaliação que conta.

Aprofundando cada categoria

1. Organização 

Considerando as suas tarefas diárias, sua rotina flui bem? Seus utensílios possuem lugar definido, ou as coisas ficam espalhadas pelos balcões da cozinha?

Há itens em excesso, como aquele armário ou paneleiro na cozinha, lotado de potes plásticos, que é melhor passar longe e nem deixar a visita chegar perto? Se essa imagem veio na sua mente, sim, está na hora de dar início a uma super organização.

2. Personalidade

É bem interessante considerar o seu estilo e gosto pessoal. Atualmente, a cozinha dá conta de refletir sua personalidade e está com a sua cara? Saiba que nosso lar é uma extensão de nós mesmos, por isso, avalie bem o que a sua cozinha está transmitindo, fazendo as devidas alterações que julgar necessárias.

3. Móveis e Layout

E como está a circulação na cozinha? O ideal é que você e os moradores da casa consigam caminhar tranquilamente pelo cômodo, sem precisar desviar ou ter que inventar um jeitinho para andar de lado, sabe? O que seria super desagradável.

E o espaço de armazenamento está ok? Existe apoio suficiente para as diversas atividades que se desenrolam na cozinha? Avalie bem os seus móveis. Perceba se eles estão em bom estado ou precisam de algum reparo e substituição. 

4. Iluminação

A iluminação favorece diretamente as sensações que são vivenciadas pelos moradores e todos aqueles que vierem a frequentar a sua casa. Por isso, pense no objetivo principal: quer mais aconchego? Nesse caso, as lâmpadas quentes na cor amarela fazem total diferença. Ou, então, prefere contar com um ponto de luz central? Invista em uma iluminação que dê conta do recado – nesse caso, as brancas ou de led são ótimas.

Ah, e não esqueça da parte técnica. Sendo assim, a iluminação da sua cozinha deve estar de acordo com as atividades ali realizadas.

5. Paredes, Cores e Texturas

Já parou para analisar as paredes, cores e texturas do seu cômodo? Defina um estilo decorativo para sua cozinha e saiba que, dar destaque para uma parede, por exemplo, já é capaz de transformar totalmente o espaço.

Essa possibilidade de “vestir” a cozinha é o que deixa tudo mais interessante. Isso porque as cores e texturas trazem a possibilidade de contraste e harmonia, dependendo da finalidade. E para a decoração não ficar monótona, a variação desses elementos é essencial.

Lembrando que uma parede vazia e sem vida costuma ser o incômodo número 1 da falta de personalidade em uma cozinha. Por isso, reflita com atenção: como estão as paredes e a combinação de cores? Existem quadros? A pintura precisa de reparos?

6. Bem-estar e conforto

E chegamos na parte mais subjetiva da nossa análise que envolve tudo sobre “cozinha renovada”. Quando o assunto é conforto e bem-estar, é importante pensar: você se sente bem na sua cozinha? Olha ao seu redor e gosta do que vê? Os móveis permitem a realização das refeições e confraternizações com tranquilidade?

7. Memória afetiva e Pequenos prazeres 

A ideia de que a cozinha deve despertar um convite para as atividades que amamos, ou para aqueles bons hábitos que desejamos estabelecer, faz sentido para você?

Quanto à sua cozinha, mais conhecida como “o coração da casa”, ela consegue te convidar a vivenciar os pequenos prazeres da vida e as melhores memórias afetivas?

Então, tenha atenção aos pequenos detalhes, que muitas vezes passam despercebidos, como, por exemplo, seus objetos queridos, aqueles que contam verdadeiras histórias: eles estão à vista ou esquecidos nas gavetas? Vale a pena explorar as possibilidades de balcões, nichos e prateleiras para evidenciar esses itens especiais.

8. Convivência

E, aqui, uma pausa para avaliar a qualidade mais social da cozinha. É bem importante considerar se o cômodo favorece a convivência entre os moradores. Avalie, também, se o layout e disposição dos móveis estimula a conversa e a interação.

É possível receber seus amigos com conforto? Existe acomodação suficiente? Fazendo uma análise rápida, já é possível perceber o que precisa de uma repaginada e investida, concorda?

Leia também: Tendências: veja os 5 itens mais desejados em uma cozinha.

Cozinha renovada com a Madesa 

Checklist em dia? Então, agora é o momento ideal para explorar o site da Madesa e encontrar o móvel perfeito para renovar a sua cozinha. Lembrando que seu lar deve imprimir a sua personalidade.

Por isso, invista em itens bonitos, de qualidade e que favoreçam os melhores sentimentos. Interaja com seus familiares e amigos em um cômodo confortável e cheio de estilo. E, para isso, conte com a Madesa!

Porque dá tempo de iniciar 2023 com o pé direito e, de bônus, com uma cozinha renovada para acolher cada encontro e confraternização.