Por se tratar de um investimento importante para a casa, é comum não saber qual é o modelo de cozinha mais adequado para o nosso espaço. Uma das maiores dúvidas é a escolha entre uma cozinha completa ou uma cozinha compacta.

Se essa também é sua dúvida, seus problemas acabaram! Neste conteúdo vamos apresentar um pouco mais sobre esses tipos de cozinha para te ajudar a escolher os móveis perfeitos para o seu espaço.

Qual a diferença entre cozinha compacta e completa?

A principal diferença entre a cozinha compacta e a cozinha completa é, sem dúvidas, o tamanho dos móveis. Esses dois tipos de cozinha também podem variar em preço e número de peças, caso você opte por móveis modulados.

Vamos explicar, em seguida, mais detalhes sobre cada uma dessas opções.

O que é cozinha compacta?

Uma cozinha compacta geralmente possui medidas menores e armários fixos, mas também é possível encontrar modelos modulados. Apesar do tamanho reduzido, ainda há espaço de sobra para armazenar todos os seus utensílios e ter funcionalidade no dia a dia.

O que é uma cozinha completa?

A cozinha completa, como o próprio nome indica, é um modelo com dimensões maiores e uma variedade de espaços de armazenamento que, normalmente, não é encontrada nas cozinhas compactas, como nichos, adegas e porta-panos, por exemplo.

Se a cozinha for modulada, assim como as da Madesa, você pode distribuir os móveis pelo cômodo da forma que melhor atender suas necessidades. Além disso, também é possível adquirir módulos avulsos sempre que você precisar de mais espaço.

Como escolher a cozinha ideal?

Como geralmente essa é uma escolha que impacta em vários aspectos, separamos pontos importantes para te ajudar nessa decisão. As dicas incluem desde a medida do espaço até o acabamento. 

Analise o espaço

O espaço sempre será um ponto decisivo na escolha da cozinha, pois ele influencia diretamente o tamanho dos móveis e a distribuição dos mesmos no espaço.

Você pode ter uma cozinha compacta e super bem distribuída, como pode ter um cômodo enorme com móveis pouco funcionais. Quem já passou por isso sabe o quanto é ruim ter um armário de cozinha com prateleiras mal alocadas ou espaços com pouca profundidade.

Faça da fita métrica sua amiga mais próxima

Pode parecer uma dica bem óbvia, mas tirar todas as medidas possíveis do seu ambiente e tentar presumir o espaço que os utensílios, bancada, pia e eletrodomésticos ocupariam é essencial.

Pessoa com fita métrica medindo parede para escolher entre uma cozinha compacta e uma cozinha completa.

Nas cozinhas pequenas, é muito importante considerar também o espaço livre entre a mesa de jantar ou outros móveis, sempre deixando a distância mínima de 80 a 100 cm de passagem livre.

Isso faz com que esbarrões acidentais no dia a dia sejam cada vez menos frequentes e também ajuda a manter a integridade do móvel, principalmente nas quinas, que acabam desgastando com a frequência de choques.

Acabamento e resistência dos materiais

O acabamento precisa funcionar de forma inteligente, além de ter a função decorativa. Por exemplo, a cozinha é um ambiente úmido, muito passível de acumular sujeiras pesadas como a gordura. 

Isso pede armários com acabamentos fáceis de serem higienizados, como é o caso da Pintura Poliéster e do vidro. De quebra, a sofisticação dos materiais dá ao ambiente um toque atemporal e harmônico. 

Conheça as cozinhas da Madesa

Em armários de cozinhas compactas, a Madesa conta com a Cozinha Reims, um dos modelos mais vendidos. Isso porque seu acabamento fosco em Pintura Poliéster com 7 camadas de proteção é muito elegante, além de garantir armários resistentes e fáceis de higienizar. 

O toque vintage deste modelo fica por conta dos pés retrô e a distribuição dos módulos garante muito espaço para armazenamento e organização. Você pode escolher qual combina mais com o seu estilo: o branco clássico ou o preto fosco cheio de personalidade.

Esse modelo possui quatro módulos distribuídos entre dois balcões com tampo e dois aéreos. O que mais chama a atenção é a profundidade dos armários, tendo 52 cm nos balcões e 31 cm nos aéreos.

Já a Cozinha Completa Lux é um dos modelos mais luxuosos do mercado. Ela possui uma excelente distribuição de espaço interno feita da combinação de divisão dos módulos, além de 60cm de profundidade nos balcões inferiores. Seu acabamento é em vidro cinza sobreposto nas portas de madeira.

Outro fator importante desse modelo é o módulo de canto. Numa cozinha maior, o aproveitamento do canto é algo essencial. A Cozinha Lux possui aproveitamento total tanto no balcão inferior quanto no aéreo, garantindo assim mais espaço de armazenamento. As corrediças das gavetas são telescópicas, com total expansão. Ou seja, acesso fácil até o utensílio que está na parte mais profunda da gaveta.

Não perca nossas novidades

E aí, já sabe se vai ser uma cozinha completa ou compacta? Então chegou a hora de você conhecer as linhas de cozinhas compactas, completas e moduladas da Madesa. Acesse nossa loja oficial para conferir promoções imperdíveis!