A etapa de planejamento do novo lar e da cozinha nova pode ser uma tarefa emocionante e cheia de desafios ao mesmo tempo. Se a sua casa ainda não está pronta, a espera pode ser ainda mais desafiadora, trazendo aquela dose extra de ansiedade – que é super normal nesse momento. Porém, saiba que existem diversas tarefas que podem ser feitas antes mesmo de ter o seu cantinho finalizado, ajudando na preparação para a sua cozinha dos sonhos

Aqui, separamos uma listinha prática com algumas dicas para auxiliar os mais ansiosos na escolha da nova cozinha. Confira!

Crie um plano de execução 

Antes de começar a comprar os seus móveis e eletrodomésticos, é importante ter um plano definido em mente. Isso vai envolver a preparação de um esboço geral da sua cozinha, que inclui todos os itens necessários e que não podem ficar de fora do espaço.

Pensar no estilo da cozinha, cores, modelos e funcionalidades entra nesse plano também. Para facilitar a visualização de cada etapa, veja o que a Madesa selecionou para você:

Pesquise as melhores marcas e modelos

O momento inicial de pesquisa é essencial na preparação da cozinha nova, já que o seu lar ainda não está totalmente pronto. Então, antes de sair comprando qualquer item ou móvel, faça sua pesquisa completa. Leia avaliações online e consulte amigos e familiares sobre as recomendações. 

Certifique-se de escolher marcas confiáveis, com produtos de qualidade, e que, de bônus, tenham uma preocupação especial com a natureza, trazendo uma proposta de produção sustentável, o que faz toda a diferença no momento da escolha do móvel. E para que você fique ainda mais inspirado, separamos 7 linhas de cozinha super queridinhas aqui na Madesa.

Leia também: Sustentabilidade Madesa: Como saber se o móvel que você quer comprar segue um processo responsável?

1 – Linha Lux

Com visual sofisticado e contemporâneo, a linha Lux está entre os móveis de alto padrão da Madesa e se torna mais especial a cada detalhe. Os móveis dessa cozinha entregam leveza, com ótimos diferenciais: amortecedores para um fechamento fácil e suave e corrediças telescópicas para melhor funcionamento e abertura total das gavetas.

Além disso, as peças são super espaçosas e a torre quente permite a instalação de fornos de embutir e convencionais, enquanto suas louças podem ser expostas em um armário aéreo de transparência elegante.

2 – Linha Reims

A Linha Reims é aquela cozinha dos sonhos, para quem gosta de estilo e autenticidade. Com pés em modelo palito de madeira maciça, essa linha de cozinhas possui um toque retrô que remete aos mobiliários da década de 1960. 

A Reims é uma cozinha em que a praticidade se faz presente em todos os seus detalhes, como os acabamentos em pintura poliéster ecológica de alta resistência. Com isso, é possível dar maior destaque à tonalidade das peças e conservar a beleza do móvel por muito mais tempo. 

3 – Linha Agata 

Sabe aquela cozinha que você se apaixonou no Pinterest? A Linha Agata da Madesa certamente é perfeita para você tirar da tela do celular o sonho de cozinha nova e levar para a sua casa. A cozinha Agata inspira criatividade e bem-estar, e se adapta à sua realidade com muito estilo. 

Criada a partir de madeira de reflorestamento, essa linha, além de linda e versátil, reforça a sustentabilidade, com peças que unem a qualidade dos móveis da Madesa com responsabilidade.

4 – Linha Glamy

A linha Glamy da Madesa é a pedida perfeita para que os seus móveis abracem a ideia de aconchego. Um dos grandes destaques da marca, a Glamy foi pensada para oferecer qualidade e modernidade para o seu ambiente e a sua rotina.

Com móveis funcionais, ela possui pés reguláveis em PVC e rodapé removível em MDP. Os espaços internos e externos dos aéreos e dos balcões também são os diferenciais desta linha.

5 – Linha Nice

A nova Cozinha Nice chega para atender um dos pedidos mais frequentes dos consumidores, que apostam cada vez mais na modernidade do cinza, cor tendência do mercado, muito vista em decorações industriais. 

A linha Nice da Madesa oferece bastante espaço interno, praticidade e um visual sofisticado, compondo um cenário de requinte e funcionalidade. A novidade, que traz o tom cimentado como protagonista, possui ferragens de alta tecnologia e a possibilidade de instalação suspensa dos móveis. O acabamento das peças oferece proteção contra os efeitos da água e do calor.

6 – Linha Acordes

A linha de Cozinhas Acordes da Madesa apresenta uma harmonia e imprime sofisticação e funcionalidade nas medidas certas. Feita 100% em MDF, essa linha possui ferragens de altíssima qualidade que garantem o perfeito funcionamento dos móveis, com um espaço interno que facilita a sua organização e o seu dia a dia. 

Sua praticidade chega como o protagonista nesse palco de inspirações, deixando tudo muito mais moderno, sem perder, é claro, a beleza dos clássicos. 

7 – Linha Stella

A linha de cozinhas Stella possui um design clássico, daqueles que nunca saem de moda, favorecendo o investimento atemporal para o seu ambiente. Essa cozinha segue o conceito minimalista, proporcionando muito mais liberdade na hora de escolher a sua decoração. 

O modelo coringa da Madesa é simples como deve ser as soluções para a sua rotina e possui diferenciais que prolongam a vida útil dos seus móveis. Com ótimo espaço interno, essa linha conta com pés reguláveis e rodapé removível de fácil encaixe, o que facilita a organização, a limpeza e a manutenção do seu espaço. 

Defina um orçamento realista

Após fazer a pesquisa, é fácil se deixar influenciar pelas emoções e gastar mais do que o planejado. Por esse motivo, defina um orçamento realista para a sua cozinha dos sonhos e tente ficar dentro dele. Considere fatores importantes, como os custos de instalação e as despesas adicionais que possam surgir. 

Uma das maiores vantagens, tendo em vista o valor estipulado, é a possibilidade de fazer suas compras de forma online. Sim! Você pode fazer isso a qualquer hora, em qualquer lugar, sem precisar sair de casa. Isso pode ser especialmente útil se você ainda não se mudou para sua nova casa, ou se ela tem um prazo maior para ficar pronta. 

Caso esteja planejando uma reforma ou construção de uma cozinha nova, um projeto de cozinha planejada pode ser uma excelente opção para atender às suas necessidades e desejos.

Com o auxílio dos especialistas da Madesa, você pode obter dicas valiosas sobre como maximizar o espaço de sua cozinha, escolher os materiais certos e fazer escolhas inteligentes de design.

Siga para a próxima dica e clareie essa ideia. 

Tire as medidas do local 

Um bom projeto vai lhe ajudar a aproveitar ao máximo sua cozinha. Para isso, você vai precisar medir o ambiente corretamente. Separe o papel, a caneta e uma trena e siga as nossas instruções para facilitar todo o processo:

  • Observe o seu espaço e meça todas as paredes que serão utilizadas para fazer o seu projeto de cozinha. Comece medindo a largura das paredes, dos cantos até as portas e do chão até o teto. Faça a medição em centímetros (cm);
  • Meça o tamanho de todas as janelas e a distância delas até o chão e até o teto. Não esqueça de anotar o espaço que as portas e janelas necessitam para abrir;
  • Depois, identifique a localização das tomadas, assinalando, se for o caso, onde serão instalados interruptores novos;
  • Por fim, assinale a posição das saídas de gás, água e escoamentos. Se estiver planejando mudar algum destes pontos de lugar, indique a nova localização.

Antecipe as necessidades de armazenamento

Pense cuidadosamente sobre suas necessidades de armazenamento na cozinha. Considere o espaço para armários, prateleiras e gavetas, por exemplo. Isso garantirá que haja espaço suficiente para seus pratos, panelas e utensílios. 

Faça um apanhado geral com essas informações. Lembrando que, quanto mais detalhes, mais fácil ficará planejar a cozinha ideal para a sua casa, com soluções práticas e funcionais para o seu dia a dia.

Quem aí não sonha em ter uma cozinha bem otimizada, que garanta o melhor espaço para a preparação das refeições e, claro, para os melhores momentos de interação em família e amigos? 

A resposta não gera dúvidas. E vamos combinar que ela é o verdadeiro coração de um lar e, por isso, a cozinha dos sonhos merece um lugar especial no planejamento.

Compre itens essenciais primeiro

E se você já quiser ir às compras, aqui vai uma dica: antes de comprar os itens maiores para a sua cozinha dos sonhos, comece pelos itens básicos. Isso inclui os aparelhos essenciais para o dia a dia, como o refrigerador, fogão, forno e micro-ondas, por exemplo. A partir disso, você pode ir adicionando outros itens, de acordo com o seu orçamento. 

Tendo a visão do que você já tem, é fator chave para garantir a acomodação perfeita de tudo, evitando contratempos ou, até mesmo, falta de espaço.

Leia também: Kit sobrevivência: 8 itens indispensáveis para a sua cozinha!

Planeje sua cozinha dos sonhos com a Madesa

E aí, já deu pra dar uma aliviada na ansiedade? Com organização, pesquisa e planejamento, sem dúvida, sua cozinha dos sonhos vai sair do papel. E para esse combo ficar ainda mais completo, você pode contar com a ajuda dos especialistas da Madesa.

Com o nosso serviço de projeto sem custo, você pode economizar tempo e dinheiro, pois não precisará se preocupar em pesquisar diferentes opções e preços. Nós cuidamos de tudo para você, garantindo que cada detalhe seja feito de maneira eficiente e dentro do seu orçamento.

Na loja oficial, você encontra uma variedade de opções em design, desde cozinhas modernas e minimalistas até cozinhas com estilo mais rústico e acolhedor. Confira agora mesmo e entre em contato com a gente. Além disso, você pode agendar um atendimento personalizado.

Aproveite para compartilhar sua experiência por aqui!