Comprou ou alugou um apartamento pequeno e não sabe como mobiliá-lo? Optar pelos móveis planejados pode ser a solução!

É cada vez mais comum a busca por apartamentos menores, já que eles são, geralmente, mais acessíveis, práticos e funcionais para a rotina agitada do dia a dia. 

No entanto, a dificuldade na hora de escolher a mobília é mais frequente para esse tipo de imóvel, que exige que você aproveite todos os espaços da melhor maneira possível.

Neste conteúdo, você verá como os projetos cumprem muito bem esse papel — pois atendem as necessidades dos moradores, sem comprometer a sensação de amplitude dos ambientes.

Explore as opções dos móveis modulados Madesa e encontre a escolha perfeita para o seu espaço e necessidade. Acompanhe a leitura!

Escolhendo as melhores opções de projeto

Os móveis projetados servem para planejar e escolher a mobília mais adequada aos espaços disponíveis, sejam esses grandes ou pequenos. Eles são a melhor e mais adequada forma para escolher as peças de acordo com as necessidades do ambiente. 

Além disso, os projetos têm papel importante na personalização dos cômodos, imprimindo o estilo de cada morador.

Além dos espaços a serem preenchidos, através deles é possível determinar a frequência com que cada ambiente é utilizado. Você também pode programar se haverá a necessidade de remoção dos móveis, em caso de mudança ou limpeza, por exemplo. 

Dessa forma, você terá um plano apenas com o essencial e funcional no que diz respeito aos móveis, obtendo ambientes que entregam, ao mesmo tempo, praticidade, conforto, funcionalidade e beleza. 

E quais as principais vantagens?

Os móveis planejados oferecem inúmeras vantagens! Conheça, a seguir, algumas delas:

  • Tamanhos que se encaixam perfeitamente nos cômodos, ideal para os apartamentos pequenos;
  • Beleza e versatilidade, dentro de uma variedade de cores, formas, texturas e tamanhos;
  • Promovem organização e armazenamento perfeito, tudo isso poupando espaço, fator essencial quando se trata de um ambiente compacto.

Móveis planejados para apartamento: como escolher?

Escolher móveis planejados para apartamento pode ser uma tarefa bem desafiadora, uma vez que é necessário elaborar os projetos levando em conta alguns direcionamentos básicos. 

Veja alguns deles:

Identificando as necessidades

Em um ambiente, é importante identificar as reais necessidades do espaço e da família. Utilize os mobiliários e objetos adequados, evitando assim excessos que podem atrapalhar a circulação e pesar visualmente. 

Lembre-se também de medir tudo muito bem. Isso possibilita a análise cuidadosa de todas as possibilidades para compor o espaço antes de comprar os móveis e objetos de decoração.

Priorize a qualidade e durabilidade

Qualidade e durabilidade são essenciais na escolha dos móveis planejados para apartamento. Para isso, considere os materiais utilizados na fabricação – madeira (maciça, MDF, MDP), as dobradiças e corrediças, pés, pintura e acabamento. 

Uma das formas formas de checar tudo isso é pesquisando a reputação da empresa onde está comprando os seus móveis. 

Você pode conferir também um pouco sobre a reputação e história da Madesa neste post — mas não deixe de continuar a leitura para conferir todas as dicas e sugestões!

Multifuncionalidade

A multifuncionalidade é uma estratégia interessante de aproveitamento de espaços, integração de ambientes e organização. 

Planeje de acordo com as medidas do ambiente às suas necessidades e escolha um mobiliário que agrega mais de uma função.

A estante escada e o aparador Madesa são ótimos exemplos de móveis multifuncionais que ajudam na otimização de diversos ambientes!

Dicas para apartamento pequeno

Em um ambiente compacto, os modelos devem priorizar ainda mais os direcionamentos citados acima, para que haja funcionalidade, praticidade, qualidade e conforto ao mesmo tempo.

Os espelhos, por exemplo, podem ser usados de forma estratégica na escolha dos móveis — já planejando qual deles podem compor, juntos, um ambiente mais amplo e bonito.

Manter os espaços organizados e bem iluminados também faz toda a diferença para o melhor aproveitamento dos móveis. Invista em luzes diretas ou indiretas nos pontos-chave e em armários espaçosos para armazenar todos os objetos.

Os módulos também são ótimas soluções: com eles, fica muito mais fácil personalizar cada detalhe de acordo com as suas necessidades. Nesse caso, a cozinha é um dos lugares que merecem destaque.

Dependendo de quanto você utiliza o seu tempo no preparo das refeições, você pode priorizar peças que tornam o ambiente mais funcional. 

Um cooktop atende bem à demanda de quem cozinha pouco, por exemplo. As torres quentes, também são ótimas opções para embutir fornos e colocar microondas. Móveis aéreos liberam os espaços de circulação. 

São muitas maneiras de deixar o ambiente do jeitinho que desejamos, sem gastar muito e nem abrir mão de funcionalidade e beleza!

É possível ter móveis planejados em apartamento alugado?

Sim! Os móveis modulados também são a saída perfeita para apartamento alugado, pois podem ser reconfigurados ao fazer a mudança para outro apartamento. 

Inclusive, a Madesa fabrica móveis modulados que se adaptam em todos os ambientes, principalmente nas cozinhas. 

Todos os itens dos armários contam com matéria-prima de qualidade e um acabamento que protege os móveis contra a ação do tempo, água e produtos de limpeza.

Conheça melhor, a seguir, os nossos projetos de cozinha: 

Cozinhas Madesa

A Madesa é apaixonada por cozinhas! Por isso, elas são o carro-chefe da produção de móveis. Fabricadas em módulos, aproveitando cada cantinho e atendendo perfeitamente às necessidades do seu ambiente. 

Ainda há a opção de personalizar a sua escolha, projetando com os nossos especialistas. Com as medidas da sua cozinha, eles te ajudarão a escolher a melhor linha para deixar seu ambiente de acordo com os seus sonhos. 

E o melhor: você não paga nada pelo projeto. Isso mesmo! 

Nossos especialistas enviam o projeto para você, indicando os principais móveis Madesa para o seu apartamento alugado ou próprio. Aí, é só aprovar, colocar os itens no seu carrinho de compras e aguardar a entrega na sua casa! 

Pode confiar: a Madesa traz as melhores soluções para você montar sua cozinha em apartamento pequeno. 

Nosso portfólio conta com cozinhas completas e compactas, de canto e lineares. Uma delas vai, com certeza, satisfazer suas necessidades e expectativas. 

Conheça agora algumas das principais: 

Cozinha Lux

Com visual clean e contemporâneo, a cozinha Lux oferece sofisticação para o seu ambiente. Além disso, a linha possui móveis espaçosos e portas e gavetas de fechamento fácil, o que garante alta durabilidade.

Linha Glamy

A Glamy é um dos destaques da Madesa! 

Com pés reguláveis em PVC, rodapé removível em MDP, armários aéreos e balcões super espaçosos, essa cozinha facilita a sua organização e ainda garante muito espaço, mesmo em ambientes pequenos. 

Cozinha Agata


A linha Agata é sinônimo de versatilidade e combina com diferentes estilos e decorações. 

O vidro reflex é um dos diferenciais e proporciona elegância na organização de louças e taças. Vale a pena conhecer! 

Gostou das nossas dicas? Esperamos que você tenha tirado todas as suas dúvidas sobre móveis planejados para apartamento, e tenha gostado das nossas indicações, pensadas para melhorar a sua vida e a de toda a sua família. 

Veja ainda mais opções para a casa toda na nossa loja!
E, para continuar acompanhando mais dicas de móveis e decoração, é só continuar aqui no blog, garantindo inspirações em primeira mão.