Mesmo que o espaço disponível seja pequeno, ter uma cozinha funcional é necessário para que os preparos realizados no cômodo sejam mais ágeis e práticos. Por isso, trouxemos algumas dicas que podem ser fundamentais para facilitar a sua rotina. Siga a leitura e confira!

Afinal, o que é uma cozinha funcional?

Uma cozinha funcional nada mais é do que um ambiente pensado para trazer mais praticidade para a rotina. Cada aspecto da disposição e organização de móveis, eletrodomésticos e utensílios é pensado para facilitar o seu dia a dia na cozinha.

Dessa forma, é possível preparar refeições e organizar o espaço de forma muito mais rápida e ágil. Gostou da ideia? Então, veja a seguir algumas ideias para trazer mais funcionalidade para a sua cozinha.

Como ter uma cozinha funcional?

Ter uma cozinha funcional é mais simples do que parece! Com essas dicas certeiras, seu tempo na cozinha vai ser muito mais produtivo.

1. Pense na organização

Existem diversos modelos de cozinha funcional, o importante é você encontrar aquele que atende melhor a suas necessidades levando em conta a organização

Normalmente, com os armários separados por utilidade, é possível guardar tudo que é necessário dentro deles e distribuí-los de maneira que fique fácil de achar cada item, economizando tempo no dia a dia.

Vamos lá, se você tem muitos utensílios, as gavetas são mais recomendadas. Se guarda mais mantimentos e eletrodomésticos, modelos com portas atendem melhor. Caso tenha forno ou microondas ou ambos, optar por uma torre quente faz sentido. Se você gosta de cozinhar, um porta panos é super útil. Ou seja, entenda o uso da sua cozinha e o que você armazena nela para fazer a melhor escolha.

2. Utilize ganchos

Uma ótima ideia é prender os utensílios que mais usa nas paredes. Desta forma é possível mantê-los sempre ao alcance, evitando bagunça nas gavetas quando for procurar por algo.

Prateleira na cozinha com ganchos para pendurar xícaras.

Para não destoar da decoração, busque por ganchos que combinem com as cores das paredes. Escolha lugares ao lado da torneira e perto do fogão. Além de dar um charme para o ambiente, vai garantir muito mais funcionalidade e praticidade.

Você pode pendurar itens como colheres, conchas, pegadores, tesouras, entre outros.

3. Invista em organizadores

Uma dica valiosa para deixar a cozinha funcional é apostar em organizadores. Eles ajudam a dividir melhor o espaço dos armários, criando um local apropriado para cada um dos utensílios domésticos.

Esses itens são facilmente encontrados na internet e estão disponíveis em diversos formatos – prateleiras para pratos, organizadores de copos e xícaras, suportes para tampas de panela e muitos outros!

4. Aposte em nichos

Partindo da mesma ideia de manter os materiais necessários sempre à mão, os nichos são ótimas opções. Neles, você pode colocar frascos com os ingredientes que mais usa e assim ganhar muito tempo.

Você pode optar por ter este espaço nos aéreos, nas torres quentes ou no balcão inferior. Leve em conta para isso a altura de quem utiliza a cozinha, evitando áreas altas demais, e o tipo de frasco que vai armazenar.

5. Aposte em uma cozinha modulada

Se você tiver a possibilidade de planejar a sua cozinha, esta é uma boa escolha sem gastar muito. Um projeto modulado permite distribuir os móveis de acordo com as suas necessidades e a do espaço que você tem.

E mais, permite o melhor uso do seu espaço. É a opção ideal para quem quer ter funcionalidade e praticidade no dia a dia e ainda economizar.

6. Mude as divisórias da gaveta

As divisórias das gavetas, quando distribuídas na vertical, nem sempre permitem utilizar bem os espaços. Para aproveitar melhor o espaço, tente colocar as divisórias na diagonal. Assim é possível ganhar mais divisões.

Nos repartimentos menores, nas pontas, você pode guardar utensílios como abridores. No meio, guarde os maiores, como colheres de pau, por exemplo.

7. Use identificadores em potes e frascos

Para facilitar ainda mais, você pode identificar seus potes e frascos. Tanto se eles ficarem visíveis nos nichos, quanto guardados dentro do armário. Um modelo simples pode ser feito com:

  • Papel contact;
  • Lápis;
  • Tesoura
  • Giz.

Para fazer, abra o papel contact e, usando o quadriculado do papel como molde, defina o tamanho que dê para escrever a identificação do mantimento e que caiba nos seus potes. Demarque com o lápis no verso e recorte deixando as “etiquetas” prontas.

Então, faça a colagem das etiquetas nos frascos. Nesta hora o importante é manter a calma e passar a ponta dos dedos para evitar bolhas ou enrugamento. Para finalizar, escreva com giz o conteúdo e está pronto.

Isso vai garantir uma cozinha muito mais charmosa e organizada!

8. Pense na disposição de móveis e eletrodomésticos

A forma com que os móveis e eletrodomésticos estão alocados na cozinha também influencia – e muito! – a praticidade do espaço.

É recomendado criar no ambiente um triângulo de trabalho. Isso significa que os principais itens, como a pia, o fogão e a geladeira, devem estar dispostos de forma que formem um triângulo, o que agiliza bastante a sua locomoção na hora de preparar as refeições.

Confira algumas cozinhas dos #ClientesMadesa

Não perca as novidades da Madesa

E aí, o que achou dessas dicas para montar sua cozinha funcional? No nosso blog você encontra muitos outros conteúdos incríveis como esse para te ajudar a decorar a sua casa.

E se você gostou das cozinhas dos nossos clientes, não deixe de conferir as promoções imperdíveis da nossa loja oficial!