Ter uma boa noite de sono é algo fundamental para a nossa saúde física e mental. E, para garantir o seu bem-estar na hora de dormir, é de extrema importância saber escolher o tipo de colchão ideal, seja ele de espuma ou de mola.

Então, se você deseja saber qual dos dois tipos de colchão é o melhor para você, acompanhe o texto até o fim para conferir as dicas e, por fim, saber como escolher o produto ideal para ter a melhor noite de sono.

Qual é o melhor colchão: mola ou espuma?

Se você sente que não está tendo um sono de qualidade por conta do seu colchão, é hora de fazer a troca do produto o quanto antes. Assim, além de acabar com as noites mal dormidas, também será possível evitar dores na coluna.

Porém, antes de fazer a compra de uma peça nova, é importante ter em mente qual será melhor para o seu uso: mola ou espuma? Bem, não há como definir qual deles é o mais indicado, pois cada pessoa apresenta uma necessidade.

Além de levar em conta a sua preferência para escolher um colchão mais macio ou firme, é importante também levar em consideração questões ortopédicas, como problemas na coluna e má postura, por exemplo. No mais, você deve ter em mente o peso que o produto precisará aguentar para, assim, acertar em cheio na compra.

Colchão de mola ou espuma: entenda as diferenças

Em resumo, os dois tipos de colchão se diferenciam porque um deles é mais macio e considerado mais confortável por algumas pessoas. Já o outro é mais firme e resistente, sendo indicado para corrigir problemas de postura e até dores nas costas. 

Colchão de mola

O colchão de mola é aquele tipo de produto em que você deita e “afunda” de forma confortável, isso acontece porque o peso é distribuído de forma uniforme. Com isso, acabam sendo mais eficientes contra deformações e duram de cinco a dez anos.

Além disso, o colchão de mola é indicado para pessoas que sentem mais calor, pois sua tecnologia tem uma circulação de ar maior, visto que o produto, ao contrário dos colchões de espuma, possuem espaço interno.

Fora isso, hoje em dia, você encontra uma variedade de colchões de mola à venda, e os que mais se destacam são aqueles que possuem os sistemas: Bonnel, Pocket (Ensacada) ou Offset. Confira, a seguir, a função de cada um:

  • Bonnel: indicado para até 100kg por pessoa, esse sistema se caracteriza por conter molas interligadas e em formato de ampulheta, fazendo com que o colchão seja mais flexível. Além disso, o modelo é indicado para solteiros;
  • Pocket (Ensacada): pode aguentar até 110kg por pessoa, sendo um sistema que produz menos ruídos e balanços no colchão por conta da pressão localizada das molas, trazendo conforto e flexibilidade. Dessa forma, é indicado para casais;
  • Offset (LFK): suporta até 150kg por pessoa, com isso, é um produto mais resistente e que possui mais molas em comparação aos modelos convencionais. Além disso, o sistema é capaz de distribuir o peso de forma uniforme, sem que haja pontos de pressão, sendo uma ótima opção para casais.

Colchão de espuma

O colchão de espuma é mais firme em comparação ao de molas, sendo o modelo ideal para quem tem dores nas costas ou problemas de postura, pois é capaz de distribuir o peso de forma uniforme por toda a espuma. E, por conterem menos materiais em sua composição, costumam ser mais baratos.

Porém, é importante destacar que a densidade do produto difere para cada consumidor. Então, ao optar por esse modelo, é importante saber que, quanto mais firme for o produto, mais peso ele irá suportar.

Dessa forma, existe uma tabela de densidade, que mostra a quantidade de peso que o produto é capaz de suportar. Então, se você escolher um colchão que não seja indicado para seu biotipo, poderá ter problemas de coluna, além de danificar a peça mais rápido.

Em resumo, a tabela indica a densidade do colchão por meio da letra “D” combinada a algum número (D18, D26, D28, etc.). Com isso, quanto maior a numeração, mais peso o produto pode aguentar. Confira alguns exemplos a seguir:

  • D18 a D23: até 50kg por pessoa;
  • D26: até 61kg por pessoa;
  • D28: até 70kg por pessoa;
  • D33: até 80kg por pessoa;
  • D45: até 150kg por pessoa.

No entanto, se você estiver em busca de um colchão de casal. Na hora de considerar a densidade, é importante que se leve em conta o maior peso. Ou seja, se pesar 70kg e seu companheiro 80kg, opte pelo D28.

Por fim, vale destacar que o colchão de espuma tem durabilidade menor em comparação ao de molas. Por isso, a troca é indicada quando o produto tiver completado cinco anos de uso.

Colchão de espuma ou mola: onde comprar?

Depois de saber as indicações para cada tipo de colchão (mola ou espuma), é importante saber onde comprar. Sendo assim, preste atenção na qualidade do produto e certifique-se de que ele possui o Selo de Identificação da Conformidade, garantindo o “Selo do Inmetro”.

Após escolher o seu novo colchão, avalie também a necessidade de comprar novos móveis para o quarto. Para isso, você pode contar com a Madesa! Em nosso site, você encontrará produtos de qualidade com diversas cores e materiais, e com as melhores condições!