Está precisando inovar a cozinha da sua casa com móveis novos, porém, tem algumas dúvidas sobre as melhores decorações para aplicar nesse cômodo? Aqui na Madesa, além de ter acesso aos melhores produtos e serviços, você também encontra as dicas mais quentes para escolher os itens perfeitos para o seu lar.

Siga a leitura e descubra como escolher um balcão para cozinha pequena da forma exata para seu cômodo. 

Balcão X Armário: qual a diferença?

Muitas pessoas acabam chamando tanto de balcão como armário, porém, é importante compreender que existem grandes diferenças entre ambos os modelos.

O armário geralmente é aéreo, sendo um espaço propício para armazenar aqueles itens de menor proporção, como é o caso de pratos, copos e louças.

Enquanto isso, o balcão costuma ser posicionado no chão, seja embutido ou não, guardando itens de maior peso, como panelas, travessas, frigideiras e outros utensílios, a fim de evitar acidentes e sobrepeso no móvel.

Além disso, os balcões de cozinha possuem portas e gavetas mais altas, com a possibilidade de guardar itens de maior proporção, como panelas de pressão, tachos e apetrechos gerais.

Ficou mais fácil de compreender a diferença, né? Agora que você já sabe mais sobre as particularidades de um balcão e um armário de cozinha, já é possível trazer sua atenção para aqueles itens essenciais do cômodo – sabendo, com mais clareza, o que será necessário providenciar. 

Como escolher um balcão para cozinha pequena?

Se a sua questão é como escolher um balcão para uma cozinha pequena, abaixo você encontra o guia completo para tomar as melhores decisões e investir naquele modelo que melhor combina com a sua decoração.

1 – Saiba o tamanho exato

O primeiro passo para escolher móveis – seja aquele gabinete, o armário de seu quarto ou até mesmo a cama de visitas -, é compreender qual é o tamanho disponível do espaço.

Tenha em suas mãos uma trena ou uma régua para medir exatamente onde deseja inserir o item, verificando com cuidado para que problemas futuros não sejam ocasionados.

Depois disso, a sua escolha ficará muito mais direcionada, e com foco naqueles produtos que cabem certinho no espaço, sem passar por nenhum imprevisto.

Além disso, pode ser que seja uma boa ideia investir em uma cozinha planejada, considerando o melhor aproveitamento do seu espaço. Nesse momento, é importante avaliar as suas necessidades e demandas.

2 – Defina a cor de sua preferência

Aqui, você deve levar em consideração o seu gosto pessoal ou até mesmo a decoração já existente, ou aquela que será implementada no ambiente.

Tudo isso também facilitará as escolhas no final das contas. Algumas das colorações que são mais procuradas, são:

  • Cores claras;
  • Cores fortes;
  • Coloridos;
  • Mistura entre sóbrio e moderno;
  • Cores escuras.

Pense na personalidade que você deseja imprimir no ambiente e defina a melhor cor para o balcão de sua cozinha compacta. Isso poderá ser o fator primordial para que sua decisão seja mais assertiva, tendo em vista a proposta decorativa que será aplicada no cômodo.

3 – Escolha o modelo

Além da cor que você mais gosta, é preciso encontrar o estilo de decoração do móvel que você mais deseja. Nesse caso, seguem algumas opções que mais agradam os amantes de casa e decoração:

  • Estilo vintage;
  • Estilo clássico;
  • Estilo moderno;
  • Itens com madeira;
  • Itens com tampo de vidro;
  • Itens com tampo de granito;
  • Modelos com espelhos embutidos.

Aqueles que possuem espelhos são ótimas pedidas pelo fato de ampliarem a sensação de espaço no local. Dessa maneira, pode ser interessante investir nessa ideia para que sua cozinha compacta fique mais acolhedora ainda.

4 – Aproveite as paredes e pequenos cantinhos

Quem disse que os balcões precisam estar posicionados encostados na parede ou naquele canto único de sua cozinha?

Vale a pena verificar a possibilidade de aproveitar nichos embutidos, pequenos espaços que estão sem uso e até mesmo móveis multifuncionais.

Um dos maiores segredos para que uma cozinha seja melhor aproveitada é o uso da criatividade e do melhor aproveitamento dos espaços.

Você, com certeza, vai se surpreender ao perceber as possibilidades para o seu espaço,  podendo ser maior do que imagina.

5 – Foque nos acessórios

Assim como as questões anteriores também precisam ser observadas, vale a pena verificar se esse balcão possui:

  • Gavetas;
  • Nichos embutidos;
  • Armários;
  • Quantidade de espaço necessário.

Muitos desses pequenos detalhes podem te motivar a comprar modelos que não teria observado anteriormente.

É preciso bastante atenção para que consiga transformar o seu ambiente da cozinha em um cômodo muito confortável para os convidados e, principalmente, para os moradores da casa.

6 – Pense no que vai guardar

Outro ponto que pode parecer bem insignificante, porém, pode ser primordial para que você consiga escolher com muito mais assertividade o seu balcão, é ter em mente quais serão os itens ali inseridos.

Por isso, você deve pensar se eles são mais pesados, mais leves, maiores, ou se exigem menos espaço, direcionando o modelo ideal para sua cozinha.

7 – Tipo de porta ideal 

O balcão da sua cozinha pode ter diferentes tipos de porta, como:

  • De correr;
  • De abertura comum;
  • Embutida;
  • Acoplada.

Tudo isso deve ser condizente com o gosto pessoal e, claro, com a disposição existente na cozinha.

8 – Lembre-se da sua personalidade!

Um dos pontos que também devem ser levado em consideração é em relação à personalidade dos moradores da casa.

Com isso em mente, é bacana pensar sobre quais são os hábitos de alimentação, de cozinhar e até mesmo se costumam receber muitos amigos para utilizar o ambiente. Porque de nada adianta ter um balcão super espaçoso e cheio de apetrechos se, em contrapartida, a comida mais consumida na casa é a delivery!

Assim, você pode investir uma quantia mais assertiva de espaço e de dinheiro, correspondendo às expectativas de todos os moradores do lar.

Essas são algumas das principais dicas da Madesa para que você possa escolher o balcão 

ideal para sua casa, focando na funcionalidade e gosto pessoal!

Continue acompanhando o nosso Blog para receber mais informações sobre como decorar o seu lar com muito mais agilidade e tire suas dúvidas sobre esse processo.

Além disso, fique sempre de olho nas nossas ofertas e promoções de Black Friday que estão rolando no site madesa.com, tudo isso com a qualidade e atendimento que você já conhece e aprova!