O chocolate faz parte do nosso dia a dia. Tanto nas versões em barra como em receitas deliciosas. De acordo com o setor, as vendas de chocolate chegaram a R$11 bilhões em 2020, sendo que o produto integra a lista de compras de 82,6% dos lares brasileiros.

Justamente por ser um alimento tão importante – e delicioso – é que existe uma data para celebrá-lo: o Dia Mundial do Chocolate.

Se você não abre mão dessa delícia, que tal conferir o conteúdo que montamos para comemorar essa data, recheado de receitas incríveis? Vem ver!

Como surgiu o Dia Mundial do Chocolate?

O Dia Mundial do Chocolate é celebrado em 7 de julho, e existem muitas teorias por trás da escolha dessa data.

A mais conhecida é que esse dia marca a chegada da mercadoria na Europa, por volta do século XV. Antes disso, a iguaria apenas era conhecida e consumida pelos Maias e Astecas, civilizações originárias das Américas.

Um pouquinho da história do chocolate

Quando o chocolate chegou em terras europeias, ele se tornou um símbolo de status para a aristocracia do continente. Afinal, somente os mais ricos podiam consumi-lo, já que ele era raro e, por isso, sinônimo de riqueza e poder.

Foi apenas com a chegada da Revolução Industrial que o chocolate começou a se tornar popular, especialmente graças às novas tecnologias que permitiram criar o chocolate em barra. Antes, ele era consumido como uma espécie de bebida adoçada.

Em 1870, Daniel Peter, um chocolateiro suíço, adicionou leite à mistura que formava o chocolate. E, assim, surgiu a primeira versão do chocolate ao leite. A principal forma de consumo até hoje.

No Brasil, o cacau chegou vindo da França, como um presente para o fazendeiro baiano Antônio Dias Ribeiro. O fruto se adaptou muito bem ao nosso país, especialmente na região, surgindo os “coronéis do cacau”.

Em 1891, a primeira fábrica de chocolate foi inaugurada no Brasil pelos alemães  Neugebauer e Gerhardt. Poucos anos depois, nascia a Lacta e, na sequência, outras marcas conhecidas até hoje como a Kopenhagen, em 1928, e a Garoto, em 1929. 

Em 1959, a já famosa Nestlé começou a fabricar seus chocolates suíços aqui no Brasil.

Ideias de receitas para os amantes de chocolate

Para curtir a importância dessa iguaria na história da culinária mundial, separamos algumas receitinhas deliciosas feitas especialmente para os amantes de chocolate. Confira!

1- Brownie

O brownie é uma opção deliciosa para saborear no café da manhã, lanche da tarde e até como sobremesa. Se você também faz parte dos amantes de chocolate, confira a receita:

Ingredientes

  • 250g de chocolate meio amargo;
  • 250g de manteiga;
  • 200g de açúcar;
  • 100g de farinha de trigo;
  • 1/2 colher de chá de sal;
  • 4 ovos.

Modo de fazer

  1. Comece misturando o açúcar, a farinha e o sal. Reserve;
  2. Em banho-maria, derreta o chocolate;
  3. Junte os ovos ao chocolate derretido. Um por vez. Misture delicadamente esses ingredientes aos secos que você deixou reservado;
  4. Despeje a massa em uma forma untada de 20x28cm e asse em forno médio, a 170ºC, até estar firme. Em torno de 35 minutos. O pulo do gato é apertar o bolo com o dedo indicador. Se ele voltar ao formato original, está no ponto.

2- Ganache de colher

Que tal uma sobremesa gostosa e super fácil de fazer, usando chocolate meio amargo, ao leite e chocolate branco? Confira essa delícia!

Ingredientes

  • 100g de chocolate meio amargo
  • 100g de chocolate ao leite
  • 100ml de creme de leite
  • 150g de chocolate branco
  • 70ml de creme de leite

Modo de fazer

  1. Comece derretendo o chocolate ao leite e o meio amargo em banho-maria. Depois, acrescente 100ml de creme de leite e misture bem. Reserve;
  2. Derreta o chocolate branco em banho-maria e acrescente os 70ml de creme de leite. Misture bem;
  3. Monte metade com a ganache branca e metade com a ganache preta. Enfeite com confeitos, granulado ou morango. Leve para gelar.

3- Calda de chocolate para bolos ou sorvete

A calda de chocolate é extremamente versátil. Ela pode funcionar como cobertura para bolos e também dar um “up” no sorvete, na panqueca doce e até na crepioca. 

Veja como é simples fazer essa receita!

Ingredientes

  • 1 xícara de leite;
  • 1 xícara de chocolate em pó;
  • 3 colheres de margarina ou manteiga;
  • 1/2 xícara de açúcar;

Modo de fazer

  1. Coloque em uma panela o açúcar, o leite e a margarina. Ligue o fogo baixo. Acrescente o chocolate em pó e mexa. Vá mexendo devagar até ficar uma calda grossa;
  2. Se quiser ela mais líquida, deixe no fogo por apenas 5 minutos. Para uma calda mais grossa, vá mexendo até obter a consistência que deseja.

4- Cheesecake de chocolate fácil de fazer

Para amantes de chocolate que não gostam de receitas muito doces, ou mesmo para quem está em busca de uma sobremesa que pode ser feita no micro-ondas: confira essa receitinha incrível que separamos para você!

Ingredientes

  • 100g de bolacha maisena;
  • 100g de manteiga;
  • 1/2 lata de leite condensado;
  • 1 lata de creme de leite;
  • 50g de chocolate meio amargo;
  • 150g de cream cheese;
  • 1 pacote de gelatina sem sabor.

Modo de fazer

  1. Comece fazendo a massa da cheesecake. Para isso, triture a bolacha com a ajuda do liquidificador até formar uma farinha. Coloque em um recipiente e misture com a manteiga em temperatura ambiente, formando uma massa;
  2. Forre o fundo de um refratário que possa ir ao micro-ondas com essa massa de bolacha. 
  3. Leve ao micro-ondas em potência média por 2 minutos. Pare no meio do tempo para conferir se não queimou. 
  4. A massa deverá crescer no micro-ondas. Quando você tirar, ela irá voltar ao tamanho normal e rachar. Arrume a crosta com a colher e reserve;
  5. Misture no liquidificador o cream cheese, o leite condensado e 1/2 lata de creme de leite. Bata bem. Dilua a gelatina em água, conforme as instruções da embalagem. Junte ao creme e bata mais um pouco;
  6. Despeje essa mistura na massa de bolacha e leve para gelar por 2 horas ou até ficar firme;
  7. Coloque o chocolate para derreter em banho-maria ou no micro-ondas. Retire e misture com 1/2 lata de creme de leite;
  8. Assim que a torta estiver firme, cubra com essa ganache e leve para gelar novamente.

5- Bombom recheado

Quem não ama um bombom bem recheado? A boa notícia é que você pode fazer essa delícia em casa e até mesmo vendê-la. Confira!

Ingredientes

  • 500g de chocolate ao leite fracionado;
  • 1/2 caixa de creme de leite;
  • 1 lata de doce de leite;
  • Formas para bombom.

Modo de fazer

  1. Comece preparando o recheio. Misture o doce de leite com o creme de leite até ficar homogêneo e ligeiramente espesso. Se o doce de leite for mais durinho, você pode usar uma batedeira;
  2. Na sequência, derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho-maria. Quando estiver completamente derretido, espere esfriar um pouco. O pulo do gato é usar o chocolate fracionado, que dispensa a necessidade de temperagem;
  3. Use uma colher ou um pincel para colocar o chocolate nas forminhas. Não encha as forminhas de chocolate, pois você terá de rechear. Espalhe o chocolate no fundo e nas laterais;
  4. Coloque uma folha de papel manteiga sobre a bancada e vire a forminha para escorrer o excesso de chocolate. Quando não escorrer mais, leve para a geladeira por 10 a 15 minutos;
  5. Repita esse processo mais uma ou duas vezes até obter a espessura desejada para seu bombom. Quando a última camada estiver firme, adicione o recheio. Deixe um espaço livre para complementar com chocolate;
  6. Leve à geladeira por mais 10 ou 15 minutos e depois preencha com o chocolate, para fazer a “tampinha”. Leve à geladeira por mais 1 hora e depois desenforme com cuidado.

Viu só quantas delícias estão esperando por você? Se você também faz parte dos amantes do chocolate, não vai perder tempo para colocar a mão na massa na cozinha, certo? 

E um ambiente equipado, sem dúvidas, fará toda a diferença. Então, organize os itens necessários e saboreie as receitinhas com pessoas especiais. 

Siga a Madesa no Instagram e receba sempre dicas espertas como essa!