Se você precisa deixar a sua cozinha mais prática e otimizada, ou chegou a conclusão que tem mais penelas do que espaço, essas dicas são para você. Afinal, a cozinha é um ambiente da casa que precisa estar organizado e ter as suas panelas nos seus devidos lugares facilita até o preparo das refeições

Continue lendo, e veja como você pode deixar esse local bonito, organizado e prático para o seu dia a dia.

Desapega e separe

Antes de começar com as dicas, é importante que você faça duas coisas: desapegue e separe. Limpe os seus armários, as suas prateleiras, os nichos, a despensa e jogue fora ou doe as panelas e outros utensílios que você não usa mais ou que estão quebrados e não tem concerto. Abra espaço para a organização e fique consciente dos objetos que você realmente usa na sua rotina.

Depois de fazer essa limpeza, comece a separar o que ficou. Junte as panelas que são semelhantes, por exemplo: panelas de pressão com outras panelas de pressão, todas as frigideiras, tampas soltas. Separe, também, por material: panelas ferro, inox, vidro. Afinal, se você precisar empilhá-las, não corre o risco de riscá-las.

Dicas:

1 – Tenha um paneleiro:

A primeira dica vale ouro e serve tanto para quem tem uma cozinha espaçosa ou uma mais compacta: use um ou mais paneleiros. A Madesa tem vários modelos de paneleiros, com diferentes acabamentos e tamanhos. 

O interessante de você usar um ou mais desses móveis é, justamente, aumentar a capacidade da sua cozinha, já que os paneleiros não são de uso exclusivo de panelas. Você pode utilizá-los para guardar outros utensílios, até mesmo eletrodomésticos que estão ocupando um espaço precioso. Confira alguns modelos:

  • Abertos: Esse é um modelo mais simples, mas ainda muito funcional. Ele foi pensado para facilitar o seu dia a dia, deixando todos os objetos que você precisa bem acessíveis. Na Madesa, você encontra nas versões Amadeirado Escuro ou Branco Fosco e ainda é uma excelente escolha se você tem aquelas panelas coloridas, de ferro, pedra sabão ou algum utensílio que combine com a decoração da sua cozinha e faça sentido expor no seu paneleiro;
  • Com portas: Agora, se você busca uma versão mais discreta e elegante, aposte nos paneleiros com portas. Na Madesa, você também acha em diferentes padrões, como: nas cores preto, branco fosco e cinza. Ou versões com apenas duas portas, mas com 4 prateleiras internas, ou seja, espaço não vai faltar;
  • Para cozinhas pequenas: Se você não tem uma cozinha muito grande, também pode ter o seu paneleiro da Madesa. Opte pelos modelos mais compactos, mas que ainda valorizem a sua decoração e auxiliem na organização das suas panelas.

Os paneleiros da Madesa, além de serem muito espaçosos, possuem um design elegante e moderno. Você encontra em diversas cores e acabamentos para dar um up na decoração da sua cozinha.

É importante ressaltar, também, que os produtos Madesa são feitos com madeiras de florestas renováveis, ou seja, casa organizada, sofisticada e de bem com a natureza.

2 – Pendure:

Você tem muitas panelas, porém, sua cozinha não é tão ampla? Uma boa dica é pendurar as panelas que você mais usa. Sabe, frigideiras, panela de fazer arroz, grelhas? Use as paredes, utilize ganchos em um varão ou até mesmo o porta toalhas. Instale na lateral do seus armários, bancadas, paneleiros ou naquele espaço que você nunca pensou em usar e pendure as suas panelas.  

3 – Instale trilhos de correr:

Uma outra opção inteligente de organização é instalar no seu armário ou paneleiro, trilhos de correr. Lembra um pouco o conceito das gavetas de correr, já que você também irá puxar esses trilhos. A diferença é que eles serão instalados em cima e não nas laterais. Dessa maneira, você consegue pendurar suas panelas em toda a extensão dos trilhos.

Para colocar essa dica em prática, seria interessante ter um armário ou paneleiro largo e com mais profundidade, como o modelo Paneleiro Madesa Lux. Esse produto além do tamanho da largura de 60 cm, também é muito resistente e possui portas com vidro sobreposto e com revestimento metálico.

4 – Use as portas:

Sabe as portas dos armários e paneleiros da sua cozinha? Então, eles podem se tornar um grande aliado na organização das suas panelas, especialmente em relação às tampas. Quem tem muita panela sabe como é complicado achar um lugar adequado para guardar as tampas.

De um jeito ou de outro, elas sempre acabam largadas em algum armário, o que torna o dia a dia menos prático, já que você perde um tempo precioso tentando encontrar a tampa que funciona com a panela que será usada. A dica, aqui, é usar as portas dos seus armários como organizador de tampas.

Saiba como: adicione, nas portas, um ou mais suportes (de madeira, por exemplo), com o tamanho que seja bom para as tampas, e depois é só colocá-las ali. Fica mais prático guardar as panelas sem as tampas, e você utiliza todo o espaço disponível. 

5 – Utilize uma escada:

Esta pode parecer a dica mais estranha que você já ouviu falar, mas funciona, e ainda dá um ar mais rústico e vintage para a sua decoração. Se você tem uma escada antiga e que quase não usa, pense nela como uma base para você pendurar as suas panelas. 

A ideia aqui, é você reformar essa escada (lixar e pintar) e, depois de pronta, instale ela acima do seu balcão. O projeto irá ficar semelhante àqueles suportes de panelas que tem em cozinhas profissionais, a diferença é que você irá gastar bem menos e ainda irá reutilizar um material que você já tem em casa. Adicione alguns ganchos resistentes e está pronta! Suas panelas ficarão acessíveis e organizadas

Essas dicas foram criadas pela Madesa, que sabe como é importante manter a organização da sua cozinha e aproveitar todo o espaço, mantendo a beleza e a praticidade do lar. Então, use e abuse dos seus móveis e estruturas, reutilize objetos, renove a sua criatividade, abra espaço para o que você realmente usa e transforme a sua cozinha em um ambiente organizado com os produtos da Madesa.

Para mais informações sobre os paneleiros e outros móveis da Madesa, basta acessar o site. Gostou desse conteúdo e precisa de mais dicas e informações para a sua casa? Clique aqui e acompanhe o Blog.