Vamos pensar na seguinte realidade: você levou um tempo para juntar aquela grana e finalmente conseguiu comprar o móvel que você tanto queria e que faria toda a diferença aí na sua casa. Aí, passou mais um tempo, e você percebeu que ele não está mais com aquela aparência bonita, o mesmo desempenho do início, e não corresponde mais com a qualidade que você esperava. Mas porque será que isso aconteceu?

Como a maioria dos produtos e utensílios que usamos em casa, o móvel também pode ter a vida útil prejudicada, se utilizado de maneira equivocada. Alguns cuidados simples do dia a dia podem prolongar, e muito, o aproveitamento das suas peças. Até mesmo por décadas. 

Pensando em tudo isso, separamos três sugestões de rotinas fáceis que você pode manter aí na sua casa, sem precisar de muito planejamento e sem estragar a sua conquista (porque cada cantinho da casa que você adquire, é uma verdadeira conquista, né?). Assim, você garante que o seu móvel entregue toda a performance desejada, facilita as suas tarefas diárias e, de quebra, mantém o seu espaço sempre mais bonito. 

Confira três dicas para evitar que a vida útil do seu móvel chegue ao fim e proporcione muito mais longevidade para as suas peças de casa.

Como aumentar a vida útil dos móveis? 3 dicas práticas!

1 – Mantenha tudo limpo!

Um dos principais segredos para manter os seus móveis do jeitinho que saíram da loja é, sem dúvidas, manter eles sempre limpos. Mas será que é preciso realmente fazer isso todos os dias? Pelo menos nas áreas de uso diário, principalmente em móveis de cozinha, o ideal é que eles sejam limpos diariamente. Um paninho úmido, seguido de um pano seco, já deve dar conta do recado, ainda mais para aquelas sujeiras mais simples e rotineiras. 

Ah, e tente evitar aqueles produtos mais corrosivos e esponjas de louça, viu? Eles podem danificar as superfícies dos seus móveis. O foco está na remoção do acúmulo de pó e em evitar que manchas fiquem na peça por muito tempo. A ideia é simples: quanto mais frequente for a sua rotina de limpeza, mais fácil será de retirar a sujeira, e menos você precisará de produtos mais fortes para fazer o trabalho. Tudo isso agrega muito mais qualidade aos seus móveis. 

Um outro ponto que não pode passar despercebido é: as portas de correr também precisam da sua atenção! Mantenha os trilhos sempre higienizados para manter o bom funcionamento das portas e gavetas, que precisam ficar sempre livres para abrir e fechar com tranquilidade. 

Água e sabão neutro já devem ser suficientes para manter os seus móveis sempre em dia com a limpeza, mas nunca esqueça de secar depois de cada processo. Limpeza não é sinônimo de acúmulo de água, e veremos um pouco mais sobre isso na próxima dica. 

2 – Evite a umidade! 

Para aumentar a durabilidade dos seus móveis, permita que estes fiquem em ambientes mais ventilados, em lugares mais secos. Mas, se o espaço tiver mais umidade do que o ideal, principalmente em alguns períodos do ano, tente, pelo menos, deixar as peças mais afastadas da parede. De dois a três centímetros de distância já deve ser suficiente para que não seja absorvido o suor proveniente desses pontos. Já em cômodos revestidos com cerâmica, como cozinhas e banheiros, não é preciso se preocupar: o acabamento faz o trabalho de isolamento dessa umidade e de protetor da sua mobília. 

A umidade, faz com que os móveis absorvam a água, podendo ficar inchados, trazer ferrugem, desgastes, mofar e até mesmo apodrecer – o que interfere diretamente na estética e na qualidade. 

3 – Não deixe seu móvel exposto ao sol!

Deixar o móvel na exposição dos raios solares é, naturalmente, um dos fatores mais prejudiciais. O calor abundante pode modificar a aparência das peças, desde cores até mesmo formatos. O contato em excesso com a luz solar causa manchas nas superfícies e desbota o mobiliário em tons mais escuros, principalmente. Acontece que, ao perder a umidade natural, a madeira pode começar a entortar. 

E é importante destacar que esses problemas não acontecem apenas por conta do sol. Em ambientes fechados e que utilizam de calor elétrico, como a cozinha, por exemplo, isso também pode ser bem comum. 

É recomendado, também, que se mantenha certa distância de eletrodomésticos que usem de calor, como fornos elétricos e churrasqueiras. Quando não for possível preservar o móvel dessa maneira, sugerimos que sejam utilizados materiais isolantes. Grades de ventilação podem ser ótimas aliadas nesses momentos, já que elas permitem o funcionamento correto e a circulação de ar ideal, evitando o superaquecimento. 

Proteger as bancadas de cozinhas de panelas quentes ou de pequenos eletrodomésticos em utilização também é uma boa saída no dia a dia. Outra dica simples e que pode ser essencial, é utilizar cortinas em janelas grandes, em cômodos bastante ensolarados. 

Como ficou bem claro nesse post, o segredo da vida útil dos seus móveis, assim como da beleza do seu espaço, está naqueles cuidados básicos que fazem muita diferença. Afinal, gastamos em torno de 20% do valor do imóvel para mobiliar o nosso lar e queremos durabilidade, não é? 

Quando renovamos o nosso cantinho, queremos que a satisfação com cada detalhe se prolongue por muito tempo, e isso só é possível se cuidarmos do jeitinho certo. 

Mas não se preocupe, nós temos soluções incríveis para você aqui mesmo! Na Madesa, você encontra as melhores opções em mobiliário para compor o seu ambiente. 

Acesse a Loja Madesa e confira os lançamentos, os nossos clássicos, serviços e promoções. São produtos de qualidade para você amar ainda mais o seu lar, e manter ele perfeito por muito mais tempo. 

Gostou dessas dicas? Comente, compartilhe e não deixe de conferir as nossas Redes Sociais. Por lá, todos os dias te propomos um conteúdo novo, para te auxiliar no dia a dia do seu lar.